Alerta: testes no Facebook são iscas para empresas coletarem dados de usuários



Cada vez mais populares, os testes no Facebook são a febre da vez nas redes sociais. Nos últimos dias, novos testes se proliferaram, incluindo brincadeiras “como seria seu bebê no futuro”, “como você seria se fosse do sexo oposto”, “como você seria caso fosse uma estrela do cinema”, etc.

Ao participar dos testes você acaba concordando em ceder uma série de informações pessoais para o site do teste. A empresa Kueez, por exemplo, solicita acesso a informações como: nome, imagem de perfil, data de nascimento, todas as suas fotos e imagens no Facebook, lista de amigos, informações de contato e endereço de e-mail usado para login na rede social.

O que a empresa a princípio usaria para transformar suas respostas do teste em um resultado, que posteriormente é dada opção de compartilhamento no Facebook, pode acabar sendo usado para outros fins. Podem por exemplo servir gerar anúncios personalizados, que podem ser chatos, porém inofensivos, mas podem ir além disso…




A Kueez afirma que pode compartilhar seus dados com “terceiros interessados em lhe fornecer determinados conteúdos promocionais” ou que sua foto de perfil pode aparecer “como parte integrante dos serviços que oferecemos (ou seja, sua imagem aparecerá em certos questionários ou jogos, mesmo para pessoas que você não conhece)”.

Fez o teste e se arrependeu após ler essa matéria do GUIA MURIAÉ? Você pode desativar o aplicativo no Facebook. Basta entrar nas opções de configurações:

https://www.facebook.com/settings?tab=applications

A Kueez também disponibiliza uma ferramenta para remoção de seus dados pessoais no banco de dados deles:

https://pt.kueez.com/data-removal

Fonte: Guia Muriaé

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.