Home / Notícias / Governo / Projeto de lei reserva vagas para gestantes em estacionamentos em Muriaé

Projeto de lei reserva vagas para gestantes em estacionamentos em Muriaé

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que institui a reserva de vagas de estacionamento em ruas, avenidas, estabelecimentos comerciais e shoppings para gestantes e mães com crianças de colo no âmbito do município de Muriaé.

O projeto, de autoria do vereador Manoel Carvalho, assegura a reserva de vagas preferenciais para gestantes durante todo o período gestacional e pessoas acompanhadas por crianças de colo com até dois anos incompletos. De acordo com o projeto, as vagas deverão ser em número equivalente a três por cento do total, no mínimo, uma vaga, devidamente sinalizada. A proposição não afetará as vagas já existentes no município e reservadas a idosos e pessoas com deficiência.

Nem todas mulheres precisarão da vaga, principalmente quando a criança não mais requerer, assim a vaga será utilizada por outra que esteja precisando ocupar o espaço. Toda gestante é uma pessoa com mobilidade reduzida e não apenas nos meses finais da gravidez, mas também nos primeiros meses. Segundo os médicos, o primeiro trimestre é o mais crítico, pois nesta fase acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto. Nos meses seguintes, o ganho de peso e o crescimento da barriga geram grande sobrecarga na coluna vertebral e no sistema cardiorrespiratório, gerando desconforto e cansaço.




“Muitas gestantes ou mães com criança de colo necessitam ter facilidade na hora de busca um comércio ou fazer qualquer tipo de serviço em locais públicos ou comerciais, sendo que a situação em que se encontram com filhos de colo ou em gestação requer um cuidado maior por parte de todos. Essa atenção dada a mulher não é um privilégio, mas sim uma necessidade momentânea”, afirmou o vereador Manoel Carvalho.

A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciada pelos vereadores.

Fonte: Guia Muriaé




Confira também

Enquete: qual foi o vereador mais atuante neste ano em Muriaé?

oO Guia Muriaé lança uma nova enquete com o intuito de descobrir a aprovação dos …

Um comentário

  1. Parabéns ao vereador Manuel Carvalho, por este projeto humanitário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *