Home / Notícias / Variedades / Estocar água em casa exige cuidados

Estocar água em casa exige cuidados

Com a crise no abastecimento de água, algumas pessoas estão optando por guardar água em reservatórios caseiros. No entanto, estocar água em casa sem a proteção adequada é um risco, pois os reservatórios podem ser tornar focos de contaminação para dengue e chikungunya. Com a chegada do Carnaval a situação tende a ficar mais delicada, já que o medo do desabastecimento durante o período pode levar os foliões a aumentarem os estoques em casa.

A Coordenadora Estadual do Programa de Combate à Dengue, Geane Andrade, alerta para a importância de manter os reservatórios caseiros bem fechados e limpos. “É fundamental não deixar depósitos de água sem proteção. Eles devem estar bem limpos e fechados, com tampas que não permitam a entrada do mosquito que transmite a dengue e chikungunya. Reaproveitar a água da chuva é importante, mas isso deve ser feito da forma correta para não causar riscos à saúde”, afirma.




Utilizar piscinas, tambores, baldes e cisternas estão entre as maneiras mais comuns de armazenar água em casa. “Os depósitos em que as pessoas guardam água são um risco para a proliferação da dengue e da Chikungunya. Independentemente do tipo de reservatório, não adianta só colocar uma rede ou tela de proteção, que pode ficar frouxa ou conter buracos. O ideal é tampar bem”, orienta Geane.

Cuidado também para quem vai viajar

É também durante o Carnaval que muitas pessoas viajam, deixando as residências fechadas por alguns dias. Mesmo que o período da viagem seja curto, é importante não deixar locais que possam acumular água parada. Pneus, calhas, caixas de água, bebedouro de animais e vasinhos de plantas são mais comuns para proliferação do mosquito da dengue.




Fonte: SES-MG




Confira também

Bancos funcionam em horário especial

As agências bancárias abrem nesta sexta-feira (6) das 9h às 13h. O atendimento em horário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *