Professores da rede municipal discutem condições de trabalho em audiência pública na Câmara Municipal de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Câmara Municipal de Muriaé discute situação da educação na cidade

Atendendo a pedido da vereadora Helena Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, vereador Sargento Joel, realizou na noite da ultima segunda-feira (17) uma audiência pública para discutir questões relacionadas aos professores municipais.

A casa estava lotada, além de professores estiveram presentes representantes do Sind-UTE, Muriaé PREV, a secretária de educação Cristina Navarro, a secretária de finanças Eliana Schuwenck, além dos vereadores.

O principal objetivo da audiência foi propor modificações na Lei Orgânica, garantindo aos professores da rede municipal o mesmo direito dos professores da rede estadual.

“Sabemos que os professores são os grandes responsáveis pela formação da sociedade, por isso quando a vereadora Helena Carvalho, que também é professora da rede municipal, me solicitou esta audiência eu atendi prontamente, pois entendo que é necessário uma reavaliação dos direitos, como carga horária e pagamento do piso nacional. O que estamos propondo com esta audiência é uma discussão sensata entre o poder executivo e as partes interessadas.” Afirmou Sargento Joel.

Sandro Carrizo, um dos representantes do Sind-UTE, afirmou que é preciso fazer valer a constituição, que o município precisa acatar a Lei Federal 11.738, que diz que professores devem cumprir dois terços da carga horária dentro da sala de aula e um terço em atividades extraclasse.

A secretaria de educação disse que esta aberta ao diálogo e que as modificações necessárias serão feitas de acordo com a possibilidade da administração.

Já Eliana Schuwenck ressaltou que certas mudanças devem estar em conformidade com a Lei de responsabilidade fiscal.

“O município pretende adequar a carga horária do magistério, por isso estamos aceitando as propostas tanto do sindicato dos servidores municipais, como do Sind-UTE, mas toda proposta precisa ser estudada, garantindo que o município tenha condição financeira de arcar com essas despesas adicionais.” Disse ela.

Hoje o salário inicial do professor é de R$ 1.329,00 (mil trezentos e vinte e nove reais) para uma jornada de 24 horas semanais. Uma das propostas da administração é dar uma aumento de R$185,00 (cento e oitenta e cinco reais) passando a jornada de trabalho para 30 horas semanais, sendo 10 dessas horas em atividades extraclasse. Mas essa proposta foi amplamente questionada pela classe que luta pela redução da jornada.

O representante do Sind-Ute ainda parabenizou a iniciativa do presidente da Casa, Sargento Joel, e disse estar vivendo um momento histórico na democracia da cidade, onde o cidadão tem vez e tem voz.

Fonte: Câmara Municipal de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo