Home / Notícias / Variedades / Previsão do tempo para o inverno em Minas Gerais

Previsão do tempo para o inverno em Minas Gerais

A estação mais fria do ano começou oficialmente às 7h51 do último sábado (21) e chegou a Minas Gerais com uma massa de ar frio, mas também existe a possibilidade de ocorrência de chuvas.

Para este ano, de acordo com modelos oceânicos e atmosféricos, a expectativa é de que ocorra o fenômeno El Niño Oscilação Sul, principalmente a partir da segunda quinzena de julho. Essa configuração do Oceano Pacífico contribui para a ocorrência de temperaturas acima da média normal, favorecendo a formação de chuvas em forma de pancadas a partir de agosto, nas regiões Sul de Minas, Zona da Mata e Oeste.

No final de junho e início de julho, há ainda a previsão da chegada de massas de ar frio de intensidade moderada, que podem causar declínios de temperaturas, principalmente no Sul de Minas.




De modo geral, a expectativa para o inverno é de precipitações em torno da média na maior parte do Estado. Entretanto, devido à ocorrência do El Niño, as regiões Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo, podem ter chuvas em quantidade ligeiramente acima da média.

Já com relação à temperatura, espera-se um inverno com máximas e mínimas próximas à média na região Central, Norte de Minas, Triângulo e Leste. Já na Zona da Mata e Sul de Minas, as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média.

Umidade




Com relação à umidade relativa do ar, a expectativa é de registro de valores mais altos do que no ano passado. No Norte de Minas, Oeste, região Central e Triângulo, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% em alguns períodos do inverno, principalmente em agosto e setembro. Já na Zona da Mata, Sul de Minas e Leste, a proximidade do oceano contribui para níveis mais confortáveis de umidade relativa do ar.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), podem haver dias com umidade relativa do ar abaixo de 30%, mas também existe a possibilidade de ocorrência de chuvas esporádicas, mesmo neste período seco, seguidos de dias com temperaturas baixas, próximas dos 11°C.




É importante ressaltar que, neste período, existe a maior possibilidade de ocorrência de queimadas, principalmente no final do inverno, devido ao tempo seco. A expectativa de temperaturas mais altas no Norte de Minas, Triângulo e Oeste pode intensificar ainda mais as possibilidades de ocorrência de queimadas.

Fonte: Agência Minas


Confira também

Conheça os benefícios dos esportes mentais mais populares do Brasil

O poker e o xadrez têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Essas modalidades, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimentoe o Novo Livre