Home / Notícias / Governo / Projeto garante direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Muriaé

Projeto garante direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Muriaé

A vereadora Miriam Facchini (PSDB) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei nº 144/2017 que institui a Política Municipal dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O projeto de lei é voltado a pessoas com transtorno autista, síndrome de Aspenger, transtorno desintegrativo da infância, transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação e síndrome de Rett.

A proposta tem como diretrizes: o desenvolvimento de ações e políticas no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA); a participação da comunidade na formulação de políticas públicas específicas, voltadas às pessoas com TEA e o controle social de sua implantação, acompanhamento e avaliação; a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com TEA, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e alimentação adequada; o estímulo à inserção da pessoa com TEA no mercado trabalho; o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com TEA, bem como a pais e responsáveis; entre outros.




A proposição autoriza o Poder Público a firmar convênios com pessoas jurídicas de direito privado para o desenvolvimento de ações voltadas à implementação da Política Municipal dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O Poder Público também fica autorizado a instituir o projeto “Clínica-Escola” para atendimento da pessoa com TEA, a ser realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

O projeto foi protocolado e aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciado pelos parlamentares.

Fonte: Guia Muriaé




Confira também

Câmara de Muriaé aprova projeto que beneficia população acamada com exames clínicos na residencia

Na sessão da Câmara desta terça, dia 18, foram aprovados três projetos, dentre eles o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *