Home / Notícias / Governo / Governo de Minas licita PPP do Aeroporto Regional da Zona da Mata

Governo de Minas licita PPP do Aeroporto Regional da Zona da Mata

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), realizou na tarde dessa quarta-feira (5) sessão pública de licitação para qualificação de proposta técnica dos licitantes da Parceria Público-Privada (PPP) de Concessão patrocinada para exploração de serviços aeroportuários do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado na Zona da Mata entre os limites dos municípios de Goianá e Rio Novo (ARZM). Dois concorrentes participaram da licitação, a Multiterminais Alfandegários do Brasil e o Consórcio Aeroporto Zona da Mata, formado pelas empresas Socicam e Universal Armazens Gerais e Alfandegados.

Hoje foram avaliadas as propostas técnicas e econômicas das duas empresas, e o Consórcio Aeroporto Zona da Mata apresentou a melhor proposta econômica, oferecendo um desconto de 32% no valor da contraprestação anual do Estado, que terá valor aproximado de R$ 4,4 milhões por ano, durante a vigência do contrato. Na próxima etapa da licitação, que acontece nos próximos dias, o Consórcio Aeroporto Zona da Mata deverá passar pela conferência dos documentos de habilitação.




O modelo de Parceria Publico-Privada foi escolhido de modo a permitir o desenvolvimento focado tanto no transporte de passageiros quanto de cargas, dando flexibilidade à concessionária no desenvolvimento de negócios dentro do aeroporto. O objetivo é de promover o desenvolvimento do ARZM contando com a participação de uma administração privada, à qual serão atribuídas metas de desempenho e evolução da movimentação de passageiros e cargas. O aeroporto possui a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais com 2530 metros, perdendo apenas para o Aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins. O terminal também é alfandegado, e pode executar todo o desembaraço de mercadorias que chegam do exterior.

Fonte: Agência Minas





Confira também

Câmara de Muriaé aprova mais R$ 4,5 milhões para combate ao Covid-19

A Câmara Municipal de Muriaé realizou, nesta sexta-feira (3), duas sessões extraordinárias on-line para discutir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimentoe o Novo Livre