Mulher Muriaeense 2018: conheça a biografia das homenageadas

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé realiza, nesta terça-feira (20), a entrega dos títulos Mulher Muriaeense 2018. A solenidade será realizada no plenário da Câmara de Muriaé, a partir das 19h.

A honraria, baseada na Lei Municipal 5.396/2017, tem como objetivo promover e destacar as mulheres que tenham oferecido alguma contribuição para o desenvolvimento social, econômico e/ou político para a cidade. Vereadores e prefeito homenageiam uma mulher cada, outorgando o reconhecimento público por sua trajetória de vida.

As homenageadas, aqueles que a indicaram e suas respectivas histórias de vida seguem relacionados abaixo:

Homenageada do vereador Ademar Camerino – Myrian Aparecida de Paula

Natural de Muriaé, nasceu em 13 de novembro de 1958. Filha de Sebastião Manoel de Paula e da saudosa baiana da Escola de Samba da Nadina Prata Entre Outras, Dona Hilda Silva Machado. Mãe de cinco filhos, sendo quatro legítimos e um de coração, já é avó de cinco netos. Foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha, suplente de vereador pelo PTB e fundadora incansável da Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha, onde foi diretora e porta-bandeira. Uma mulher de garra e tradição popular que é muito merecedora desta honraria.

Homenageada do vereador Carlos Macuco – Ângela Maria Berto de Souza

Ângela Maria Berto de Souza é a nona filha, dentre dez irmãos, de José Antônio Berto e Clara Aurora Berto. Nasceu em 1967 e aos sete anos já ajudava o pai a ordenhar na fazenda onde moravam como caseiros. Estudar sempre foi um grande desafio devido à distância. Na adolescência, mudou-se para cidade, onde estudou e trabalhou como doméstica. Depois de muitas dificuldades, o sonho de ser professora se concretizou em 1985. Começou a lecionar na zona rural caminhando nove quilômetros diariamente. Casou-se com José Geraldo e teve dois filhos: Talyta e Humberto. Em 1997, foi eleita diretora da Escola Estadual Antônio Viçoso Magalhães, no São Pedro. Em 15 anos de direção, realizou reformas e melhorias, implantou a extensão de série, diminuindo os riscos que seus alunos enfrentavam para estudar longe de casa. Em 2010, transferiu-se para a Escola Estadual Silveira Brum, onde aposentou em 2017. Sua garra e determinação é motivo de orgulho e incentivo aos que sonham com uma vida melhor. Grande merecedora do título Mulher Muriaeense 2018.

Homenageada do vereador Carlos Delfim – Aparecida do Rosário Silva Rosa

Moradora de Bom Jesus da Cachoeira há 56 anos, é filha de Sebastião José da Silva e Eunice Gualberto da Silva. Viúva, possui uma filha de 23 anos. Católica, participa durante anos das tarefas de sua igreja, tendo sido responsável pela preparação para o batismo, organizado novenas e circos bíblicos, além de ocupar a função de ministra da eucaristia. Também atuou muito na área de saúde, sendo hoje cuidadora de sua irmã que possui deficiência física e necessita fazer hemodiálise constantemente. Ativa em sua comunidade, está sempre disposta a ajudar aqueles que precisam. Por isso, uma mulher de destaque em Muriaé.

Homenageada do vereador Celsinho – Maria das Graças Silva Chagas

Nasceu em 8 de março de 1963. Filha de João Domingos da Silva e Madalena Antônia da Silva, ficou viúva aos 24 anos, casando então com Francisco das Chagas Monteiro, com quem já comemora 29 anos de bodas. Tem uma filha Leonela e é moradora de Pirapanema, onde está à frente da Igreja Católica do distrito desde 1998. Uma mulher atuante em sua comunidade, que professa sua fé em comunhão com seus irmãos e participa ativamente de engrandecimento de seu distrito. Por isso, merecedora desta grande homenagem.

Homenageada do vereador David Lacerda – Ilma Lacerda de Almeida

Nasceu em 3 de julho de 1949. Filha de João Evangelista de Lacerda e Alzira Chaves de Lacerda casou em 1973 com Oziel Freitas de Almeida, com quem teve um filho Onésimo e dois netos, Guilherme e Alice. É considerada por todos os irmãos a matriarca da família, o que muito lhe alegra e orgulha. Ao lado do esposo, dedicou-se as atividades do comércio, como sócia-proprietária da Nova Opção, no ramo de utilidades de presentes. Cristã, é membro de Igreja Metodista Valentim, onde já foi líder da escola bíblica dominical e da sociedade das mulheres, estando sempre com os olhos voltados a ajudar o próximo e a comunidade geral. Moradora do Santana, tem como filosofia de vida o ensinamento deixado por Deus em provérbios 4:10-12, que diz: “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçaras”. Por tudo isso, é uma mulher destaque de Muriaé em 2018.

Homenageada do vereador Devail – Júlia Maria de Oliveira

Filha de Maria Vilarina de Oliveira e Geraldo Ribeiro de Oliveira, foi criada na fazenda Boa Vista com seus pais e irmãos. Aos sete anos de idade, começou a trabalhar e mesmo com os afazeres, estudou sempre que possuía escola na localidade onde vivia até conseguir concluir seus estudos na Escola Estadual Ribeirão Vermelho. Trabalhou como doméstica conquistando empregos em outras cidades como Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. É mãe de Paulo César, Janaína e Betânia e avó de quatro netos que considera sua razão de viver. Trabalha atualmente na Agencia dos Correios do distrito de Vermelho. Já foi presidente da Associação do Vermelho, trabalhou como voluntária em prol dos idosos e enfermos de seu distrito. Tem grande prazer em servir as pessoas e dar o melhor de si em prol de seus irmãos. Por isso, hoje é uma das mulheres destacadas de Muriaé para receber esta honraria.

Homenageada do vereador Evandro Cheroso – Nilda Paul Dala Paula

Natural de Muriaé, nasceu em 27 de maio de 1958. Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica, tem pós- graduação em Fundamentos da Educação. Atua há 43 na área da educação como professora dos anos iniciais e curso superior de pedagogia; Supervisora Pedagógica e Diretora Escolar. Foi diretora por 12 anos na E.E. Columba Teixeira e Silva e, atualmente, exerce a direção na E. M. Irene Pereira Dias Nunes, no bairro Santo Antônio. Escola essa, com 220 alunos que oferece Creche, Berçário, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mãe de duas filhas – Milena e Alice – é avó de dois netos Guilherme e Gabriela. Pelos relevantes serviços prestados, Nilda é grande merecedora desta homenagem.

Homenageada da vereadora Helena Carvalho – Nilma Glória Braga Siqueira

Formada em Filosofia, Pedagogia e Terapia Holística, possui pós-graduação em Plantas Medicinais, Manejo, Uso e Manipulação e, também, em Terapias Naturais. Tem dois filhos: Janira, casada com Gustavo; e Niara, casada com Rogério e pais de seu netinho Miguel, de dois anos. Trabalhou no Banco do Brasil e, atualmente, tem feito muitos cursos em São Paulo e na Universidade Federal de Viçosa na área de Terapia Holística, Homeopatia e Terapias Naturais. Atua como terapeuta Holística visando o equilíbrio das pessoas, animais, plantas e do solo. Uma mulher que não se cansa de aprender e utilizar seus ensinamentos para o bem de todos. Por isso, recebe esta justa homenagem em forma do título Mulher Muriaeense 2018.

Homenageada do vereador Ivanir do Gaspar – Lúcia Regina Costa Viana

Natural de Muriaé, nasceu no dia 30 de outubro de 1957. Filha de Elizio Firmino da Costa e Conceição Barros da Costa, é mãe de três filhos, e reside no bairro Gaspar há 53 anos. Formada em Técnica de Enfermagem, há 30 anos começou seu trabalho social na área de saúde de seu bairro junto a Associação de Moradores. Pessoa humana que nunca mediu esforços para ajudar o próximo. Há 23 anos prestou concurso na área da saúde para a Prefeitura de Muriaé, sendo aprovada, e empossada no Centro de Saúde Clóvis de Aquino, no Bairro Aeroporto. Lá teve melhores oportunidades de continuar seu trabalho social com muita dedicação, carinho e amor, servindo a população do Aeroporto e adjacências e não esquecendo também de seu bairro Gaspar. Uma mulher digna dessa homenagem pela pessoa humana que é.

Homenageada do vereador Jair Abreu – Maria das Graças Cassimiro Calixto

Nasceu em Muriaé no dia 24 de setembro de 1953. Filha de Geraldo Calixto (motorista da Viação São Geraldo) e de Margarida de Jesus Calixto (Dona de casa), vem de uma família de nove irmãos, sendo a oitava filha. Iniciou sua vida profissional como doméstica na casa da família Pacacini e trabalhou também como copeira na Casa de Saúde Santa Lúcia durante cinco anos. A sua maior jornada de trabalho durou 26 anos dedicados à limpeza da Casa de Caridade Hospital São Paulo, onde se aposentou em 2007. Sempre teve uma vida ativa na igreja católica, participando da comunidade Santo Antônio, do bairro Aeroporto, onde reside desde sua infância. Atuou como catequista, na pastoral de saúde e ministra da eucaristia, onde até hoje presta trabalhos voluntários na capelaria hospitalar, levando comunhão e uma palavra de conforto para aqueles que estão internados. Pela sua história simples, mas vivida com muita dignidade e respeito, é grande merecedora do título Mulher Muriaeense.

Homenageada do vereador Dr. José Carlos – Maria Beatriz Costa

Nascida em 12 de setembro de 1957, é filha de Fernando José da Costa e Edith Laviola Costa. Cursou primário na Escola Estadual Desembargador Canêdo, Ginasial e Científico na Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria. Formou-se em medicina em 1983 na Universidade Federal de Juiz de Fora e fez residência em ginecologia/obstetrícia no INAMPS. Em 1986, ingressou no corpo clínico da Casa de Saúde de Muriaé (Hospital São Paulo) onde atua até hoje. Fez pós-graduação em Saúde da Família e em Saúde Pública, tornando-se também médica da UBS do bairro Primavera. Nas eleições de 2004 foi suplente de vereadora pelo PTB. Atuante, está sempre empenhada no atendimento público de saúde. Sem dúvida é uma mulher destacável de Muriaé.

Homenageada do vereador Prof. Júlio Simbra – Rosania Aparecida de Paiva Almeida

Nasceu em 18 de novembro de 1970 na comunidade de São Fernando. Filha de Wilson Soares Almeida e Adelaide de Paiva Almeida, constituiu sua família com o esposo Cidimar Cortes Real, há 28 anos. A vida do casal foi abençoada com a vinda de duas filhas e a adoção de mais dois filhos permitindo a completa felicidade da família. É servidora na Escola Municipal Cândido Portinari há 17 anos, onde exerce, com todo amor, a atividade de auxiliar de serviço escolar. Trabalhando no bairro Joanópolis, onde mora há 18 anos, realiza campanhas de arrecadações e toda sorte de auxílios em prol dos menos favorecidos. Acredita na união das pessoas para fazer o que mais importa que é proporcionar uma vida mais digna às famílias que realmente necessitam. Por isso, está sendo agraciada com esta honraria.

Homenageada do vereador Maycon do Zim – Ivanira Maria da Silva Ribeiro

Nasceu em 15 de março de 1966 em Muriaé. Filha de Antonio José da Silva e Maria Neuza da Silva, casou-se com Milton Elizete Ribeiro, estabelecendo-se no Bairro São Pedro. Mãe de três filhos – Glaucione, Alcione e Maycon – tem três netos e será avó pela quarta vez em maio. Sempre se dedicou ao trabalho em sua mercearia junto ao seu esposo e filhos. Tem uma vida voltada a família e a Igreja Católica, onde é ministra da Eucaristia. Para ela, família é a base de tudo, é o bem mais precioso que possui. Por sua dedicação, recebe esta justa homenagem.

Homenageada da vereadora Miriam Facchini – Dolores Maria Montezano Francisco

Filha de João Montezano e Dolores Borba Montezano, nasceu em Muriaé, em 21 de janeiro de 1952. Irmã de Nilza, Solange, Ana Lúcia e João Cláudio, estudou no Colégio Santa Marcelina desde o jardim de infância até a faculdade, tendo concluído o Curso Normal e de Letras. Trabalhou no Jardim da Infância Pinguinho de Gente e na Escola Estadual Sebastião Laviola (antiga FEBEM) por 13 anos. Foi casada com Helvécio Francisco, tendo dois filhos, Bruna e Daniel. Hoje é sócia-proprietária da Confecção Fruto Proibido, juntamente com sua irmã Solange. Por esta Confecção, mantém há quatro anos uma parceria com a Fundação Cristiano Varela, doando soutiens para pacientes que fazem Mastectomia. Também pelo Rotary, vem participando, desde 2008, de forma ativa no desenvolvendo de projetos importantes como Renascer e na promoção de doações significativas a pessoas e instituições de saúde, como o Hospital São Paulo. Ministra da Eucaristia na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Vale do Castelo, presta um relevante serviço social, por isso, é grande merecedora do título de Mulher Muriaeense 2018.

Homenageada do vereador Lelei – Maria José Pena

Nasceu em 29 de março de 1957, na região conhecida como Córrego da Lagge, no Distrito de Belizário. Filha de Valdemar Dionízio Pena e de Ermelinda Vegge Pena, aos 18 anos, casou-se com José Osvaldo da Silva, com quem teve cinco filhos e doze netos. No ano de 1982, mudaram-se para a Fazenda Pedra Alta, em Belisário, onde trabalharam como produtores rurais. Há 20 anos, reside na sede do distrito de Belisário, onde é comerciante de destaque. Viúva há quase três anos, destaca-se por ser uma mulher trabalhadora e batalhadora, que não se abate diante dos obstáculos, sendo um exemplo de vida para seus familiares, amigos e vizinho. Por isso, não poderia deixar de figurar entre as agraciadas com o título de Mulher Muriaeense.

Homenageada do vereador Ciso – Maria da Glória Costa

Nasceu em 02 de julho de 1947 em Muriaé. Filha de Joaquim Lopes e Donata Guilhermina de Jesus, possui uma história de luta e garra, desde sua infância, já que é oriunda de uma família simples de 18 irmãos, dos quais é a segunda filha. Por isso, começou a trabalhar desde cedo, ajudando seus pais a criar seus irmãos. Exímia bordadeira, iniciou-se neste ofício jovem, trabalhando até se casar com Waltecy Rodrigues da Costa. A partir de então, tornou-se braço direito do esposo em sua padaria no bairro Dornelas, trabalhado incansavelmente para o sucesso do empreendimento da família que formaram. Possui quatro filhos – Ciso, Valéria, Vanete e Wanderson – e nove netos. Uma mulher evangélica, de hábitos simples, de conduta nobre. Um exemplo de perseverança e dedicação. Por isso, uma mulher muriaeense de grande destaque, merecedora desta honraria.

Homenageada do prefeito Grego – Jackeliny Ferreira Rangel

Nascida em 9 de setembro de 1980, em Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro); é filha de Genésio de Souza Rangel e Sandra Aparecida Teles Ferreira Rangel. Casada com João Baptista Paes Rangel, iniciou sua carreira em 1999, como Técnico Judiciário, no TRF da 2ª Região. Em 2002, formou-se em Direito em sua cidade e no ano seguinte, assumiu o cargo de Oficial de Justiça da Justiça Federal. Em agosto de 2005, tomou posse como membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e, aos 25 anos de idade, passou a desempenhar as funções ministeriais na Promotoria Única da Comarca de Aimorés. Desde 2007, exerce as funções ministeriais na 1ª Promotoria da Comarca de Muriaé. Pós-graduada em Gestão em Segurança Pública, já foi agraciada com os títulos de Colaboradora Benemérita da Polícia Militar, em 2009; Cidadã Honorária de Aimorés, em 2006; e de Colaboradora Benemérita da Polícia Militar, 2013. Pelo seu trabalho sério, ético e comprometido, a promotora é uma das mulheres de destaque em Muriaé e merecedora desta honraria.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo