Projeto de lei pretende reduzir número de vereadores em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Um projeto de lei pretende reduzir o número de vereadores em Muriaé. A proposta prevê diminuição de 17 para 11 parlamentares no município.

A proposta, de autoria da Mesa Diretora, altera o artigo 57 da Lei Orgânica do Município de Muriaé, que estabelece o número de vereadores que compõe a Câmara Municipal de Muriaé. Comparado as duas maiores cidades da zona da mata mineira, Muriaé só tem menos vereadores que Juiz de Fora, maior cidade da região e que conta com 19 representantes do povo. Ubá, segunda maior cidade da zona da mata, conta com 11 vereadores.

Além disso, a proposição ainda altera o artigo 59 da mesma Lei, que atualmente estabelece que na primeira sessão legislativa de cada legislatura assumirá a presidência da Casa o vereador que obtiver o maior número de votos na eleição para aquela legislatura. Com a alteração, chapas poderiam voltar a serem montadas para concorrer a presidência.

O projeto de lei já foi lido no plenário, mas ainda não tem previsão para ser votado. Se aprovada, a proposta passaria a valer para a próxima legislatura (2021-2024).

Última alteração no número de vereadores

A última alteração no número de vereadores da Câmara aconteceu em abril de 2013, quando foi aprovado um projeto que aumentou de 11 para 17 o número vereadores em Muriaé.

Naquela ocasião, o projeto obteve aprovação de 9 vereadores – Ademar Camerino e Devail (PP); Júnior da Civil e Wolnim (PSDB); Carlos Delfim (PTB); Reinaldo Dornelas e David Lacerda (DEM); Sargento Joel e Manoel Carvalho (PMDB). A vereadora Helena Carvalho, do PMDB, não participou da sessão, mas teve sua ausência justificada.

O vereador Jair Abreu (PT) foi o único voto contrário a este aumento. “Justifico o meu voto individual contrário a essa decisão, por achar que o projeto é inoportuno, pois estamos no início do mandato de 4 anos, com muitas proposições e projetos importantes para a nossa cidade a fim de serem avaliadas e votadas. Este projeto foi apresentado nesta casa em 2011 e 2012 e foi rejeitado por todos os vereadores daquela legislatura. Por que agora, com tanta pressa, se as eleições só serão em 2016? O povo não deveria ser consultado, através das suas entidades organizadas, se está de acordo ou não com esse aumento de vereadores? Será que o povo vai esquecer?”, disse na época.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo