Governo de Minas lança Plano de Ação para o período chuvoso de outubro a abril

Guia Muriaé no WhatsApp

O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), coronel PM Luis Carlos Dias Martins, lançaram nesta terça-feira (1º), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2013/2014, para o período chuvoso de outubro a abril.

Em entrevista à imprensa, o vice-governador Alberto Pinto Coelho falou sobre o trabalho preventivo da Defesa Civil Estadual. “É uma atividade que exige, cada vez mais, planejamento, coordenação, sincronismo, e mais do que isso, exige qualificação de mão-de-obra. É um trabalho que deve ser desenvolvido pela Defesa Civil em coordenação com os municípios mineiros. Temos assistido um avanço muito grande com relação a essa qualificação, a essa consciência, da importância de nos momentos das chuvas estarmos preparados para minimizar os seus efeitos”, afirmou o vice-governador. Alberto Pinto Coelho recebeu um chip pré-pago da operadora de telefonia celular Vivo. Durante o período chuvoso, os chips conterão informações preventivas sobre como agir em caso de chuva, por meio de uma parceria com o Governo de Minas.

O plano visa garantir a união dos esforços e delinear as ações de preparação e resposta do Governo do Estado, visando à redução dos possíveis danos e o apoio aos municípios que forem afetados pelas chuvas. A ação conjunta proporciona agilidade na tomada de decisões. Para esse período, a Cedec contará com duas máquinas potabilizadoras capazes de transformar 3 mil litros/hora de água imprópria para o consumo em água potável. As máquinas estão instaladas em uma carretinha, e são puxadas por caminhões ou caminhonetes, chegando a qualquer local em situação de risco. Os equipamentos são resultados de parceria entre o Governo de Minas e a Coca-Cola Femsa.

O coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Martins, destacou a atuação da Defesa Civil durante todo o ano e não só no período de chuvas. “O tema proteção e Defesa Civil passou a fazer parte das agendas políticas nos governos federal, estaduais e municipais. Temos que pensar em executar ações de Defesa Civil ao longo de todo o ano, não deixando somente para o período do ano quando ocorrem os eventos adversos. Redução do risco passa pelo interesse do governante, pela capacitação dos técnicos em Defesa Civil e muito pela participação efetiva da comunidade. Temos que temer as chuvas e as suas consequências”, afirmou.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo