Próxima sessão ordinária da Câmara Municipal é alterada devido a diplomação dos eleitos

Guia Muriaé no WhatsApp

Devido à diplomação dos vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020, que coincide com o dia da sessão ordinária da Câmara de Muriaé, que ocorre todas as terças-feiras, às 18h30, excepcionalmente na próxima semana a reunião habitual será realizada na quarta-feira, dia 07 de dezembro, às 14h. A decisão foi tomada pelos vereadores em conjunto no plenário da Câmara na última reunião realizada no dia 29/11.

Nessa última reunião, os vereadores aprovaram três projetos de lei:

Estúdio Municipal de Audiovisual de Muriaé recebem denominações

O Estúdio Municipal de Audiovisual de Muriaé, a ser instalado no subsolo do Paço Municipal (antiga sede da Prefeitura, localizada na Praça Cel. Pacheco de Medeiros), teve seus estúdios de audiovisual e fotografia denominados na Câmara de Muriaé. O Estúdio de Audiovisual recebeu a denominação de José Theodoro Pires Júnior e o Estúdio de Fotografia recebeu o nome de Hellem Silva.

O Estúdio Municipal de Audiovisual de Muriaé foi instituído em Lei, em 2014, com o objetivo de ser destinado a atender aos diversos segmentos musicais da cidade, como bandas, músicos independentes, corais e similares, a fim de alcançarem o mercado da música, oportunizando ensaios, gravações e comercializações de CDs, além de articular projetos e outras ações contínuas para difusão e divulgação dos segmentos de audiovisual e temas afins. O espaço, em obras, será destinado à integração de músicos, fotógrafos, produtores de áudios e vídeos, alunos das Escolas Municipais de Artes e artistas em geral.

José Theodoro Pires Júnior, que nomeia o Estúdio de Audiovisual, foi proprietário da Rádio Sociedade Muriaé (ZYD-2), tendo tido uma presença marcante na vida cultural e social de Muriaé nas décadas de 1940 até o início da década de 1970 quando faleceu, tendo aberto espaço em sua emissora para nomes significativos na produção cultural de Muriaé, como Jorge Barroca. José Theodoro foi diretor da Companhia Telefônica de Muriaé, vereador, presidente da Associação Comercial de Muriaé, dentre outras destacadas entidades do município. Também foi radio amador e presidente da Labre – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão. É pai de Zulnara Pires, radialista e jornalista, que se destacou na apresentação de grandes eventos de Muriaé, como os festivais da canção, e avô do vocalista da Banda Zem, José Wilson e do atual presidente da OAB/Muriaé, Paulo Sérgio Pires do Amaral.

Já Hellem Silva, mais conhecido como Lelem, foi um dos pioneiros na arte da fotografia em Muriaé, tendo construído uma carreira em outras cidades, incluindo o Rio de Janeiro. Foi proprietário na cidade do Hellem Foto Studio, pelo qual registrou grandes momentos da vida cultural, social e política da cidade, nas últimas décadas do século XX, além de ter executado o ofício de perito fotográfico da polícia, de forma voluntária, durante muitos anos em Muriaé. É pai de Helena Torres e do médico nefrologista Dr. Helen Silva.

Câmara aprova denominação do Centro Cultural Hélio Lopes

O prédio onde se localiza a Biblioteca Pública Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira e o Teatro Gregório de Mattos Guerra recebe a denominação de Centro Cultural Hélio Lopes. Constituído sob a gestão da Fundarte, o Centro será um espaço para articulação de projetos e outras ações contínuas para a difusão e divulgação do conhecimento, da arte e da cultura, além de fomentar eventos culturais de natureza erudita e popular, como festivais, mostras, encontros, feiras, seminários, mesas-redondas e debates de temas afins. Trata-se de um passo importante na política pública municipal para a Cultura.

Hélio Lopes, é um escritor nascido em Eugenópolis, mas que marcou a vida acadêmica em Muriaé tendo lecionado literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina. Um homem do mundo, formou-se na USP em São Paulo, após deixar o hábito (era frade franciscano), tendo já lecionado cursos em várias faculdades a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com a Universidade de Roma, Itália, onde ficou dois anos.

Muriaé tem sua área urbana ampliada

O perímetro urbano de Muriaé passou por uma ampliação aprovada na Câmara Municipal por meio da Lei Nº 5344/2016 a fim de que a região localizada nas proximidades do presídio possa receber a construção de duas novas empresas na cidade, sendo uma no segmento automotivo com desmontagem e reciclagem de peças automotivas e, a outra, na revenda de peças automotivas remanufaturadas/usadas. As duas novas empresas abrem novas perspectivas de surgimento de mais postos de trabalho em Muriaé nos próximos anos.

Além disso, a ampliação do perímetro urbano proporciona melhores condições de crescimento urbano de Muriaé, numa região onde já se tem instalado nas proximidades vários empreendimentos significativos, como o SESC, o Estádio de Soares de Azevedo, do Nacional Atlético Clube (NAC), dentre outros.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo