Home / Notícias / Governo / Projeto declara a roda de capoeira como patrimônio cultural de Muriaé

Projeto declara a roda de capoeira como patrimônio cultural de Muriaé

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que institui a roda de capoeira como patrimônio cultural do município. O projeto, de autoria do vereador Manoel Carvalho, tem como objetivo homenagear os capoeiristas e mestres de capoeira, que mantém vivo um dos maiores símbolos da identidade brasileira.

Originada no século XVII, em pleno período escravista, a capoeira desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de ter praticantes em mais de 160 países, em todos os continentes. A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira tiveram o reconhecimento do Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2008 e estão inscritos, respectivamente, no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes.




O Patrimônio Cultural Imaterial abrange expressões de vida e tradições de toda parte do mundo que ancestrais passam para seus descendentes. Segundo a Unesco, embora procure manter uma identidade e continuidade, esse patrimônio é vulnerável porque muda constantemente.

A capoeira é também reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Imaterial da Humanidade. A prática da capoeira está presente em mais de 150 países, além do Brasil, entre eles Estados Unidos, França e Bélgica.

O projeto foi protocolado e aguarda inclusão na ordem do dia.




Fonte: Guia Muriaé

Confira também

Catadores de materiais recicláveis poderão receber “Bolsa Reciclagem” em Muriaé

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que instituí a “Bolsa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *