Alimentos Regionais – Aprenda a preparar prato típico da Região Nordeste

Guia Muriaé no WhatsApp

A diversidade brasileira ultrapassa fronteiras e carrega em si o sabor da miscigenação, da vegetação nativa e de costumes seculares passados de geração para geração, marcados principalmente pela tradição oral.

O Ministério da Saúde lançou este ano a 2ª edição do Guia de Alimentos Regionais Brasileiros, que aborda os diferentes tipos de alimentos e suas preparações em pratos típicos de cada cantinho do Brasil. Uma alimentação equilibrada baseada em alimentos in natura, com produção sustentável e que valoriza a cultura local é base fundamental para a saúde dos brasileiros.

Para falar sobre pratos típicos do Nordeste, o Blog da Saúde convidou o chef Wanderson Medeiros, 35 anos, que foi criado na Paraíba e hoje reside em Maceió. “Eu nasci em Brasília, mas fui para a Paraíba ainda com dois meses de idade. Minha família é paraibana. Eu aprendi a cozinhar com minha mãe e meus avós. Minhas raízes são uma mistura dos ingredientes sertanejos, mais do interior, com outros mais usados no litoral da região”, conta.

O chef ressalta que a culinária nordestina é marcada pelas necessidades nutricionais dos trabalhos exercidos pelos sertanejos e influenciada pelo clima, vegetação local e colonização. “A culinária no Nordeste é bem farta, saborosa, marcada por sabores fortes. O sertanejo, por ele depender da força física, vivenciar altas temperaturas e uma longa jordana de trabalho, ele tende a comer alimentos mais substanciais como a carne de sol, mandioca, batata doce. E esse hábito acompanha também as capitais, com comidas fartas. Aqui é normal a gente ter frango guisado, carne de bode e inhame no café da manhã. O sertanejo não tem o hábito de comer salada, por exemplo, mas tem o hábito das sopas e caldos, pela influência portuguesa”, explica Wanderson.

O tempero carregado de urucum, cominho, semente de coentro, além dos refogados em gordura, alho e cebola são as principais marcas da gastronomia nordestina apontadas pelo chef, que acredita serem a carne de sol e a moqueca de peixe os pratos mais característicos da região. Abaixo, confira a receita de um filé de surubim sobre moqueca cremosa de camarão. Lembrando que o Guia Alimentar para a População Brasileira ressalta a importância do preparo das refeições com alimentos minimamente processados, in natura, optando pela redução do uso de sal e gorduras.

Filé de surubim sobre moqueca cremosa de camarão, por chef Wanderson Medeiros

Ingredientes

200g de surubim
200g de cebola em rodelas
100g de camarão
60ml de azeite
150g de pimentão vermelho
3 dentes de alho picado
200g de tomate picado, sem pele e sem sementes
150ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
Sal e pimenta do reino a gosto
30g de coentro picado
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 pimenta de cheiro picadinha

Modo de preparo

Tempere o surubim com sal, pimenta do reino e pincele com extrato de tomate. Deixe na geladeira por 6 horas. Aqueça um fio de azeite na frigideira antiaderente e deixe o peixe dourar dos dois lados. Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e suco de limão. Reserve.

Em uma panela, coloque o azeite para aquecer e acrescente a cebola, o alho, os pimentões, deixe refogar bem por 8 minutos e, em seguida, acrescente os tomates, o coentro, o leite de coco, o azeite de dendê e a pimenta picada. Deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque os camarões e deixe cozinhar por mais 8 minutos e triture no liquidificador ainda quente.

Montagem

No centro do prato, coloque o creme de moqueca e, por cima, disponha o filé de surubim. Decore com uma pimenta e um pouco de coentro picado.

Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo