Câmara de Muriaé aprova oferta de terapias complementares como acupuntura, zumba e quiropraxia pelo SUS

De autoria do vereador Dr. Frederico, a proposta prevê a prática de terapias complementares dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Projeto segue para análise do Executivo.

Guia Muriaé no WhatsApp

Dentre os projetos discutidos nesta semana, a Câmara de Muriaé aprovou o projeto de Lei Nº 273/2021, de autoria do vereador Dr. Frederico, que estabelece no âmbito do Município de Muriaé o atendimento pelo SUS de práticas de técnicas de terapias complementares dentro das Unidades Básicas de Saúde do Município.


O projeto envolve a promoção, a prevenção da saúde e a prevenção de doenças através de práticas que utilizam recursos naturais e atividades físicas. Estabelece a implantação de práticas integrativas e complementares dentre as suas diversas modalidades, tais como massoterapia, fitoterapia, terapia flora, acupuntura, cromoterapia, aromaterapia, quiropraxia, ortomolecular, ginástica terapêutica, terapias da respiração, acupuntura, quiropraxia, capoeira e zumba. Assim, como propõe o estimulo à utilização de técnicas de avaliação e tratamento das práticas integrativas e complementares e a divulgação de benefícios decorrentes destas atividades.

O autor afirma que as práticas vão “contribuir com a melhora da resolubilidade do sistema em si, promover a racionalização das ações de saúde e estimular as ações referentes ao controle e pa11icipação social da população”. E justifica que “a implementação destas práticas atende a cartilha dos usuários do SUS, a qual preconiza o direito do usuário de escolher o tratamento desejado pelo mesmo, onde poderá escolher entre o tratamento convencional ou o complementar. A criação de um Centro Especializado viria a favorecer ainda mais a escolha dos referidos tratamentos pelo usuário”.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo