Home / Notícias / Governo / Conheça mais sobre os homenageados do Dia do Muriaeense 2015

Conheça mais sobre os homenageados do Dia do Muriaeense 2015

A Câmara Municipal de Muriaé divulgou, nesta quinta-feira (3), as biografias dos agraciados que vão receber as homenagens no Dia do Muriaeense. Ao todo, são 29 nomes entre os títulos de Honra ao Mérito, Cidadania Honorária, Comenda Martins da Costa e Mérito Legislativo.

A solenidade comemorativa de outorga acontece no próximo domingo, dia 6 de setembro, às 18h30, no anfiteatro do Colégio Santa Marcelina.

Confira abaixo as biografias das indicações de cada vereador e também do prefeito:




Cidadania Honorária Muriaeense

1. Rogério Rodrigues Alves (David Pinheiro De Lacerda)

Nascido na cidade mineira de Caratinga, no dia 05 de abril de 1963, Rogério Rodrigues Alves é filho de Sady José Alves (in memorian) e Guiomar Rodrigues Alves. Começou a trabalhar aos seis anos vendendo salgados, que sua mãe fazia, para ajudar no sustento da família. Aos nove anos, trabalhou em um bar que seu pai comprou, permanecendo lá até a juventude, aos 19 anos de idade. Em 1984, foi atuar como representante comercial no ramo têxtil e dois anos depois casou-se com Angela Maria Baêsso. Dessa união, nasceram seus dois filhos: Matheus Augusto Baêsso Alves (In Memorian) e Nathalia Cristina Baêsso Alves, família essa que é seu maior motivo de orgulho. Rogério abriu sua primeira empresa no dia 24 de janeiro de 1994 e até hoje vem trabalhando em Muriaé e região com muito empenho e dedicação. Possui cinco lojas que contam com 50 colaboradores. É um homem que acredita que com muito empenho e fé é possível superar as dificuldades do dia-a-dia. Um grande exemplo para Muriaé!




2. Gertrudes Henrique Correa Barbosa (Devail Corrêa)

Nascida em 18 de fevereiro de 1959, em Patrocínio de Muriaé, Gertrudes Henrique Correa Barbosa é filha de José Henrique e Tarcila Soares Corrêa. Em 16 de julho de 1983, casou-se com Reverendo Lauro Cordeiro Barbosa. Em Muriaé, concluiu o primeiro e segundo graus, na Escola São Paulo, especializando no curso técnico de Contabilidade. Em 1987, fez parte da turma de pós Graduação Carlos Chagas, concluindo o curso de Cirurgia Ginecológica no Hospital São Paulo. Gertrudes também fez diversos cursos de estética em Juiz de Fora, Petrópolis e concluiu ainda o curso de Drenagem Linfática no Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas, no ano de 2010. No seu currículo, constam experiências de cursos de instrumentação cirúrgica e participações no 14º Congresso Científico Internacional de Estética, no Rio de Janeiro. Uma pessoa sempre empenhada e dedicada, Gertrudes se destaca pelo profissionalismo e amor com que se dedica na profissão. Pelo seu brilhantismo e competência é hoje merecedora desta homenagem recebendo o título de cidadania honorária no Dia do Muriaeense.




3. Paulo Afonso Sousa Costa – (Helena Carvalho)

Natural da cidade de Mutum, Estado de Minas Gerais, Paulo Afonso Sousa Costa nasceu no dia 27 de novembro de 1955, filho de Antônio Afonso Sousa e Gecilda de Sousa Costa. Em 1972, veio com seus pais e irmãos para a cidade de Muriaé. Estudou em Juiz de Fora, curso técnico na Universidade Federal. Trabalhou por vários anos na USIMINAS. Em 1981, já em Muriaé, casou-se com Jussara Pacheco e teve três filhas: Ana Carolina, Maria Gabriela e Nathália. Novamente saiu para Muriaé em 1989, quando então iniciou atividade no ramo de confecção. Em 2002, passou a atuar no ramo de construção civil, tendo como empreendimentos o bairro Porto Belo e o Morada Nova, localizado no antigo Clube Tartaruga. Paulo Afonso é um homem de bem, sua esposa Jussara é funcionária pública municipal, ambos formaram uma família virtuosa, merecendo pois ser reconhecido como cidadão muriaeense.

4. Betendes José De Oliveira (Helena Carvalho)

No dia 15 de julho de 1928, na pequena Angaturama, distrito de Recreio, nascia Betendes José de Oliveira, filho de Antônio José de Oliveira e Ana Moraes Gouvea. No ano de 1947, mudou-se com a família para Pratinha, município de Eugenópolis. Minas Gerais. Começou a trabalhar na lavoura aos oito anos de idade. Foi trabalhando arduamente que formou seu caráter e adquiriu vasto conhecimento em todas as áreas humanas. Aos 26 anos, começou a trabalhar como pedreiro e, logo após, iniciou-se na carpintaria. Na década de 1960, engajou-se nos movimentos políticos, lutando contra a ditadura militar vindo a integrar-se ao MDB juntamente com Edgar Miranda e o saudoso Dr. Paulo de Oliveira Carvalho. Durante décadas, trabalhou nas bases orientando os amigos a participarem dos movimentos políticos brasileiros. Casou-se em 1960 com a senhora Maria José Milani de Oliveira. Desta união, que dura até os dias de hoje, tiveram cinco filhos: Edna, Antônio, Carlos, Marly, Paulo Sérgio e Samuel. Homem honrado que formou seu caráter íntegro no trabalho e na luta diária contra as injustiças e as desigualdades. Manteve-se, durante toda a vida, coerente aos ideais humanitários e igualitários.

5. José Carlos Soares Condé (Jair Sanches Abreu)

Nascido em Piraúba (MG), em 13 de janeiro de 1938, José Carlos Soares Condé é filho de Orphelino Augusto Condé e Maria da Glória Soares Condé. Casado com Alva Lúcia Furtado Condé, é pai de três filhos e avó de quatro netos. Viveu toda sua infância e juventude em Muriaé, de onde tirou sua inspiração para escrever. José Carlos fez seu curso primário no Grupo Escolar Silveira Brum e se formou no Curso Técnico em Contabilidade e em Ciências Econômicas. Trabalhou desde os 12 anos de idade, iniciando como engraxate e, posteriormente, trabalhou no Bazar São Cristóvão, Cine Brasil-Centro e na Indústria de Vidros de Muriaé. Aos 20 anos se transferiu para o Rio de Janeiro, onde foi trabalhar no BEMGE, antigo Banco Mineiro da Produção. Em 2003, José Carlos publicou seu primeiro livro: “O caçador de pernilongos”, onde narra fatos de sua infância e juventude em Muriaé. Já em 2013, publicou seu segundo livro de poesias, “Festa da Vida”, o qual foi lançado na Biblioteca Municipal Vivaldi Venceslau Moreira em março deste ano, com alguns poemas relacionados à sua vivência em Muriaé. Sempre afirmou ser filho de Muriaé, cidade que o adotou, faltando apenas a outorga do título de cidadania honorária, do qual hoje é merecedor.

6. João Honorato Da Silva (Jair Sanches Abreu)

João Honorato da Silva, popularmente conhecido como “Timbuca”, filho de Geralda Maria da Conceição e Sebastião Honorato da Silva, nasceu no dia 07 de setembro de 1947, na cidade de Ilhéus – Bahia, mas seus pais o registraram em Comendador Venâncio, distrito de Itaperuna (RJ). Casado com Maria da Penha de Oliveira, teve três filhos: Maria das Graças, Rogério e Ronildo, além de dez netos e três bisnetos. Aos 11 anos, trabalhou como vendedor de pirulito no Circo Tourada em Laje do Muriaé. Timbuca lembra que foi “raptado” pela comitiva do circo onde passou boa parte da vida como palhaço e toureiro. Aos 21 anos, voltou a Laje do Muriaé e numa linda apresentação como toureiro fez uma homenagem à sua mãe que estava na plateia assistindo ao espetáculo e que há mais de dez anos não o via. Na ocasião, reencontrou também todos seus familiares. Hoje, leva uma vida muito simples morando na sua própria tourada, a famosa “Tourada do Timbuca”, com apresentações em várias cidades e distritos da região. Para ele, Muriaé é uma cidade hospitaleira, onde fez muitos amigos. Reconhecendo que João Honorato da Silva, o folclórico Timbuca, é um grande artista popular que traz alegria para milhares de pessoas de Muriaé e região, ele é merecedor do título de cidadania honorária muriaeense.

7. William De Oliveira Machado (Júnior Da Civil)

Nascido em 05 de fevereiro de 1976, na cidade do Rio de Janeiro, Willian de Oliveira Machado é filho de João Soares Machado e Delma de Oliveira Machado. É casado com Ana Paula Rodrigues Costa Machado, pai de Júlia Soares Machado, de 14 anos, Laura Rodrigues Machado, 13 anos, Lívia Rodrigues Machado, 13 anos e Gabriel Rodrigues Machado de 3 anos. Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em 01 de fevereiro de 1996 como cadete na Academia de Policia Militar de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte. Em 1999, após formado, foi transferido para o trigésimo Batalhão da PM de Januária. A partir daí, teve oportunidade de trabalhar no 6º Batalhão da Polícia Militar em Governador Valadares, no 11º BPM e, finalmente, no 47º Batalhão de Muriaé. Desde 2009, sendo promovido ao posto de Capitão, veio assumir a função no Estado Maior do 47º BPM, onde exerce as atividades ligadas a área de segurança pública em parceria com a 76ª Companhia da PMMG, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Rodoviária Federal, Subsecretaria de Administração Prisional e demais órgãos do Sistema de Defesa Social. Pelo excelente trabalho que desempenha em nossa cidade, em prol da melhoria por mais segurança é que hoje merece o título de cidadania honorária.

8. Adilson José Nery (Reinaldo Dornelas)

Filho de Antônio Guilherme Nery e Cecília Marques Dias, Adilson Nery nasceu na fazenda Reduto, hoje, Vila Vardiero, cidade de Barão do Monte Alto, no primeiro dia do mês de maio de 1968. Foi alfabetizado na Escola Estadual do Reduto onde cursou também o ensino primário. O ensino médio foi concluído na escola estadual Domiciano Cerqueira em Cachoeiro Alegre, distrito de Barão de Monte Alto. Ingressou no Seminário da Congregação Dos Missionários do Sagrado Coração, na cidade de Itajubá (MG), onde cursou o ensino fundamental. Com a morte do pai, saiu do seminário para fazer companhia a sua mãe, retornando ao Seminário Diocesano de Leopoldina, com residência na cidade de Juiz de Fora, para cursar as faculdades de Filosofia, Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio e Teologia no Centro de Ensino Superior. Recebeu o título de bacharel em Teologia pelo CES-JF no dia 07 de março de 2005 e PUC- RJ no dia 25 de agosto do mesmo ano. Especializou-se para formador de presbítero Diocesano, no Instituto São Tomás de Aquino na cidade de Belo Horizonte. Foi ordenado Diácono no dia 11 de dezembro de 2004, na Catedral de São Sebastião em Leopoldina e ordenado presbítero no dia 31 de julho de 2005, na Capela Nossa Senhora de Lourdes na Vila Vardiero, município de Barão de Monte Alto. Foi administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião em Cachoeira Alegre e vigário paroquial na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Muriaé, de janeiro a dezembro de 2005. Vigário Paroquial da Paróquia da Santa Rita de Cássia e colaborador da formação propedêutica do Seminário Santa Rita, na cidade de Cataguases (MG) de janeiro de 2006 a janeiro de 2007. Administrador Paroquial da Paróquia de Santo Antônio e reitor do Seminário Propedêutico de Santa Rita de Cássia, na cidade de Astolfo Dutra (MG) – de fevereiro de 2007 a novembro de 2013. É vice reitor do Seminário Propedêutico Diocesano Santa Rita de Cássia, desde janeiro de 2014. Está exercendo a função de vigário forâneo da forania de Muriaé, cursando a capacitação em psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, na cidade de Itaperuna (RJ).

9. Sebastião José Ananias Da Silva (Reinaldo Dornelas)

Sebastião José Ananias da Silva nasceu em Miraí, no dia 18 de agosto de 1981. Filho de Aristóteles Ananias da Silva e Mardia Edmeia Raze Silva, veio para Muriaé e aqui conheceu seu grande amor Maria Augusta Silva, no dia 03 de dezembro de 2005, casou-se na Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração. Com ela, tem uma filha de sete anos: Jeniffer Maria Silva. Atualmente, desempenha brilhantemente sua função, cuidando da gerência do almoxarifado da empresa Turma da Mel. É católico praticante, sendo ministro da eucaristia na Igreja do bairro Dornelas. Sebastião também participa de diversas pastorais e é o tradicional contador de bingo da Paróquia. Um homem trabalhador, líder comunitário sempre se destacou pela sua coragem e determinação com que desempenha todas as suas funções. Membro atuante da Paróquia Dornelas, Sr. Sebastião recebe hoje com todo merecimento o título de cidadão honorário de Muriaé.

10. Necir Jacinto Penido (Wolney Gonçalves De Oliveira)

Nascido em 09 de fevereiro de 1946, na cidade de Antônio Prado de Minas, Necir Jacinto Penido é filho de José Jacinto da Fonseca e Alzira Penido dos Santos. Por lá passou sua infância e mocidade, quando no ano de 1966 mudou-se para Muriaé com seus pais e irmãos. Em 1969 casou-se com Luzia Ramos Penido, natural de Porciúncula, estado do Rio de Janeiro. Desta união, nasceu seus dois filhos: Rosângela Ramos Penido e Robson Ramos Penido, ambos nascidos no Hospital São Paulo. Morou um tempo no bairro do Rosário, passou pelo bairro da barra e depois foi para o São Cristóvão onde reside atualmente. Trabalhou como motorista em várias firmas do senhor José Braz, Armarinho Campos Sales, motorista de praça e trabalhou também no ramo de confecção. Hoje, aposentado, vive com sua família sendo um homem exemplo de persistência e muito orgulho. Tem profunda gratidão por Muriaé e pelos muriaeenses.

11. Michel José Mussi (Joel Morais De Asevedo Júnior)

Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais Michel José Mussi nasceu cidade mineira de Bom Jesus do Galho, no dia 04 de novembro de 1973. Filho de José Mussi Flores e de Oneide Soares Moreira, ingressou na polícia militar no ano de 1992, no décimo primeiro batalhão de Manhuaçu. Em 1994 foi promovido a Cabo e no, ano seguinte casou-se com a senhora Rosani Moreira de Freitas Mussi. Teve sua primeira filha: Michelly de Freitas Mussi, em 1996, em 1997 foi promovido a Sargento. Sua segunda filha Mirelly de Freitas Mussi nasceu em 1999 e em 2011 foi promovido por merecimento intelectual a posto do segundo Tenente. Formou-se em Direito, especializou-se em Direito Público e graduou-se também em Tecnologia e Gestão de Defesa Social pela Academia de Policia Militar de Minas Gerais. Como policial militar serviu nas cidades Manhuaçu, Inhapim, São Domingos das Dores, Caratinga e Belo Horizonte. A partir de dezembro de 2011, passou a servir no 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé, onde desde então fixou residência com sua família. No 47º BPM exerceu a função de Comandante de Pelotão, coordenador de policiamento da unidade e, atualmente, é chefe da Seção de Comunicação Organizacional. Além de suas funções de ofício é uma amante da filantropia, nas horas vagas, e sempre que tem oportunidade participa de ações de ajuda ao próximo. Participa ativamente da Igreja, na Paróquia Santa Cruz e há 15 anos é membro da Ordem Maçônica Universal. Por tudo que representa para Muriaé é merecedor do título de cidadania honorária.

12. Leonardo Pereira De Mendonça (Aloysio Aquino)

Nascido em 08 de maio de 1.973, em Cataguases, Leonardo Pereira de Mendonça é filho do fotógrafo Paulo Cesar Fortunado de Mendonça (in memoriam) e da bibliotecária Maria das Graças Pereira de Mendonça. Estudou no Colégio Cataguases até os 14 anos, quando foi para Juiz de Fora completar seus estudos no Colégio Jesuítas. Cursou Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde formou-se em 1998. Em seguida se especializou-se em Cardiologia e em Hemodinâmica. Em 2006, mudou-se para Muriaé com sua esposa e iniciou o serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Hospital Prontocor. Em 10 de fevereiro de 2006, realizou o primeiro cateterismo cardíaco na cidade de Muriaé, tornando-se pioneiro nesta técnica na cidade. Em 2010, assumiu a coordenação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Paulo. No ano de 2013, foi abençoado com o nascimento de seus dois filhos: Paulo e Rafael. Atualmente, exerce suas atividades no Prontocor e Hospital São Paulo. Disponível e sempre disposto a realizar seu trabalho com o máximo de dedicação, profissionalismo, ajudando sempre àqueles que necessitam.

Honra ao Mérito

1. Gilson Dias Dos Reis (Ademar Camerino)

Gilson Dias dos Reis é natural de Muriaé, nascido no dia 12 de janeiro de 1959. Filho de Durval Eugênio dos Reis e Tereza Dias dos Reis, é casado e pai de cinco filhos. Empresário no ramo de alimentos sempre se destacou pelo seu empreendedorismo e dedicação. Foi suplente de Deputado Federal de 2006 a 2010, tendo a oportunidade de mostrar sua contribuição pelo desenvolvimento de Muriaé. Gilson foi também suplente de Deputado Estadual entre 2010 e 2014 e candidato a vereador no ano de 2008 com expressiva votação da população. Foi um dos fundadores da Guarda Mirim e trabalhou durante dez anos, dando assistência às pessoas mais simples, auxiliando o processo de aposentadoria, fazendo valer os direitos da população. Por seu empenho e exemplo de cidadão é que foi escolhido para receber hoje o título de Honra ao Mérito.

2. Dalmy Raimundo Martins – Ademar Camerino

Dalmy Raymundo Martins, filha de José Frederico Filho e de Alice de Souza Raymundo, nasceu em Muriaé no dia 17 de abril de 1930. Foi criada no bairro da Barra até completar 17 anos. Estudou nas Escolas Estadual Desembargador Canêdo e Silveira Brum. Em 21 de junho de 1947, casou-se com Camillo Martins da Silva Júnior, indo residir no bairro Divisório, tornando-se mãe de onze filhos. Lecionou durante vários anos na Escola Municipal Altino Rodrigues Pereira e algumas escolas da zona rural. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Muriaé durante 16 anos, nos setores de cadastro, protocolo, secretaria de finanças e secretaria de obras. Durante muito tempo, para ajudar no sustento e manutenção da família, trabalhava juntamente com seus filhos com bordados e confecção no período noturno. Em sua trajetória familiar, perdeu quatro filhas e ficou viúva em 18 de abril de 2002. Mostrando ser uma mulher de fibra conduz até hoje sua família de maneira íntegra. Seus 16 netos e 13 bisnetos juntamente com seus sete filhos ainda vivos, se orgulham e se espelham na grande referência que ela se tornou sendo merecedora do título de Honra ao Mérito que recebe hoje.

3. Antônio Almar Machado Da Silva (Carlos Delfim)

Antônio Almar Machado, mais conhecido como Toninho, tem 42 anos, natural de Cataguases, filho de Wilson Silva e Rosa Fonseca Machado, casado com Sidneia Linhares há 24 anos. Pai de duas filhas Malu Aime e Nívia Marina. Sempre foi uma pessoa trabalhadora e empenhado em tudo que se propõe a fazer. Teve uma juventude difícil, precisando trabalhar para pagar seus estudos. Toninho tem muito orgulho de sua família, é um esposo dedicado, um pai atencioso. Por 24 anos trabalhou na empresa Líder viaturas sendo reconhecido pelo seu profissionalismo e merecedor do cargo mais alto da empresa, gerenciando com maestria sua equipe. E após muito esforço e dedicação se tornou proprietário de uma empresa no ramo de reforma de tanques rodoviários. Toninho agradece a Deus e toda a sua família pelo apoio e força que tem tido para seguir em frente sua caminhada. Pelo exemplo de homem do bem que é, também hoje é merecedor do título de Honra ao Mérito.

4. Valnir Lima Simões (Carlos Delfim)

Valnir Lima Simões, nascido em 22 de novembro de 1948, na fazenda Vargem Alegre, distrito de Sapucaia, município de Laranjal, é filho de Joaquim Antônio Simões e Rita Simões de Lima, produtores rurais da região. Conhecido também como “menininho Simão”, apelido lhe dado carinhosamente por sua mãe. Em sua infância estudou na Escola da Zona Rural de Sapucaia. Nono filho de uma numerosa família de 13 irmãos, desde criança dedicado ao trabalho, procurando sempre aprender mais e mais. Trabalhou com seus pais na Fazenda onde nasceu até os 25 anos de idade. Após todos estes anos de trabalho e com muito esforço e sabedoria mudou-se para Bom Jesus da Cachoeira onde morou durante 25 anos, comprou seu primeiro caminhão para transporte de leite, exercendo simultaneamente a atividade de produtor rural. Com sua dedicação, adquiriu mais dois caminhões prosseguindo no transporte de leite durante 31 anos de sua vida. Durante todo este tempo, contribuiu de maneira significativa para o escoamento da produção leiteira, um dos maiores recursos econômicos de nossa região. É pai de Marco Aurélio da Cunha Simões casado com Patrícia Neves que lhe deram dois netos: Tiago e Heitor. Atualmente, reside em Muriaé com sua esposa Rosimere de Souza Simões. Possui considerações estimáveis de filho para com seu enteado Ravelly de Souza casado com Rafaela de Souza. Continua exercendo atividade de produtor, mantém vários amigos, é querido por todos e participa ativamente, colaborando sempre para a melhoria do distrito. Sempre preocupado com a preservação do meio ambiente este é o “Menininho” um grande homem!

5. Wilson Martins Da Silva (David Pinheiro De Lacerda)
Nascido no dia 11 de novembro de 1940, Wilson Martins da Silva é muriaeense, filho de Geraldino Martins da Silva (in memorian) e Auzira Martins da Silva. Em 2002, casou-se com Mairi Nalda Lima da Silva, com quem teve duas filhas que, juntamente, com os seus três filhos, do primeiro casamento, formam sua amada família, seu maior motivo de orgulho e felicidade. Wilson é aposentado, porém nunca deixou de trabalhar atuando há anos como motorista da ambulância da Associação de Moradores do bairro Santana, onde mora há muitos anos e tem o prazer de poder ajudar seus amigos e vizinhos, especialmente quando mais precisam. Sempre preocupado com o bem estar social de sua comunidade, em 2013 candidatou-se ao cargo de presidente da Associação de Moradores do bairro Santana, sendo posteriormente eleito para tal cargo, onde vem buscando junto com seus vizinhos intervenções necessárias, para que a cada dia o bairro Santana possa se tornar um bairro ainda mais agradável para se viver. Católico, Wilson já desempenhou diversos cargos na igreja católica como Ministro da Eucaristia e Ministro da Palavraa, cargos esses que o enchem de orgulho poie ele acredita que a fé nos ensinamentos de Deus e o amor pela família são alicerces mais seguros na vida de um homem.

6. Marilene De Souza Cerqueira (Devail Corrêa)

Natural do Distrito de Vermelho, aos 40 anos de idade, Marilene de Souza Cerqueira sempre lutou pela sua família e preocupou-se em dedicar sua vida a ajudar as pessoas à sua volta. É uma mulher atuante em busca dos anseios da população, sempre preocupada com o bem estar dos amigos e das pessoas mais próximas. Foi Marilene uma das responsáveis por implementar no Distrito de Vermelho o ensino fundamental e buscar junto às autoridades meios de transporte para conduzir as crianças ao estudo em Muriaé. Suas palavras de incentivo aos jovens aprendizes foram essenciais para a formação do bom caráter. Ela sempre foi acolhedora, mãe, e uma mulher considerada especiais por todos. Mãe de três filhos: Naiara, Romero Júnior e Maier, juntamente com seu esposo Romero José de Oliveira, são administradores de uma pequena facção de roupas, gerando empregos e contribuindo para a economia do Distrito. Por tudo que representa e pela história de luta e exemplo que faz parte, Marilene recebe hoje essa homenagem, enchendo de orgulho toda a sua família e amigos.

7. Carlos Alberto Da Silva (Júnior Da Civil)

Carlos Alberto da Silva é natural do distrito de Vermelho, filho de Maura Maria da Silva e José Carlos Meireles. Casado com Maria Alice do Carmo Geraldo da Silva, há dez anos, pai de Maria Isadora Geraldo da Silva, de oito anos. Atualmente, é morador do bairro União em Muriaé e se destaca pelo empenho e simpatia com que exerce sua função de açougueiro já há onze anos na empresa JF Levate em Muriaé. Carlos é um homem trabalhador, cumpridor de suas tarefas e motivo de muito orgulho para amigos e família. É um homem de Deus, dedicado à igreja, na qual atua também como ministro da Eucarística por três anos, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro União. É também membro da Renovação Carismática Católica e se destaca pelo espírito de cooperação e iniciativa com que dispensa aos amigos e pessoas mais próximas. Por isso, neste Dia do Muriaeense faz jus ao título de Honra ao Mérito que recebe sendo para todos um exemplo ímpar de amor à Muriaé, contribuindo de forma efetiva com o desenvolvimento da cidade.

8. Gilton Dutra E Mello Felippe (Manoel Carvalho)

Doutor Gilton Dutra e Mello Felipe nasceu na cidade de Muriaé no dia 28 de fevereiro de 1931. Era filho do ilustre farmacêutico Sr. Paschoal Bernardino Felippe e da Sra. Júlia Dutra Mello Felippe, tradicional família da cidade, devido aos serviços prestados à comunidade. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, estado do Rio do Janeiro e graduou-se também em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal Fluminense, no ano de 1958, na cidade de Niterói (RJ). É ainda especialista em Análises Clínicas pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Casou-se em maio de 1958 com Lúcia Helena Raimondo Felippe (in memorian), com quem teve quatro filhos: Paschoal Bernardino, Isabela, Gilton e Daniela. Em 1959, iniciou suas atividades no Hospital São Paulo de Muriaé. A convite do irmão Dr. Gilmar Dutra e Mello Felippe, desempenhou a desafiadora tarefa de criar, organizar e manter em funcionamento, o Banco de Sangue do Hospital São Paulo, onde dedicou incansavelmente incontáveis dias e noites de sua vida. Nessa desafiadora tarefa colaborou com médicos no salvamento da vida de inúmeros pacientes cidadãos muriaeenses e das redondezas. Foi eleito por unanimidade secretário da administração do Hospital São Paulo, desempenhando também entre outras tarefas a função de médico plantonista do Hospital por 13 anos. Atualmente faz parte da equipes de médicos da saúde da família na Unidade Básica do Bairro São Francisco, tendo passado também pelos bairros São Gotardo e Unidade Básica de Saúde do bairro Aeroporto. Dr. Gilton já recebeu diversas honrarias, entre elas a comenda especial da Ordem Farmacêutica como Honra ao Mérito pela ocasião do Jubileu de Ouro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais. O amor que Doutor Gilton tem por Muriaé o fez exemplo e pessoa querida do nosso povo desde o momento em que optou pela missão de servir com amor à comunidade.

9. Ailton Torres Neves (Manoel Carvalho)

Natural de Muriaé, nascido em 28 de julho de 1943, Ailton Torres Neves é filho de Aristolino Henrique Neves e Aurila Torres Neves. Casou-se com a pedagoga Rita de Cássia barros Montezano com quem teve cinco filhos: Cristiane, Fernanda, João Henrique, Carina e Júnior. Tem duas netas, um neto e três genros. Estudou na Escola Estadual Dr. Silveira Brum, depois para o Colégio São Paulo onde concluiu o curso técnico em Contabilidade. Cursou Direito na Faculdade Barra Mansa. Como estudante em 1964, foi líder estudantil e presidente da União Muriaeense Estudantil. Em 1970, começou sua carreira política exercendo o cargo de vereador por três legislaturas e presidente da Câmara por dois mandatos. Em 1983, o presidente Tancredo neves, que na época era Governador do Estado o convidou para exercer cargos de confiança; foi diretor do juizado de menores e assessor do Governador. Em 1986, como suplente de Deputado, assumiu a cadeira de Deputado na Assembléia Legislativa de Minas. Em 1987 foi nomeado secretário adjunto da secretaria de Assuntos Municipais. Em 1990 foi secretário de Justiça. Em 1996, retornou à Muriaé atuando como advogado. Em 2005 assumiu a direção do Procon, e em 2009 foi nomeado analista de sistema da Prefeitura. Durante sua trajetória destacou-se também como agropecuarista e defensor do Meio Ambiente. Pelos relevantes serviços que presta à Muriaé é hoje merecedor do titulo de Honra ao Mérito.

10. Sebastião Tomé (Wolney Gonçalves De Oliveira)

Conhecido como Tiriba ou Mestre Tiriba, Sebastião Tomé nasceu em Boa Família, no dia 20 de janeiro de 1963, filho de Geraldo Tomé e Alzira Palmira Tomé. É pai de dois filhos: Érika Aparecida de Oliveira Tomé e Rafael de Oliveira Tomé. Tiriba veio para Muriaé aos quatro anos de idade, começou a trabalhar aos 12. Aos 16 anos iniciou seus treinos em capoeira na Associação de Capoeira Barra Vento com o Mestre Ivan de Oliveira Souza, onde treinou por 13 anos até se formar Contra Mestre. Mais tarde, saiu deste grupo para criar seu próprio grupo – a Associação Capoeira D´Tomé que, este ano, estará completando em outubro 25 anos. Hoje, Mestre Tiriba tem sua própria academia – Matriz Capoeira D´Tomé e conta com 18 filiais em cidades de Minas Gerais e também algumas cidades do Rio de Janeiro. Desenvolve vários trabalhos sociais, onde ensina a capoeira gratuitamente. Em todos os seus trabalhos, Mestre Tiriba conta sempre com o apoio da Mestranda Chaveirinho (Valdete) que é professora de capoeira e professora de Educação Física e seu grande amor que dura 22 anos.

11. Marcos Maurício Florentino (Joel Morais De Asevedo Júnior)

Ingressou na Polícia Militar em 01 de outubro de 1993, na cidade de Muriaé, onde concluiu o Curso de Formação de Soldados com duração de nove meses. Em dezembro de 2004, foi promovido à graduação de Cabo e, no ano de 2014, concluiu com êxito o curso Especial de Formação de Sargentos da Polícia Militar, sendo promovido a 3º Sargento. No decurso da carreira militar, atuou em diversas áreas, concorrendo sempre para o prestígio da Instituição. É possuidor das medalhas de Mérito Militar grau Prata e Bronze, com merecido reconhecimento, prêmio, enaltecimento e distinção pelos anos de bons e relevantes serviços prestados à Polícia Militar de Minas Gerais e à Sociedade Muriaeense. O profissional é graduado em história pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina e licenciado em Estudos sociais pela faculdade de filosofia Ciências e Letras Professora Nair Fortes Aby Merhy, em Além Paraíba. Desde 2010 é pastor evangélico titular, na Igreja do Evangelho Quadrangular, sediada no bairro Gaspar, nesta cidade de Muriaé.

12. Francisco Magalhães Dias (Aloysio Aquino)

Nascido no ano de 1937, no pequeno lugarejo de Silveira Carvalho, localizada a 30 quilômetros de Muriaé, Francisco Magalhães Dias é filho de Inácio Pereira Dias e Maria José Magalhães. Conheceu Muriaé pela primeira vez no ano de 1954, quando veio jogar uma partida de futebol contra o time do Nacional Atlético Clube. Em 1958, o homenageado veio morar em Muriaé para trabalhar com um de seus irmãos. No ano de 1964, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, onde serviu durante 30 aos com muito empenho e dedicação, tendo consciência de ter sido um bom servidor e cumprido seus deveres e obrigações. Em 1966, após aprovação em exame de seleção, ingressou na Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte, para fazer o curso de sargento, tendo concluído o mesmo com êxito em 31 de dezembro deste mesmo ano. Findo o curso, foi classificado no 11º DPM na cidade de Manhuaçu onde permaneceu até outubro de 1968, quando recebeu ordens do comando do Batalhão para vir para esta cidade de Muriaé, já na graduação de Segundo Sargento, promoção esta, conquistada por merecimento. Neste mesmo ano de 1968, casou-se com Marisa Moreira Magalhães, com quem teve duas filhas: Simone e Fernanda. Em 1978, novamente pelo critério de merecimento, foi promovido à graduação de Primeiro Sargento e em 1987 foi promovido à graduação de Subtenente, tendo em 2003 encerrado o seu tempo de serviço de 30 anos na Polícia Militar. Nosso homenageado faz questão de frisar que todas as conquistas alcançadas nos seus 78 anos de vida, se deve à extraordinária criação recebida de seus humildes, mas sábios pais, que apesar de criaturas sem o menor preparo intelectual, somente transmitiram ensinamentos e exemplos de profunda sabedoria.

Diploma de Mérito Legislativo

1. Carlos Wilson Dala Paula Abreu – (Joel Morais De Asevedo Junior)

Carlos Wilson Dala Paula Abreu nasceu em 21 de maio de 1967 em Muriaé. É filho de José Sanches Abreu e Lenir Dala Paula Abreu. Estudou em Muriaé nas Escolas Estaduais Dr. Olavo Tostes e Professor Orlando de Lima Faria. Em 1983, transferiu-se para a cidade de Juiz de Fora para continuar seus estudos, foi aprovado no vestibular de medicina em 1985, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formou-se em 1990. Na faculdade conheceu Maria Lúcia, também acadêmica de Medicina, com quem se casou em 1991e têm dois filhos, Maria Mariana e João Pedro. Médico especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Ultrassonografia, retornou a Muriaé em 1994, quando assumiu atividades na Prefeitura de Muriaé e em 1997 foi aprovado no concurso da prefeitura, continuando as atividades no posto de saúde do CAIC, onde atua até a presente data. Também é Médico Perito concursado do Estado de Minas Gerais, atuando na Regional SEPLAG de Muriaé. Há 21 anos, juntamente com sua esposa, fundaram a Clínica MedCenter. É o diretor regional da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais e foi Presidente da Sociedade Médica de Muriaé, entre os anos de 2011 a 2014. Possui Mestrado em saúde da família pela Universidade Estácio de Sá e atualmente também atua como Professor da Faculdade de Medicina Faminas de Muriaé. Em 2008, foi eleito vereador em Muriaé, para o primeiro mandato no PMDB. Pautando seu trabalho na melhoria da saúde pública, com projetos relevantes para melhoria da qualidade de vida do cidadão muriaeense.

Comenda Legislativa Martins da Costa

1. Elder José Dala Paula Abreu (Joel Morais De Asevedo Junior)

Elder José Dala Paula Abreu nasceu em Muriaé em 11 de outubro de 1963. Segundo filho do ex-vereador José Sanches Abreu e Lenir Dala Paula Abreu, tem três irmãos: Maria Angélica, Carlos Wilson e José Augusto. Casado com Maria de Fátima Trindade Andrade Abreu, há 16 anos, possui três filhos; Iam Augusto, Arem Augusto e Adrian Augusto Andrade Abreu. Possui formação em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (UFJF), Ciências Contábeis, pelas Faculdades Integradas Padre Humberto de Itaperuna – RJ e Direito pela Faculdade de Direito de Campos de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em Teoria Macro e Micro Econômica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro – RJ e especialização em Engenharia Econômica pela Faculdade Machado Sobrinho de Juiz de Fora – MG. Lecionou disciplinas nas áreas gerenciais e contábeis no Centro Educacional de Muriaé (CEM), na Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) do Sebrae, em Muriaé – MG, na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), em Leopoldina – MG e na Universidade Nova Iguaçu (UNIG), em Itaperuna – RJ. Detém grande experiência na área pública, tendo atuado em diversas organizações deste setor em funções variadas nas áreas financeiras, administrativas e contábeis, ocupando, entre outros, o cargo de Secretário Municipal de Finanças de Muriaé nos anos de 2001 a 2003. Atualmente é diretor-presidente das Organizações Elder Abreu, grupo empresarial ao qual pertence à Consulplan, maior empresa privada no mercado de concursos públicos e avaliações educacionais do Brasil; da Tipográfica, um dos maiores centros gráficos especializados em impressão de material sigiloso; a Plurimus, empresa de pesquisa que atua em todo o país, a Inovar, pioneira na orientação de estudos e preparação de estudantes via internet para avaliações diversas, dentre outras organizações. Com 19 anos de atuação no mercado de concursos públicos já organizou os principais concursos públicos realizados na última década no Brasil. Também possui ampla experiência na gestão de avaliações educacionais com experiência na organização do ENADE, Prova Brasil, Encceja, PISA, entre muitas outras. Além disso, mantém há cerca de dois anos o Instituto Otávio Augusto (InOA) pelo qual presta apoio a diversas entidades assistenciais, esportivas, educacionais e culturais, principalmente na atenção aos jovens de comunidades carentes da Zona da Mata de Minas Gerais, como é o caso da Casa da Menina, em Muriaé. Embora tenha conquistado o Brasil com suas empresas, tornando-se um destacado empresário no cenário nacional, Elder se mantém fiel a sua terra natal – Muriaé – onde vive, mantém sua família e suas prósperas empresas que empregam direta e indiretamente mais de 500 pessoas no município e ainda investe grandes recursos em parcerias institucionais significativas para o município.

2. Ronaldo Duarte Sales (Joel Morais De Asevedo Junior)

Nascido em 17 de janeiro de 1975, na cidade de Miraí (MG), Ronaldo Duarte Sales é filho de Antônio José Sales e Aparecida Conceição Duarte Sales. Casou-se com Rita Angélica Portela Campos e Silva Sales com quem tem um filho: Guilherme. Desde 2001, é membro e professor da Escola Bíblica para Adolescentes da Igreja Metodista Central de Muriaé. Formado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista, exerce suas atividades profissionais como escrivão de polícia em Muriaé desde maio de 1997, onde vem prestando seus serviços por diversas delegacias desta cidade, sendo atualmente chefe de cartório da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé, desde julho 2005. Em 2009, assume a função de examinador de trânsito pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais e também responsável técnico pelo CPD da 4º Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé. Ronaldo possui também experiência profissional como soldado de Infantaria do Exército Brasileiro pela Academia Militar de Agulhas Negras, localizada em Resende no Estado do Rio de Janeiro. E, ainda diversos cursos policiais dentre eles formação de escrivão de polícia com formação pela Academia de Polícia de Belo Horizonte, aperfeiçoamento policial no gerenciamento de crises, formação de instrutor de trânsito, de cabo da Infantaria e Montanha do Exército Brasileiro e é merecedor de várias condecorações mostrando sua importante atuação pela segurança e desenvolvimento de Muriaé. Pelo homem de coragem e exemplo aos amigos e toda família é hoje merecedor de mais esse título.

Fonte: CMM

Confira também

Câmara de Muriaé reúne lideranças para discutir o Plano Diretor

Foi realizada no plenário da Câmara de Muriaé, na noite dessa quinta (12), uma reunião …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *