Dicas para evitar o desperdício de energia elétrica

Guia Muriaé no WhatsApp

Atitudes simples e uso consciente da energia podem gerar economia para o ano todo. Veja as dicas de uso mais eficiente da energia:

– O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Aproveite as altas temperaturas e regule o chuveiro na posição verão. Além disso, evite banhos longos.

– Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água.

– Abrir a geladeira o menor número de vezes possível também é eficaz para a economia. O ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados.

– Lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante de sua máquina.

– Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.

– Utilize lâmpadas fluorescentes e economize até 70% em relação às incandescentes.

– Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.

– Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade).

– Prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia.

– Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final.

– Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês.

– Limpe os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada.

– Evite deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.

– Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros “dormir” carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo