Home / Notícias / Governo / Câmara aprova projeto que melhor esclarece as regras da construção civil em Muriaé

Câmara aprova projeto que melhor esclarece as regras da construção civil em Muriaé

Durante reunião da Câmara Municipal de Muriaé dessa terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei do vereador Sargento Joel (PMDB) que altera o “Anexo III – Tipo de Edificação”, da Lei Municipal Nº 5.441/2017, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo urbano no município.

Com apoio de todos os vereadores foram alterados dois aspectos contidos na recente regulamentação do uso e ocupação do solo urbano em Muriaé. O primeiro, trata da taxa de ocupação na modalidade Mult. Uso ou Misto, que passará de 65% para 70%, atendendo assim ao melhor aproveitamento do terreno de nossa cidade, que, segundo o vereador, em sua grande maioria são pequenos, fomentando a construção civil no município sem interferir no padrão arquitetônico de Muriaé.




Outro aspecto redefinido nesta Lei, trata de afastamentos mínimos laterais de cada construção. Segundo Sargento Joel (PMDB), tanto a administração pública, quanto os engenheiros, arquitetos e construtores possuem dúvida na interpretação dessa regra que, para ele, não estava clara no anexo, quanto à obrigatoriedade dos afastamentos laterais. Enquanto o artigo 1301, da Lei Federal Nº 10406, de 10 de janeiro de 2002, estabelece o mínimo de 1,50 m de afastamento para abertura de janelas, o Anexo III da Lei Municipal Nº 5.441/2017 dizia apenas que deveria ter este afastamento “em uma das laterais”, deixando dúvidas sobre a necessidade de afastamento quando as duas laterais tiverem janelas. Desta forma, com a redação proposta, segundo o vereador, ficou mais clara a interpretação em concordância com a legislação federal, proporcionando melhor segurança jurídica na aprovação dos projetos arquitetônicos em Muriaé.

A reunião ainda contou com a participação de lideranças relacionadas às áreas esportivas e culturais de Muriaé. Valdinei Lacerda, do Muriaé Futsal, e Wagner Seara, o Palhaço Picuinha, fizeram uso da tribuna para falar respectivamente da destinação de recursos para o esporte e o funcionamento do Conselho Municipal de Cultura. Os posicionamentos apresentados resultaram em intensa discussão com a participação de vários vereadores, que trataram tanto da destinação de recursos, quanto do gerenciamento destes setores no Município.

Fonte: CMM

Confira também

Prefeitura de Muriaé modifica lei que regulamenta a utilização dos cemitérios municipais

Dentre os projetos discutidos e votados na sessão dessa terça-feira (13) da Câmara Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *