Parte do município de Muriaé é transformada em Patrimônio Hídrico Municipal

Foto: Renato Sigiliano
Nessa terça-feira (27), a Câmara Municipal de Muriaé aprovou a instituição de uma área de mais de 10 mil hectares em Patrimônio Hídrico do Município. Localizada no distrito de Belisário, a área abrange o limite de Muriaé com três municípios da região.

Além disso, a vereadora Miriam Facchini (PSDB) aproveitou a ocasião para realizar uma homenagem aos profissionais de segurança do trabalho de Muriaé, resultando na participação de representantes desta categoria na reunião, com uso, inclusive, da tribuna.

Antes de iniciar a sessão, vereadores receberam a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Urbanismo da Prefeitura de Muriaé e da empresa Geo Brasilis para apresentação e revisão do Plano Diretor de Muriaé.

Muriaé passa a ter área de Patrimônio Hídrico

O projeto que instituiu a área de Patrimônio Hídrico do Município de Muriaé é de autoria do Executivo Municipal, substituindo um projeto que tinha o mesmo objetivo, de autoria do vereador Jair Abreu (PT).

A área, que abrange o distrito de Belisário, chegando ao limites de Muriaé com Miradouro, Ervália e Rosário da Limeira, foi delimitada por estudos acadêmicos que chegaram ao Executivo e Legislativo após envolvimento dos moradores e lideranças do Distrito.

Segundo o Poder Executivo, o objetivo é preservar a região, promovendo a sustentabilidade e impulsionando o envolvimento social na construção de uma política municipal de proteção dos recursos hídricos.

A aprovação na Câmara, seguindo o projeto para a sanção do Executivo, atende uma antiga reivindicação dos moradores da região que são contrários a exploração de minério e acreditam que a transformação da área em Patrimônio Hídrico Municipal irá coibir tal prática nesta área de Muriaé.

A Prefeitura de Muriaé acredita que “os municípios são os entes políticos que podem integrar e alinhar, no seu território, a execução de políticas de gestão de recursos hídricos, proteção ambiental, saneamento, saúde, ordenamento territorial e outros, para fins de apoiar a construção de uma nova cultura de cuidados da gestão integrada do meio ambiente”. Desta forma, defende que “os municípios têm papel fundamental na geração e monitoramento de informações sobre aspectos de interesse para a gestão das águas”.

Profissionais de Segurança do Trabalho são homenageados

Antes dos vereadores discutirem sobre os projetos que deram entrada na Casa e serão votados nas próximas reuniões, a vereadora Miriam Facchini realizou uma homenagem a todos os profissionais de Segurança do Trabalho pelo Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, lembrado no dia 27 de novembro.

Vários engenheiros e técnicos estavam presentes e falaram sobre a importância deste trabalho para o bem estar da população. A vereadora entrou com uma Moção de Congratulações e Aplausos que foi aprovada pelos vereadores e será entregue a representantes da categoria na próxima reunião.

Executivo leva à Câmara discussão do Plano Diretor Municipal

Antes da sessão, foi realizada uma reunião que envolveu a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Urbanismo, com a presença do secretário Aderbal Fernandes da Silva e da secretária adjunta Maita Andrade Machado, juntamente com representantes da empresa Geo Brasilis para apresentação e revisão do Plano Diretor de Muriaé.

Assim como vem percorrendo várias localidades de Muriaé, envolvendo diversas lideranças e comunidades, o Executivo incluiu em sua agenda de discussões uma reunião com o legislativo antes da conclusão deste planejamento.

Fonte: CMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre