Beatificação de Nhá Chica deve estimular o turismo religioso em Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

Nhá Chica

No próximo sábado (4), o representante do papa Francisco, prefeito da Congregação da Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato, desembarca em Minas Gerais. Em Baependi, no Sul do Estado, ele vai presidir a celebração que marcará a primeira beatificação de uma mineira, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica.

Cerca de 40 mil pessoas, entre romeiros e peregrinos de todos os cantos do Brasil, são aguardados para a cerimônia que vai contar com a participação do governador Antonio Anastasia. A celebração é tema do Palavra do Governador desta semana.

“Nós temos agora essa grande oportunidade de ter uma filha de Minas beatificada, nascida muito humilde, muito pobre na cidade de São João del-Rei, mas que fez toda a sua vida no município de Baependi, no Sul de Minas, uma vida dedicada ao amor ao próximo, à devoção a Nossa Senhora da Conceição, à devoção aos mais pobres, só fazendo o bem. Nhá Chica, durante o século XIX, foi uma grande referência de uma pessoa boa no sentido amplo dessa expressão. E agora, reconhecidos já os seus milagres, o grande trabalho que realizou e também a devoção das pessoas que vão a Baependi pedir a sua proteção, houve o reconhecimento pelo Vaticano da beatificação”, explica Anastasia.

Em Baependi, assim como em todo o estado de Minas Gerais, o governo estadual tem investido para acolher bem os turistas, vindos de diferentes locais do país. A infraestrutura necessária à realização da celebração, incluindo questões de saúde, segurança, abastecimento de água, geração de energia elétrica, banheiros públicos e limpeza urbana, estão sendo adequados pelo Governo do Estado.

O Estado também está apoiando a capacitação de pessoal para atender aos visitantes durante permanência na cidade e está readequando informações turísticas na região. O Governo de Minas está empenhado em oferecer, juntamente com a Prefeitura de Baependi, todo o suporte necessário à estadia dos romeiros, que chegarão ao município a pé, a cavalo ou de ônibus. A intenção é estimular também o turismo religioso como mais uma forma de atração de investimentos e geração de empregos de qualidade e renda para os mineiros.

“Nós temos cerca de 60% do patrimônio histórico brasileiro no território de Minas Gerais. Temos aqui igrejas reconhecidas internacionalmente. Ouro Preto, a antiga capital, Vila Rica, é um patrimônio da humanidade, como também o é Diamantina. Nós temos tantas cidades históricas e Baependi é uma delas. Tenho certeza de que a cidade que já é, hoje, um destino imenso, já que o santuário de Nhá Chica recebe milhares de turistas religiosos ao longo do ano, agora, com a beatificação, será ainda mais fortalecido e será um destino ainda mais robusto”, afirma o governador.

No Sul de Minas, cidades próximas a Baependi já possuem características turísticas muito fortes, com os municípios que compõe o Circuito das Águas. Segundo o governador, o turista que for demonstrar sua fé na cidade de Nhá Chica poderá aproveitar para conhecer outras riquezas do Estado, como as instâncias hidrominerais, em locais próximos a Baependi.

“Baependi está a dez quilômetros da cidade de Caxambu, uma das principais cidades do Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais. Ao longo dos últimos anos, nós temos nos esforçado muito, no governo, para fazer a restauração dessas instâncias hidrominerais. Tenho certeza, portanto, que o turista que vier apresentar a sua devoção e o seu respeito à Nhá Chica em Baependi terá a oportunidade de conhecer essas outras belas cidades do nosso circuito histórico e do turismo hidromineral, como São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e Lambari, e certamente provar das delícias gastronômicas e experimentar a cura pelas águas”, lembra Anastasia.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo