HSP de Muriaé vai oferecer curso de Gradução e Residência em Medicina

Guia Muriaé no WhatsApp

Foi aprovado nesta terça-feira (22) pelos vereadores, em Reunião Ordinária, na Câmara Municipal de Muriaé, o Projeto de Lei que viabiliza o Convênio realizado entre a Casa de Caridade Hospital São Paulo e a Prefeitura. O Projeto autoriza o município, por intermédio da Secretaria de Saúde, a disponibilizar equipamentos públicos, serviços e programas para utilização no curso de Residência Médica do Hospital São Paulo, previsto para ter início em 2016, com a oferta inicial de 80 vagas/ano.

Para atender às exigências do Ministério da Educação (MEC), a nova Faculdade de Medicina de Muriaé precisa seguir, entre outros requisitos, a oferta do curso de Residência em Saúde da Comunidade, sendo importante, então o apoio da prefeitura com o fornecimento de toda a infra-estrutura utilizada no Programa Saúde da Família (PSF). Em contrapartida, a Faculdade vai destinar 10% da sua receita ao Município para ser utilizado nos PSF da cidade. Além dessa especialidade, o Hospital São Paulo vai oferecer residências em Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Urologia, Cardiologia, Radiologia, Ortopedia, Anestesiologia, Coloproctologia, Cirurgia Vascular e Terapia Intensiva. O Projeto de Lei que prevê o Convênio para a Residência no curso de Saúde da Comunidade foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e, agora segue para sanção do prefeito, Aloysio Aquino.

Segundo o diretor presidente da Unidocktor Consultoria Educacional, Mario Fernando Rodrigues Júnior, além das Residências, o Hospital São Paulo também ofertará 85 vagas para o Curso de Graduação em Medicina, com funcionamento previsto para o ano de 2017. “Os prazos de funcionamento são apenas uma previsão, pois o rito processual é exclusivamente dependente do MEC”, explica. Mario diz que a criação da Instituição de Ensino Superior foi possível, graças à política de expansão de vagas de medicina integrante do Programa MAISMEDICOS do Governo Federal, que prevê que os Hospitais do Brasil também possam abrir um curso de Medicina.

Para atender todas as exigências do MEC, o Hospital São Paulo passou por uma ampla reforma, incluindo a disponibilização de mais leitos e ampliação do espaço físico. “Hoje o Hospital oferece cinco leitos para cada vaga disponível no curso, um total de 427 leitos”, complementou o diretor clínico e presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital São Paulo, Dr. Carlos Eduardo Fellipe Féres. Segundo ele, o sexto andar está prestes a ser inaugurado e a vinda da nova faculdade para a cidade só vai trazer benefícios, pois o dinheiro das mensalidades também será empregado na aquisição de novos equipamentos, reformas e melhorias no Hospital, voltado para a excelência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de ter disponível durante o processo de aprendizagem, 80 médicos que vão trabalhar em Muriaé, durante todo o período do curso. Toda a documentação sobre esse convênio vai ser encaminhada ao MEC até esta sexta-feira, para prosseguimento ao processo de instalação da nova Faculdade na cidade.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo