Prazo de vacinação contra febre aftosa termina neste domingo

Guia Muriaé no WhatsApp

Termina neste domingo (31/05) o prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, doença viral altamente contagiosa que pode ocasionar a morte dos animais. Produtores rurais mineiros que não imunizarem seu plantel, até a data, poderão ser penalizados com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado.

O assessor da diretoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sérgio Monteiro, ressalta que não haverá prorrogação da data de vacinação. Já a declaração de vacinação poderá ser feita até 10 de junho.

Até 31 de maio, o pecuarista também tem a opção de fazer a Declaração Eletrônica de Vacinação contra a febre aftosa por meio do site www.ima.mg.gov.br. O número da nota fiscal de compra da vacina será sua senha para acesso ao sistema do IMA. Ao fazer a Declaração Eletrônica, o produtor deverá também atualizar informações pessoais e da propriedade, como endereço para correspondência e telefones de contato.

Atualização cadastral

Excepcionalmente nesta etapa de vacinação, o IMA permite que os produtores atualizem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade, tendo em vista perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca, desde que a declaração da vacinação contra a febre aftosa seja feita em um dos escritórios do IMA. O prazo termina nesta sexta-feira (29/05).

Alerta sobre as vacinas

Os produtores devem manter as vacinas em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre dois e oito graus centígrados. Uma segunda etapa de vacinação será realizada em novembro deste ano.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo