O café faz bem ou mal para a saúde?

Guia Muriaé no WhatsApp

Depois da água, o café é a bebida mais consumida em todo o mundo. Diariamente mais de um bilão de pessoas tomam café. E o Brasil é o maior produtor.

Por que o café faz bem?

O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Porém, não é indicado o consumo de café em excesso. “Tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. O café pode trazer efeitos negativos em algumas pessoas, como ansiedade, dor de cabeça, insônia e até mesmo irritabilidade”, explica a nutricionista Andressa Barbosa.

Confira abaixo mais curiosidades sobre o café e os benefícios da bebida.

Sabe qual é a bebida mais saudável e mais consumida em todo o mundo?

O café contém, além da cafeína, diversas substâncias importantes para o organismo como minerais, niacina, antioxidantes, ácidos clorogênicos e os quinídeos.

3 a 4 xícaras de café ao dia trazem mais prazer e saúde a sua vida

Pesquisas comprovam que o consumo diário e moderado de café previne uma série de doenças físicas e mentais.

Consumo de café pode diminuir a incidência de câncer

O consumo de frutas e vegetais está relacionado com menor risco de câncer. O consumo diário e moderado de café (3 a 4 xícaras) está associado a uma menor incidência de câncer de cólon/reto, mama e fígado.

Doenças neurodegenerativas

Estudos epidemiológicos sugerem um papel protetor do consumo regular de café sobre as doenças de Parkinson e Alzheimer.

Asma

Pacientes asmáticos que tomam café apresentam menor incidência de crises, pois a cafeína presente no café possui e feito broncodilatador, que é benéfico em casos leves de asma.

Diabetes

Estudos recentes mostram que o consumo diário de até 6 xícaras de café pode prevenir o surgimento do diabetes no adulto.

Depressão

Pesquisas mostram que o consumo diário e moderado de café previnem a depressão e o suicídio.

Atenção, memória, aprendizado escolar

O café da manhã e na merenda escolar é a bebida mais indicada para estudantes de todos os níveis.

Alcoolismo

O alcoolismo se constitui na principal forma de toxicomania na atualidade. O consumo diário e moderado de café ajuda a prevenir o alcoolismo.

Sono

A sonolência causa mais mortes do que dirigir alcoolizado. Tomar uma ou duas xícaras de café e cochilar 15 minutos ajuda-nos a ficar mais tempo acordado e dirigir com segurança.

Obesidade

O café com leite é a bebida mais adequada para crianças e adolescentes pois, além de não causar obesidade, é nutritivo e mais saudável que qualquer bebida artificial existente.

Cálcio e osteoporose

O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose nem aumenta o risco de fraturas, algo que pode até ser prevenido com duas a três xícaras diárias de café com leite.

Bom humor

A memória de momentos prazerosos está associada a cheiros agradáveis. O aroma do café domina qualquer ambiente. E quanto mais aromas agradáveis nosso cérebro recebe, melhor é o nosso humor.

Fonte: ABIC

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo