Novo portal busca mais transparência para a gestão das águas em Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

De olho no compromisso de reunir dados sobre as situações qualitativa e quantitativa das águas em Minas e torná-los acessíveis a toda a sociedade, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou, recentemente, o Portal InfoHidro. De acordo com a analista de Informação e Negócio da Gerência de Informação em Recursos Hídricos do Igam, Gisele Araújo, o portal, lançado em março deste ano, “tem como diferencial a disponibilização à população de informações técnicas sobre recursos hídricos e outras informações de interesse público”, aponta.

A divulgação de informações sobre recursos hídricos e fatores relacionados à gestão das águas em Minas Gerais é uma das diretrizes do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos (InfoHidro). Trata-se de uma das missões previstas na Lei 13.199, de 29 de janeiro de 1999, no conjunto das disposições que formam a Política Estadual de Recursos Hídricos, do Governo do Estado de Minas Gerais.

No portal InfoHidro, os visitantes encontram, por exemplo, conteúdos relacionados à cobrança pelo uso dos recursos hídricos, assim como estudos e relatórios, mapas e bases cartográficas, biblioteca digital e, ainda, dados de outorga. Esse último item, segundo informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (Semad), diz respeito ao instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos.

Para facilitar o acesso dos visitantes, como explica a analista Gisele Araújo, o portal dá destaque para as áreas e temas mais procurados pelos visitantes. O usuário pode observar a lista na guia “Acesso rápido”, à direita da tela de acesso. Além dos Dados de Monitoramento, Relatórios de qualidade da água, Dados de Outorga, Cobrança pelo uso da água e Planos Diretores, outra seção bastante procurada é a Mapoteca.

“Sempre recebemos solicitação de mapas, como, por exemplo, para uso em trabalhos acadêmicos e outros tipos de pesquisa”, conta. Nesta seção, o usuário pode buscar por bases cartográficas (Espelhos d’água, Limites Municipais, Represas, Veredas, entre outras opções) e mapas (Qualidade das águas, Áreas de conflito, Monitoramento da qualidade subterrânea, entre outros tópicos).

Recursos inéditos

De forma inovadora, o portal do Igam também disponibiliza as calculadoras de IQA (Índice de Qualidade da Água) e CT (Índice de Contaminação por Tóxico). A primeira permite caracterizar a qualidade das águas a partir de nove parâmetros representativos: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, fosfato total, variação da temperatura da água, turbidez e sólidos totais.

Por sua vez, a calculadora CT considera parâmetros tóxicos, como os totais de arsênio, bário, chumbo, cromo, cobre dissolvido, nitrito, entre outros parâmetros. Basta ao usuário, nos dois casos, preencher os campos correspondentes e conferir o resultado logo em seguida.

Além das consultas mais técnicas, o Portal InfoHidro reúne informações que podem ser pesquisadas pela população em geral. A Biblioteca Digital, por exemplo, é um recurso para que se busque autores e conteúdos relacionados à gestão das águas. Outra opção é a seção “Unidades de Planejamento”. Nela, o visitante pode conhecer as regiões hidrográficas e suas características no território mineiro.

Recentemente, a gestão de recursos hídricos de Minas Gerais foi classificada como a mais transparente do país, segundo o projeto “Transparência na Gestão de Recursos Hídricos do Brasil”, do Laboratório de Governança Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). “O Igam recebeu esta notícia com muita satisfação, pois, como órgão gestor de recursos hídricos, tem como uma de suas premissas manter a população, de forma geral, informada sobre a gestão de recursos hídricos”, destaca Gisele. “E a forma encontrada foi lançar o Portal InfoHidro, permitindo, assim, que a transparência das informações fique mais completa, atendendo cada vez mais aos anseios do público”, finaliza.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo