Inverno começa com nova frente fria e temperaturas amenas nesta sexta-feira (21)

Guia Muriaé no WhatsApp

Inverno brasileiro

O inver no começa oficialmente às 2h04 desta sexta-feira (21). Depois de um início de junho com chuva nas regiões Central, Oeste, Leste e Norte de Minas, uma nova frente fria deve causar precipitações no centro-sul do Estado. A nova massa de ar fria não será muito intensa, o que vai fazer com que o inverno comece com temperaturas amenas.

Segundo o meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Arthur Chaves, a expectativa é de chuvas em torno da média na maior parte do Estado, “principalmente, por causa da ausência de El Niño e La Niña, mas, nas regiões da Zona da Mata, Triângulo e Sul de Minas, há previsão de chuvas ligeiramente acima da média”.

Em relação ao clima, a Região Metropolitana de Belo Horizonte deve apresentar umidade relativa do ar abaixo de 15%, mas também há possibilidade de ocorrência de chuvas esporádicas, mesmo neste período seco, seguidos de dias com temperaturas próximas dos 11°C.

O inverno deve ter temperaturas próximas à média nas regiões Leste, Triângulo, Central e Norte de Minas e ligeiramente abaixo da média na Zona da Mata e Sul de Minas. A ocorrência de umidade relativa do ar estará baixa nas regiões Oeste, Triângulo, Central e Norte de Minas, inferior a 20% em alguns períodos do inverno, principalmente em agosto e setembro. O meteorologista destaca que são esperados valores de umidade relativa do ar mais altos do que no ano passado. Já no Leste, Zona da Mata e Sul de Minas, a proximidade do oceano contribui para níveis mais confortáveis de umidade relativa do ar.

É necessário ficar atento as queimadas no final do inverno, devido ao tempo seco que impera nesta estação. Com a ocorrência de temperaturas altas no Norte, Noroeste, Triângulo e Oeste de Minas, espera-se a incidência de queimadas em uma proporção semelhante ao do ano passado.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo