Câmara de Muriaé está realizando credenciamento de escolas para Parlamento Jovem

Guia Muriaé no WhatsApp

O Parlamento Jovem de Muriaé começa a se tornar uma realidade! Após a aprovação do projeto de Resolução, de autoria do Vereador Delegado Rangel (PSB), o presi dente Dr. Gerson Varella Neto nomeou a comissão formada por representantes das escolas públicas e particulares, dos órgãos de gestão na área de educação e organizações jovens que vem definindo todo processo de eleição dos vereadores jovens de Muriaé. E o primeiro passo já está acontecendo que é o credenciamento das escolas que deve ser feito no site da Câmara até o dia 9 de julho.


O Parlamento Jovem será formado por 17 adolescentes de 12 a 17 anos, residentes e regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares de Muriaé. Ele terá caráter educativo, visando possibilitar a vivência do processo democrático, com eleição e exercício de mandato simulado, sem qualquer tipo de remuneração.

O projeto Parlamento Jovem será dividido no ano em duas etapas; sendo a primeira destinada ao processo de seleção dos jovens vereadores e a segunda voltada ao exercício do mandato simulado dos eleitos.
Compõem a Comissão Organizadora do Parlamento Jovem:

– Carlos Magno de Melo Nóbrega, Sérgio Cerqueira e Iasmin Rodrigues, representando a Câmara Municipal;
– Andrea Barbosa, representando a Secretaria Municipal de Educação;
– Dinorá Braga, representando a Superintendência de Ensino do Estado;
– Wagner Rocha (EE Desembargador Canedo) e Ivonete Andrade (EE Engenheiro Orlando Flores), representando as escolas públicas;
– João Cleber da Silva (Colégio Equipe) e Nicodemos Couto (Escola São Paulo), representando as escolas particulares;
– Natan Valentim, José Luan Balbino Rani Mello, representando a Rede Cidadania;
– e Evandro Silva, representando o Conselho do Setor de Juventude.

Este Conselho deve oferecer às escolas interessadas orientações quanto à melhor forma de participação e estabelece os critérios para classificação e escolha dos estudantes, titulares e suplentes, que integrarão o Parlamento Jovem e composição da mesa que presidirá a sessão de instalação e posse.

A comissão também será responsável por disponibilizar aos interessados apoio e orientação sobre a composição e o funcionamento do Parlamento Jovem, bem como sobre os procedimentos legislativos, preparando e divulgando os atos, definindo o cronograma e elaborando os roteiros para a realização das atividades, inclusive, quanto às sessões e audiências públicas, determinando os respectivos quantitativos, datas e horários, conforme critérios de conveniência e oportunidade.

A escola interessada deverá se credenciar no site da Câmara até o dia 9 de julho (www.camaramuriae.mg.gov.br) e sob a orientação da Comissão realizar eleição interna dos estudantes que serão indicados para compor o Parlamento Jovem.

O processo eletivo será estabelecido pela Direção de cada escola, observadas as seguintes condições expressas na Resolução 404 (disponível no site da Câmara) para candidatura.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo