Conheça mais sobre os homenageados do Dia do Muriaeense 2016

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé realiza na próxima semana a entrega das homenagens do Dia do Muriaeense. Ao todo, serão 65 nomes homenageados com os títulos de Honra ao Mérito, Cidadania Honorária, Comenda Martins da Costa e Mérito Legislativo.

A solenidade comemorativa de outorga acontece na próxima terça-feira (6), às 18h, no anfiteatro do Colégio Santa Marcelina.

Confira abaixo as biografias das indicações de cada vereador e também do prefeito:

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO E CIDADANIA HONORÁRIA

INDICADOS DO VEREADOR ADEMAR CAMERINO

Lei Municipal nº 5.250/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor GERALDO JOVIANO DA SILVA

Geraldo Joviano da Silva nasceu em 24 de julho de 1961 no distrito de Itamuri. Filho de Pedro Teodoro da Silva e Olinda Maria da Silva, é casado com Aparecida de Fátima Fernandes da Silva e pai de Pedro e Francisca. Estudou no distrito, na Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos. Comerciante, dono de conhecido bar de Itamuri, é uma pessoa querida na comunidade, tendo já participado da associação de moradores.

Lei Municipal nº 5.251/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora INIMAR DE FÁTIMA CARNEIRO

Inimar de Fátima Carneiro é filha de Olímpio Carneiro e José Joaquim Carneiro. Nasceu em 29 de julho de 1961 em Muriaé. Graduada e pós-graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM), já lecionou em diversas unidades de ensino de Muriaé, como as escolas municipal São Judas Tadeu, estaduais Américo Lopes, Joaquim de Barros Filho, Engenheiro Orlando Flores, Cônego Américo Duarte, Padre Maximino Benassati, Professor Orlando de Lima Faria e Dr. Olavo Tostes, onde já ocupou os cargos de vice-diretora e diretora. É aplicadora e coordenadora de provas como o ENEM, Prova Brasil e Prova ANA.

Lei Municipal nº 5.252/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor JOSÉ HELIO DE CAMPOS

José Hélio de Campos nasceu em Muriaé no dia 4 de outubro de 1955. Com mais de 30 anos de experiência, já trabalhou no Supermercado da Barra, no Braz e Oliveira, na Orly Veículos e Peças, Mariauto Peças e Serviços, Eloar Auto Peças, Viação Itapemirim e Crispeças Comércio e Serviços. Auxiliar de serviços mecânicos atua hoje de forma autônoma, executando trabalhos em empresas privadas, como o Centro Automotivo Nossa Senhora Aparecida, onde trabalhou como auxiliar geral e auxiliar mecânico. É casado e morador do bairro Primavera.

Lei Municipal nº 5.253/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora LENY ANGÉLICA DE OLIVEIRA NASCIMENTO

Nasceu em 10 de fevereiro de 1962 em Muriaé. Filha de Manoel Francisco de Oliveira Nascimento, mais conhecido como Manoel Arriero, e Maria Magalhães de Oliveira, reside no bairro Santa Terezinha. Graduou em pedagogia na FAFISM com habilitação em administração escolar, sociologia, filosofia da educação e história da educação. Especializou-se em inspeção escolar. Líder comunitária, participou da diretoria da associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha por dois mandatos, sendo idealizadora Corrida do Trabalhador, realizada em 1º de maio desde 1988. Atualmente está na direção da Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, onde realizou seus primeiros estudos.

Lei Municipal nº 5.254/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora LUCIMAR DE SOUZA AMORA FREIRE

Casada com Celso Luiz Gonçalves Freire, é mãe de Gabriel e Gabriela. Graduada em Gestão Pública e Políticas Sociais, trabalha na Defensoria Pública de MG. Foi contemplada por três anos com a medalha de melhor servidora pública da Defensoria da Regional Mata 2. Atualmente é coordenadora da Pastoral Carcerária de Muriaé. Construiu na Penitenciária local a Fábrica de Vassouras Caminhos da Liberdade, o Galpão de Cursos Profissionalizantes e Estudo e a Biblioteca para remissão por leitura. Coordenadora da Pastoral da Criança por 15 anos e presidente da APAC de Muriaé, é membro diretora do Conselho da Comunidade. Em 2015, foi agraciada com a Comenda José Alencar.

INDICADOS DO VEREADOR CARLOS DELFIM

Lei Municipal nº 5.255/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor ELY DEMARQUE DE OLIVEIRA

Ely Demarque de Oliveira aos 8 anos de idade, estudava, pela manhã, no Colégio Orlando Flores, e a tarde, trabalhava com o pai, Manassés Mello de Oliveira, seu grande ídolo, como homem sério, trabalhador e dedicado à família que era. Com os pais e irmãos, abriu uma loja de material de construção. Quando findou a sociedade, restou a Ely um caminhão e ele foi trabalhar como caminhoneiro, percorrendo as estradas de Norte a Sul do país. Por saudade da família, retornou a antiga atividade e abriu uma loja de materiais de construção e de terraplenagem na Avenida Constantino Pinto. Emprega, hoje, vários trabalhadores diretos e indiretos, o que faz deste muriaeense um grande vencedor.

Lei Municipal nº 5.256/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor CLÁUDIO DE MELO BAIÃO

Cláudio de Melo Baião, nasceu em Belo Horizonte em 1955. Filho de Neyder Dias Baião e Ethel de Melo Baião, conheceu Muriaé em 1980, cidade que se apaixonou e casou com Edila Imaculada Cunha Baião. Tem dois filhos, o advogado e empresário Lucas Gurgel Cunha Baião que aqui reside e o empresário Bruno Gurgel Cunha Baião que mora em Leopoldina. Semeador de preceitos morais e éticos, sempre buscou com afinco a realização de seus sonhos, tendo trabalhado como diretor técnico nas empresas Marcopolo e AçoMinas/Gerdau. Em 1990, numa nova empreitada, descobriu seu tino comercial e desde então atua no ramo de comércio e representação, mantendo negociações com os maiores supermercados do estado fluminense. Tem domicilio em Bom Jesus da Cachoeira, onde se intitula um agitador cultural, promovendo encontros de carros antigos, seu grande hobbie e paixão.

Lei Municipal nº 5.257/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor JAIR SOARES

Jair Soares é filho de Azárias Soares e Agripina de Paula Soares. Nasceu em 09 de março de 1970 em Bom Jesus da Cachoeira, na fazenda Pedra Grande. Tem 11 irmãos e é casado com Sandra Aparecida Carneiro Soares e pais de dois filhos: Maria Clara e Jaíne Paulo. Trabalha no ramo de vendas de crediário e atualmente é morador do bairro Santana.

Lei Municipal nº 5.258/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor ROBERTO WILLIAN ALVARENGA PACHEGO

Roberto Willian Alvarenga Pacheco nasceu em 20 de fevereiro de 1961 em Laranjal. Filho de José Manoel Pacheco e Marlene Alvarenga Pacheco, formou em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especializou em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Mora há 18 anos em Muriaé onde trabalha no Dornelas Casado com Jucinea de Fátima Ribeiro Pacheco, é pai de Rafaela e Roberta.

Lei Municipal nº 5.259/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor WILLIANS SANTIAGO DA SILVA

Willians Santiago da Silva é filho de João Loca da Silva e Olivia de Jesus Santiago. Nasceu em 30 de setembro de 1966 em Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. Morou em Nova Holanda, periferia de Bom Sucesso onde teve uma infância e adolescência difícil com seus 7 irmãos. Filho de pais guerreiros e honestos, superou barreiras e aos 23 anos veio morar em Bom Jesus da Cachoeira. Aqui, conquistou muitos amigos e ficou muito conhecido em toda região por ser bom jogador de futebol. Formou família, com 7 filhos, trabalhou no postos Vale do Sol, Bela Vista e Presidente. Trabalhou também no ramo de confecções e montou uma empresa de segurança chamada WT Segurança que presta hoje excelentes trabalhos em Muriaé e toda a região.

INDICADOS DO VEREADOR DAVID LACERDA

Lei Municipal nº 5.260/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor CARLOS EDUARDO SOUZA CASTRO

Carlos Eduardo Souza Castro nasceu em Juiz de Fora, em 01 de agosto de 1972. Filho de Wilson Batista de Castro e Nilma Nice de Souza Castro, tornou-se pastor pela Universidade Metodista de São Paulo. Sua primeira nomeação pastoral ocorreu em 2005 para a Igreja Metodista em Cobilândia, Vila Velha, Espírito Santo, onde permaneceu até 2010. Posteriormente, teve sua segunda nomeação pastoral em 2011, para a Igreja Metodista Vila Valentim, em Muriaé, a qual exerce o ministério pastoral atualmente. Seu lema e meta é ganhar vidas para Cristo e fazer de cada vida um discípulo de Jesus. Casou em 1999 com Érica Vieira Castro, com quem teve dois filhos, Pedro Henrique e Ana Sophia.

Lei Municipal nº 5.261/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor OZIEL FREITAS DE ALMEIDA

Oziel Freitas de Almeida nasceu em 11 de dezembro de 1947, em Muriaé. Filho de Sinval Henrique de Almeida e Thereza Freitas de Almeida, casou-se com Ilma Lacerda de Almeida e é pai de Onésimo. Considera a família seu maior tesouro e motivo de felicidade. É técnico em contabilidade pelo antigo Centro Educacional de Muriaé (CEM), mas, dedicou-se as atividades do comércio, com sua família. Possui enorme satisfação por ter participado com seu pai e seu tio Dorval Henrique do loteamento da ¨Vila Valentim¨ no final da década de 60 e 70, contribuindo decisivamente para o avanço da cidade naquela região. Cristão evangélico é membro da Igreja Metodista Valentim.

Lei Municipal nº 5.262/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor RODRIGO DO CARMO CASTRO

Rodrigo do Carmo Castro é do distrito de Boa Família. Filho de Moisés Soares de Castro e Iêda do Carmo Castro, mudou-se aos 12 anos para Muriaé onde terminou o ensino médio, formando-se em Técnico em Contabilidade na Escola Estadual Prof. Orlando de Lima Faria. Funcionário Público Municipal desde 1996, já trabalhou em diversos Setores e Cargos. Efetivou-se em 2004, após aprovação em concurso público no cargo de Agente Tributário, sendo atualmente Coordenador do Setor de Frotas da Prefeitura de Muriaé. Católico, é frequentador Assíduo do Terço dos Homens, na Paróquia do Rosário. Tem, em sua família, seu bem mais precioso, e, em Deus, seu guia e fortaleza.

Lei Municipal nº 5.263/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora ROGÉRIA RODRIGUES DE SOUZA OLIVEIRA

Rogéria Rodrigues de Souza Oliveira nasceu em 27 de fevereiro de 1971 em Muriaé. Filha de Francisco Rodrigues de Souza e Darcy de Freitas Souza, cursou magistério na Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, graduando em Matemática na Faculdade Santa Marcelina e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa. Possui especialização em Psicopedagogia. Funcionária pública da rede municipal de ensino desde 1991, teve passagem marcante por 15 anos pela E. M. Cleria Ticon Carneiro, no Santana, onde foi diretora por 4 anos. Atualmente, é diretora da E. M. Clara de Castro Rogério, no Porto. Foi Conselheira Municipal de Educação, Conselheira do FUNDEB e integra o Conselho Administrativo do MURIAÉ PREV. Casada com Márcio Ottoni Larieu de Oliveira, é mãe de Gabriel e Gustavo.

Lei Municipal nº 5.264/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor WALTER FONSECA DE ALMEIDA

Walter Fonseca de Almeida nasceu em 14 de outubro de 1942, em Boa Família. Filho de Mário Henriques de Almeida e Olivia de Almeida Fonseca, aos 10 anos de idade, começou a trabalhar em uma oficina mecânica, onde aprendeu a profissão de torneiro mecânico. No dia 18 de julho de 1964 casou com Edi Carvalho Almeida, tendo 3 filhos, 2 filhas e 11 netos, família esta que é motivo de orgulho e gratidão a Deus. Foi também com Edi que iniciou sua vida empresarial, sendo proprietário há mais 40 anos da Pedreira Muriaé, na Fazenda Barra Alegre. Também é proprietário de duas lojas do mesmo ramo, gerando emprego e renda para diversas famílias, tendo apoio de dois de seus filhos nos negócios da família.

INDICADOS DO VEREADOR DEVAIL

Lei Municipal nº 5.265/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor ADAIR BALBINO DE ARAÚJO

Adair Balbino de Araújo nasceu em 10 de janeiro de 1975 em Vermelho. Caçula dos 12 filhos de Jesus Francisco de Araújo e Laudelina Balbina de Jesus, estudou na Escola Ribeirão Vermelho. Aos 10 anos, começou a trabalhar na Fazenda do Sr. Candido e aos 16, tornou-se servente, sendo promovido, após um ano de experiência, a função de pedreiro. Aos 19 anos foi morar com a irmã e tornou-se independente. Trabalhando por conta própria, adquiriu imóveis, reformou a casa dos pais e abriu sua própria empresa. Com Valdineia Soares constituiu família, tendo duas filhas, Dara e Dafnee. Possui uma vida estabilizada e credita suas conquistas a sua mãe e a sua força e empenho para vencer.

Lei Municipal nº 5.266/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora JÚLIA MARIA DE OLIVEIRA

Júlia Maria de Oliveira nasceu em 23 de outubro de 1958 na fazenda Antônio José Monteiro de Castro. Filha de Geraldo Ribeiro de Oliveira e Maria Vitorina de Oliveira, começou a trabalhar aos 7 anos de idade nas lavouras de café, milho e cana. Estudou na escola rural desta fazenda com a professora Nilza Olivier Monteiro de Castro, e na Escola Ribeirão Vermelho. Trabalhou em várias casas de família a partir dos 17 anos, tendo morado em Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Com 29 anos de idade começou a trabalhar na firma Tjaner, onde conheceu seu esposo. Em 1989, retornou para Muriaé onde criou seus 3 filhos. Já foi presidente da Associação de Moradores de Vermelho e, atualmente, trabalha nos Correios do Distrito.

Lei Municipal nº 5.267/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor LINDOLFO ALVES DIAS

Lindolfo Alves Dias nasceu em Miradouro em 29 de dezembro de 1967. Filho de José Gabriel de Arêdes Dias e Maria Alves Dias, mudou-se para Muriaé aos 7 anos. Aos 12, já trabalhava em um pequeno comércio do pai. Morou um pequeno período no Rio de Janeiro e no norte de Minas, onde conheceu sua esposa Jandira. Retornou a Muriaé, onde nasceu suas filhas Nathália e Júlya. Foi pizzaiolo, garçom, vendedor e eletricista. Trabalhou na Energisa, onde foi peça fundamental na integração entre várias equipes da empresa. Ao desligar-se desta empresa, montou com a esposa a “Elétrica Padrão”, uma referência em todo tipo de serviços elétricos e materiais. Colabora na formação de novos técnicos em eletricidade, oferecendo estágios em sua empresa.

Lei Municipal nº 5.268/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora SANDRA APARECIDA DA SILVA SECCO

Sandra Aparecida da Silva Secco nasceu em 24 de fevereiro de 1968 na fazenda da Grama, em Pirapanema. Filha de Mário José da Silva e Maria da Conceição Silva, é fruto de uma família embasada na união e no amor pelo conhecimento, influenciada principalmente por seu pai. O trabalho fez parte de sua realidade desde os 8 anos, mesclando atividades rurais às brincadeiras da infância. Aos 12 anos, começou a se interessar pela costura, iniciando sua profissão em empresas produtores de roupas íntimas. Aos 19 anos, casou com Wanderley da Rocha Secco e teve dois filhos: Djeison e Andriele. Aos 40 anos, com ajuda de sócios, construiu sua própria empresa de roupas de bebê: Djiele, que é uma marca de grande destaque na região e em crescimento constante.

Lei Municipal nº 5.269/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora SONIA MARIA DA SILVA BRAGA

Sonia Maria da Silva Braga nasceu em Boa Família, em 4 de fevereiro de 1957. Filha de Antônio Faustino da Silva Filho e Maria da Conceição Silva, é casada com João Batista Braga e mãe de Hygo da Silva Braga. Residiu alguns anos no Rio de Janeiro, voltando para Boa Família em 1981. Mudou-se para Vermelho em 1984 e iniciou os trabalhos do Posto de Medicamentos e montou a Drogaria Santa Tereza, que recebeu este nome em homenagem a padroeira de Vermelho. É ministra da palavra na Igreja Santa Tereza D´Ávila, e grande incentivadora do Grupo Florecer da 3ª idade de Vermelho. Fez magistério na Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, tendo lecionado na escola de Vermelho. Atualmente é Juíza de Paz do Cartório do Distrito de Vermelho e Pirapanema.

INDICADOS DA VEREADORA HELENA CARVALHO

Lei Municipal nº 5.270/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor LUIZ GARCIA AMARAL

Luiz Garcia Amaral nasceu em 07 de janeiro de 1954. Filho de Otávio Amaral Barroso e Geralda Garcia do Amaral, atuou em todas as emissoras de rádio de Muriaé com programas de grande audiência. Na Rádio Atividade, antiga Princesa da Mata, teve um programa de grande repercussão, ajudando as pessoas necessitadas com cestas básicas, e até material para construção. No esporte, criou a Copa 8-7-0 de futebol, que durante 8 anos divulgou o nome de Muriaé e dos clubes envolvidos a toda Zona da Mata. Formado em jornalismo, atualmente é narrador esportivo, repórter e comentarista. Representa uma grande emissora de rádio de Minas Gerais, que é a Rede Gerais de Rádio, que conta com várias emissoras em todo o estado de Minas.

Lei Municipal nº 5.271/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor JOSÉ JACYNTHO CHAVES

José Jacyntho Chaves nasceu em 12 de janeiro de 1932 em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Filho de Guilherme Jacyntho Chaves e Georgina Maria Chaves, casou com Eva Gall Chaves. Possui 14 filhos, sendo 4 adotivos. Personalidade forte, persistente em sua caminhada e muito solidário, é conhecido em todo São Cristóvão por sua dedicação a limpeza e beleza natural das árvores do bairro. Ser humano simples, de firmeza e virtudes, sua indicação foi efetuada pela observação de uma moradora de seu bairro, que acompanha há muitos anos seu hábito frequente em doar seu tempo em prol do bem comum. Sua vida foi sempre baseada em Francisco de Assis, discípulo de Jesus, pautado na seguinte frase: “Filho meu, faz esposo da pobreza, emprega sua vida na força do bem”.

Lei Municipal nº 5.272/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora MARIA APARECIDA BOUZADA FERRAZ

Maria Aparecida Bouzada Ferraz nascida em 19 de agosto de 1961, residiu em Cachoeira Alegre ate os 9 anos de idade, quando sua mãe Maria Aparecida a enviou para Muriaé para continuar seus estudos. Em 1979, formou em Magistério no Colégio Santa Marcelina. Iniciou a profissão de professora em 1992 nos distritos de Itamuri e Boa Família. Atuou em escolas da Prefeitura de Muriaé e do Estado de Minas Gerais. Em 2005, habilitou-se no Magistério Superior na Universidade Federal de Viçosa. Atuou no magistério, na área de alfabetização até agosto de 2016, na Escola Estadual Desembargador Canedo.

Lei Municipal nº 5.273/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor RENATO BERNARDES DA SILVA

Renato Bernardes da Silva nasceu em cinco de fevereiro de 1970 em Carangola. Mudou para Muriaé aos 4 anos de idade com os pais Osvaldo Bernardes e Eni Ferreira da Silva. Tem um irmão. É casado com Amália de Castro e pai de Matheus. Dedicou sua vida aos estudos e trabalho. Estudou informática e se formou técnico em contabilidade em 1988. Investiu grande parcela da sua vida aprofundando seus conhecimentos na lei que estabelece normas para licitações e contratos administrativos. Concursado pela Prefeitura de Muriaé desde 1995, atua hoje como diretor administrativo do Demsur. Nestes vinte e dois anos como estatutário, Renato deu grande contribuição ao serviço público em Muriaé.

Lei Municipal nº 5.274/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor TEODORICO TORRES NETO

Teodorico Torres Neto nasceu em Muriaé no dia 17 de Fevereiro de 1956. Filho de Agripino Torres e Bárbara de Oliveira possui 12 irmãos. Casado com Maria Aparecida, tem 2 Filhos: Théo e Thalyta, 4 netos ( João Paulo, Laura, Luísa e Elisa). Formou em Ciências da FAFISM. Juntamente com seu irmão Soney fundaram o Foto Torres do Centro e as lojas Thalythéo Presentes e Foto Torres da Barra. Trabalhou por muitos anos com Fotografias e Filmagens, sendo pioneiro em transmissão esportiva por Tv em Muriaé. Também foi redator esportivo para vários jornais de Muriaé. Fundou a Loja Maçônica Seareiros da Paz Muriaé, Loja Maçônica Acácia Limeirense, Or. De Rosário da Limeira. Foi pres. da Assoc. dos Moradores do Bairro Bico Doce. Fundador e redator do Blog “Bola na Rede “é colunista Esportivo da coluna Gazebolando e colaborador Esportivo do Gazeta de Muriaé. Assim é a história desse grande Homem.

INDICADOS DO VEREADOR JAIR ABREU

Lei Municipal nº 5.275/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor JORGE LUIZ DE SOUZA

Jorge Luiz de Souza, mais conhecido como “Varrido”, nasceu em Muriaé em 16 de setembro de 1971. Casado com Luciane Aparecida Vieira Pereira de Souza, tem dois filhos, Ana Carolina e Elson Neto. Aos 16 anos, começou a trabalhar como mecânico e hoje é considerado um grande profissional nessa área, trabalhando na Mecânica Vasmá, de propriedade de sua família. Participa, com a sua esposa, do Lions Clube Centro, onde hoje é vice-presidente. Nascido de família simples, herdou a vontade de ajudar aos que mais necessitam. Para isso, conta com a ajuda de sua esposa, empresas e a população de nossa cidade, já tendo ajudado o Hospital São Paulo com equipamentos, principalmente no setor de hemodiálise, estando hoje com uma nova campanha para a doação de uma máquina de hemodiálise para o CTI.

Lei Municipal nº 5.276/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense a Ilustríssima Senhora MARIA DOS ANJOS OLIVEIRA MARTINS

Maria dos Anjos Oliveira Martins nasceu na cidade de Dona Euzébia, em 2 de agosto de 1966. Com quatro anos veio para Muriaé com seus pais Antônio de Oliveira Ruela e Maria das Dores Ferreira Ruela, a Nininha. Formou-se em Filosofia pela Faculdade Santa Marcelina, concluindo em seguida o curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Educação. É professora na rede Municipal de Muriaé há 32 anos, sendo apaixonada pela alfabetização. Contadora de histórias, incentiva a leitura e o crescimento intelectual das crianças por meio de um Projeto Literário em que empresta livros comprados com seu próprio salário. Ela dividi essa honraria com seus pais, que aqui vivem e se orgulham de trabalhar por mais de 35 anos, ajudando a construir a história de nossa cidade.

Lei Municipal nº 5.277/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense a Ilustríssima Senhora MARIA ELEUZA CABRAL RIBEIRO

Maria Eleuza Cabral Ribeiro nasceu em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, em 30 de setembro de 1959. É filha de Antônio Cabral e Izabel Costa Martins Cabral. Casada com Luzimar Martins Ribeiro, com quem tem três filhos: Thiago, Matheus e Hadassa. Mudou-se para Muriaé em Janeiro de 1983, adotando a cidade em seu coração. Ingressou no magistério do Estado de Minas Gerais, onde atua no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano. Já foi Vice-Diretora e desde 2011 é Diretora da E.E. Prof. Mário Macedo. Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina. Também possui várias especializações, entre elas: Meio Ambiente pela UNIGRANRIO e Fundamentos da Prática Interdisciplinar pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lei Municipal nº 5.278/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor PAULO ROBERTO GONÇALVES ALVARENGA

Paulo Roberto Gonçalves Alvarenga nasceu em Laranjal, em 10 agosto de 1956. É filho de Fernando Leite Alvarenga e Iana Gonçalves Alvarenga, residindo em Muriaé há mais de 20 anos. Concluiu seus estudos em 1982, formando em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Iniciou seus trabalhos em Muriaé em 1984, no Hospital São Paulo, fazendo plantão no pronto socorro. Casado com Jucélia de Fátima de Bem Alvarenga, é pai de três filhos: João Paulo, Gabriel e Maria Paula. Desde 2007, trabalha na rede pública municipal, no PSF do bairro Patrimônio São José, onde realiza um trabalho humanizado, digno do compromisso firmado no dia de sua formatura. Por seu empenho, é reconhecido por todos que necessitam de atendimento não só neste PSF, mas em outros de nossa cidade.

Lei Municipal nº 5.279/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor ROBERTO RIBEIRO DOS SANTOS

Roberto Ribeiro dos Santos, conhecido como “Chuim”, nasceu em Belo Horizonte no dia PRIMEIRO de fevereiro de 1959. Filho de Adelina Ribeiro dos Santos, é caçula de dois irmãos e pai de uma filha, Larissa Luiza da Silva Santos. Com 9 anos, ficou órfão de sua mãe, sendo encaminhado à Fundação Estadual do Bem Estar do Menor – FEBEM de Muriaé. Foi acolhido também pela família de Antero e Dona Albina, que o consideram como filho. Aos 17 anos, foi convidado pelo então diretor, Raul Messias Franco, com apoio da Promotora de Justiça, Dra. Maria Angélica Amarante, para trabalhar como monitor na unidade FEBEM Dom Delfim, onde desempenhou suas atividades por 24 anos. Em 2001, foi convidado pelo então vice-prefeito Jair Abreu para assumir como monitor na coordenação do Projeto Jovem Cidadão. Atualmente é funcionário da SEDESE, à disposição da Prefeitura de Muriaé.

INDICADOS DO VEREADOR SARGENTO JOEL

Lei Municipal nº 5.280/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor ADILSON MARQUES DE OLIVEIRA

Adilson Marques de Oliveira nasceu em Varre-Sai, no estado do Rio de Janeiro, em 05 de janeiro de 1974. Filho de Gildo Marques de Oliveira e Ziza Ferreira, formou-se em Ciências Contábeis pela Unig, em 2006, e, em 2014, especializou-se em Direito Tributário pela UCAM. Entre 1992 e 1993 morou em Teresópolis, Estado do Rio, onde trabalhou como auxiliar de Almoxarife no hotel Caxangá. Retornou a Varre-Sai em 1994 para trabalhar na Prefeitura como auxiliar de contabilidade. Em 1996 foi nomeado em concurso público na Prefeitura de Varre-Sai, tornado-se responsável pela Divisão de Bens Patrimoniais entre 1997 e 2007. Neste mesmo ano, foi nomeado Controlador e Auditor Interno, permanecendo até 31 de dezembro de 2008. Em 2009 foi nomeado em concurso público para a Prefeitura de Muriaé. Em nossa prefeitura já passou pela Coordenação do Setor Fiscal e hoje está na Coordenação do Setor de Dívida Ativa do Município.

Lei Municipal nº 5.281/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor AMAURI OLIVEIRO ARCANJO

Amauri Oliveira Arcanjo nasceu em 10 de maio de 1968, em Juiz de Fora. É filho de Luiz Carlos Arcanjo e de Vera Lúcia de Oliveira Arcanjo. Casado com a Andrea Nascimento Oliveira Arcanjo, possui três filhos, Priscila, Danielle e Leonardo. Delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar de Muriaé, já trabalhou na chefia da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados da Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações. Oriundo da Escola de Sargentos das Armas, incorporou às fileiras do Exército em 02 de fevereiro de 1987, no 10° Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Juiz de Fora. Na vida civil é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Já foi agraciado com a Medalha Militar de Prata, Medalha Corpo de Tropa Ouro, Medalha Sargento Max Wolf Filho, Medalha do Pacificador e a Medalha da Ordem do Mérito Militar, grau cavaleiro.

Lei Municipal nº 5.282/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor GREGÓRIO JOSÉ LOURENÇO SIMÃO

Gregório José Lourenço Simão é de Uberlândia. Filho do jornalista Agenor Simão e da radialista Aníria Alves Simão, é pai de Reinner Rodrigues e Nathália Rodrigues. Casado com Luciana Archete, reside em Muriaé desde janeiro de 2016. Jornalista, radialista e escritor, formou-se na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. É filiado à Federação Nacional de Jornalistas, ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, à Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica, à Federação Internacional de Jornalistas e a Associação Internacional de Jornalistas na Europa. Trabalhou na TV Bandeirantes, na TV Cidadania e na Rádio e TV Colunas do Triângulo; nos jornais Gazeta e O Tempo e nas revistas Impacto e AB Classificados, que circula em Bruxelas, na Bélgica. Membro do Rotary Club Muriaé Norte e do Lions Club Muriaé Centro, atualmente é colunista político do jornal Folha do Sudeste e Fundador do Portal de Notícias Rádio e TV Cidadã de Muriaé.

Lei Municipal nº 5.283/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor LYDIO MIGUEL BANDEIRA DE MELO

Lydio Miguel Bandeira de Melo é médico pediatra, com mais de 40 aos de profissão. Filho de Dr. João Evangelista Bandeira de Melo e Petrina Calcagno Bandeira de Melo, nasceu em Muriaé no dia 29 de outubro de 1947. Cursou faculdade de medicina em Petrópolis e em Muriaé exerceu sua profissão em diferentes bairros da cidade. É concursado na secretaria da saúde do Estado de Minas Gerais. Sua vida política começou em 1992 quando foi eleito vereador pelo PDT e em 1994 assumiu a presidência da Câmara. Foi eleito para 4 mandatos, sendo 2 vezes pelo PMDB. Entre suas atividades parlamentares estão à criação que estabelece o passe livre no transporte coletivo urbano para gestantes carentes do projeto pro-mãe. Como presidente da Casa, implantou as primeiras audiências públicas nos bairros e distritos. Em 2008, criou o projeto porto seco que hoje esta em execução pela atual administração.

Lei Municipal nº 5.284/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor PEDRO ADELINO DA SILVEIRA

Pedro Adelino da Silveira nasceu em Santo Antônio do Glória, município de Vieiras, em 05 de janeiro de 1954. Filho de Antônio da Silveira Dias e Oriza Lourdes Dias, mudou para Muriaé em 1979. Casou em 1985 com Sônia Taranto Cunha da Silveira com quem tem um casal de filhos: Poliana e Pedro Henrique. Já trabalhou no Jocav, Muriauto e Demauto, estando há 16 anos à frente de um estacionamento rotativo de sua propriedade.

INDICADOS DO VEREADOR JUNIOR DA CIVIL

Lei Municipal nº 5.285/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor ALESSANDRO MAXIMINO SILVA FREITAS

Alessandro Maximino Silva Freitas é filho de Eliezer de Freitas e Maria Ângela da Ressurreição Silva Freitas. Nasceu em 19 de janeiro de 1977, em Muriaé. Já trabalhou na empresa de distribuição de alimentos MIRAMAR e no Supermercado Pioneiro. Em 1998 passou no Concurso Público Estadual da área de Segurança Pública, para a carreira na época de Detetive da Polícia Civil. Atualmente, a nomenclatura da.carreira de Detetive foi modificada para Investigador, tendo sido nomeado para tal cargo na data de 18 de .abril de 2000. Desde 2006, vem se elegendo para cargos de diretoria no Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, SINDPOL-MG, estando atualmente como Diretor Seccional do Sindpol-MG trazedo grandes conquistas para a categoria.

Lei Municipal nº 5.286/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor EDUARDO FREITAS DA SILVA

Eduardo Freitas da Silva nasceu em 09 de abril de 1978 em Muriaé. Filho de Maria Graciosa Freitas da Silva e Octacilio Jorge da Silva, casou com Priscila Maciel, tendo os filhos Davi e Isabela. Estudou nas escolas municipal Dr Antonio Canedo, Estadual Silveira Brum,

Estadual Padre Maximino Benassati (Premen ) e no Centro Educacional de Muriaé (Cem). Ingressou na Polícia Militar de MG em 1999, permanecendo ate 2008, quando foi aprovado no concurso publico de delegado de Policia Civil. Cursou a Faculdade Viana Junior em Juiz de Fora e possui ainda cursos de pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora e de aperfeiçoamento e chefia profissional dentro da Polícia Civil de MG. Trabalha em Muriaé como titular da 31ª Delegacia de Policia, no bairro da Gávea.

Lei Municipal nº 5.287/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor JOSUÉ SILVA DE OLIVEIRA

Jusué Silva de Oliveira é do Rio de Janeiro. Casado há 24 anos com Eliana Maria de Castro Oliveira, é pai de Matheus e Gabriela. É pastor, há 12 anos, da Igreja Assembleia de Deus da Barão, no Safira. Também é Investigador de Polícia Civil, com 25 anos de trabalho na polícia, tendo atuado na Delegacia Regional de Muriaé. Está lotado na Especializada em Homicídio, onde já acumula 13 anos de atuação, tendo já passado pela Especializada de Mulheres e Menores, Delegacias de Furtos e Roubo de Veículo, bem como, na de Furtos e Roubos. Durante essas mais de duas décadas servindo a segurança pública, já contribuiu para elucidação de vários crimes de repercussão na região, tendo recebido o Troféu o Tira, honraria dado pela Polícia Civil aos policias de destaque.

Lei Municipal nº 5.288/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor LUCIANO FERREIRA

Luciano Ferreira nasceu em 18 de agosto de 1975 em Muriaé. Filho de Telêmaco Hipólito Martim, teve uma infância humilde na zona rural de Muriaé, onde passou uma grande parte de sua vida trabalhando juntamente com seus pais e seus irmãos. Atualmente mora em Muriaé com sua esposa Cristiane da Silva Ferreira e seu filho Guilherme da Silva Ferreira. Trabalha como motoboy e atua como pastor da igreja do evangelho quadrangular região 415, pastoreando a igreja de Boa Família.

Lei Municipal nº 5.289/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor PEDRO RODRIGUES DE SOUZA

Pedro Rodrigues de Souza nasceu em 12 de setembro de 1961 em Muriaé. Filho de Jorge Ferreira de Souza e Cormari Rodrigues de Souza, é casado com Alessandra Barbosa de Souza, e pai de Vitória e de Bruno. Formou em Engenharia Civil pelas Faculdades Reunidas General Roberto Lisboa, no Rio de Janeiro. Já trabalhou na Construtora Barbacena, Bamerindos Seguradora, Vera Cruz Seguradora, todos no Rio. Em Muraié, na Império dos Ferros, Empresas Lael Varella, Fundação Cristiano Varella, Memorial Cristiano Ferreira Varela e Casa de Apoio do Hospital do Câncer. É Responsável Técnico da empresa Rodrigues de Souza Projetos do Vale do Aço. Contratado da empresa Electa América Latina, subsidiária da empresa sueca Elekta Limite, sendo responsável pelos projetos nacionais e internacionais de construção de bunkers que abrigam aceleradores lineares que tratam o câncer com radiação.

INDICADOS DO VEREADOR MANOEL CARVALHO

Lei Municipal nº 5.290/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor ALESSANDRO AMARO DA MATTA

Alessandro Amaro da Matta nasceu em 24 de maio de 1973 em Santo Antônio do Glória. É filho de José Clovis da Matta e Armênia Amaro da Matta, casado com Carolina Aló Silva de Meio da Matta e pai de Ian e Alina. Graduado em Direito pela Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro e pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera de São Paulo onde também possui ainda MBA em Gestão Pública. Aprovado no Concurso Público para Delegado de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais em 1998, foi Delegado Titular da 37ª Delegacia de Polícia de Divino, Delegado Titular da 38ª Delegacia de Policia de Tombos, Delegado Titular da Delegacia Especializada no Combate a Furtos e Roubo e ao Tráfico de Tóxicos e Entorpecentes de Muriaé, Delegado Titular da 31ª Delegacia de Polícia de Muriaé, coordenador da Banca Examinadora do Detran de Muriaé e, atualmente, é o Delegado Regional de Polícia Titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia de Muriaé.

Lei Municipal nº 5.291/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor LEONARDO PEREIRA DE MENDONÇA

Leonardo Pereira de Mendonça nasceu em 08 de maio de 1973 em Cataguases. É Filho do fotógrafo Paulo Cesar Fortunato de Mendonça e da bibliotecária Maria das Graças Pereira de Mendonça. Estudou no Colégio Cataguases e Colégio Jesuítas, em Juiz de Fora. Graduou em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Fez residência médica em Cardiologia e em Hemodinâmica. Em 2006, mudou para Muriaé com sua esposa e iniciou o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Hospital Prontocor. Fez o primeiro Cateterismo cardíaco em Muriaé, tornando-se pioneiro nesta-técnica. Em 2010, assumiu a coordenação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital São Paulo. Em 2013, foi abençoado com o nascimento de seus dois filhos, Paulo e Rafael, que são Muriaeenses. Atualmente, trabalha no Prontocor e no Hospital São Paulo.

Lei Municipal nº 5.292/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor JOSÉ LUIZ DE SOUSA

José Luiz de Souza nasceu em 30 de janeiro de 1947 em Muriaé. Comerciante no setor da fabricação de móveis é casado com Adilva Marge de Souza e pai de Luiz Gustavo de Souza, Marcelo de Sousa e Luíza Marge de Sousa.

Lei Municipal nº 5.293/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor MIQUÉIAS OLIVEIRA DO PRADO

Miquéias Oliveira do Prado é Capitão da Polícia Militar instalado na 4ª Região da PM, no 47º Batalhão de Política Militar de Muriaé. Filho de José do Prado e Nadir Oliveira do Prado, é casado com Simone Cristina Secco Belote do Prado e pai de Larissa, Tatiana e Davi. Formou em Ciências Jurídicas Militares, pela Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte. Ingressou na Polícia Militar por meio de concurso público em 1994. Já foi condecorado com as medalhas de Mérito Militar (Grau Bronze), e (Grau Prata), com o Prêmio Guardião da Zona da Mata e Destaque Administrativo da 4ª Região da PM. Foi comandante de Pelotões de Policiamento Ostensivo em vários municípios e em Leopoldina exerceu o comando de Pelotão de Atividade Especializada em Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário. Atualmente, encontra-se no 47º BPM, desde sua instalação em 2007.

Lei Municipal nº 5.294/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor VALDIR LUZIA DE SOUZA

Valdir Luzia de Souza, nascido em 26 de agosto de 1953 no Patrimônio dos Carneiros, onde viveu até os 13 anos de idade. Filho primogênito de Deolivarde Bittencourt de Souza e Luzia Laerte de Souza, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de uma carreira militar, ingressando no Exército Brasileiro em 1971, onde permaneceu por dois anos. Regressou a Muriaé em 1975 para reencontrar sua família, formada por 8 irmaos. Iniciou sua trajetória profissional na Vidraçaria Muriaé, onde teve a oportunidade de trabalhar e crescer ao lado de Geraldo Virgilino de Freitas. Casou com Maria Fátima Souza e é pai de Keila, Marina e Valdir. É maçom e integra a irmandade do Hospital São Paulo, onde desenvolveu trabalhos sociais.

INDICADOS DO VEREADOR REINALDO DORNELAS

Lei Municipal nº 5.295/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor CLÁUDIO ROBERTO VENTURA

Cláudio Roberto Ventura nasceu em Muriaé no dia 13 de abril de 1976. Filho de Sebastião Ventura e Maria Jose Saviano Ventura. Casado com Maria Aparecida dos Santos e pai de Sebastião. Comerciante e Produtor Rural, morador do Bairro Santa Terezinha por 30 anos, hoje reside no Porto Belo, mas considera seus laços com Bairro Santa Terezinha serão eternos. Foi fundador da escola de Samba União do Santa Terezinha juntamente com seu pai e vem realizando os desfiles desta Escola de Samba como Presidente. Em 2012, foi um dos fundadores da Liga Carnavalesca de Muriaé (LlCAMUR) e foi o primeiro presidente da Liga. Criou o projeto para ensinar crianças de 6 a 17 anos a tocar samba, atendendo atualmente 60 crianças na comunidade.

Lei Municipal nº 5.296/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor COSME DA SILVA

Cosme da Silva nasceu em Muriaé em 02 de maio de 1960. Filho de José Antônio Sebastião da Silva e Isaura Custódia da Silva mora há 33 anos no Encoberta. Casou com Maria Sônia da Silva e teve quatro filhos: Vanuza, Vanesca, Viviane e Vagner. Tornou-se carpinteiro de carrocerias aos 21 anos de idade. Católico, sempre dedicado à causa social, fundou a ONG: “Associação Assistência Social Cadeiras de Rodas Vida Amiga”. Cosmão, como é conhecido no Encoberta, há 12 anos se dedica ao que chama de missão: reformar e emprestar cadeiras de rodas, de banho, muletas e perna mecânica, gratuitamente. São mais de 150 equipamentos distribuídos nas cidades do interior de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Seu gesto desperta no próximo a solidariedade e sua recompensa vem em forma de auxilio material para que ele possa continuar ajudando outras pessoas.

Lei Municipal nº 5.297/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor JOSÉ CARLOS FERREIRA

José Carlos Ferreira nasceu em 10 de março de 1947 em Apiacá, estado do Espírito Santo. Filho de Creuto Ferreira da Silva e Sebastiana da Conceição Silva. Mudou para Muriaé em março de 1968, a fim de residir na casa de sua irmã. Seu primeiro emprego foi no posto do aterro, por intermédio do Sr. Olavo Alves de Araújo. Após um ano, trouxe seus pais e irmãos para esta cidade, onde moram até hoje. Casou com Maria Alves Ferreira e tem 3 filhos: Vanessa, Cristiane e Thiago. Considera sua família o grande alicerce de sua vida.

Lei Municipal nº 5.298/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor SEBASTIÃO JOSÉ RODRIGUES FILHO

Sebastião José Rodrigues Filho nasceu em Muriaé em 12 de novembro de 1956. Filho de Sebastião Jose Rodrigues e de Terezinha de Jesus Soares Rodrigues, é casado com Maria Inês Barroso Marques Rodrigues e pai de três filhos: Fabiano, Juliana e Viviane. Iniciou o trabalho na exploração de pedras para construção civil, ainda muito jovem junto com seu pai, o qual era conhecido por todos como “Danguinho”. Permanece no ramo como empresário da Pedreira São Geraldo há quase 50 anos, gerando inúmeros empregos na cidade de Muriaé. Aliando tradição e inovação, acredita no trabalho como força produtora e a família como alicerce para uma sociedade mais justa e feliz.

Lei Municipal nº 5.299/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor SILVIO MÁRCIO BOUSADA SALVATO

Silvio Márcio Bousada Salvato nasceu em Muriae no dia 20 de novembro de 1963. Filho de Geraldo Salvato e Maria das Dores Bousada Salvato, é casado com Nilza Helena de Fátima de Souza Salvato, professora e atual Diretora da E.E. Silveira Brum. É pai de Laís, Silvia e Henrique. É graduado em Administração, pela Universidade Castelo Branco e Pós-Graduado em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Foi nomeado, por meio de concurso público, Escriturário na extinta Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais – Minas Caixa. Cedido ao município de Muriaé, exerceu suas funções na Controladoria Interna Municipal. Atualmente, atua na área de Assessoria e Consultoria das Prefeituras e Câmaras da Região.

INDICADOS DO VEREADOR WOLNIM

Lei Municipal nº 5.300/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor DANIEL JOSÉ DIAS CAMPOS

Daniel José Dias Campos é natural de Miradouro. Filho de Norval Campos e Maria Aparecida Campos, estudou nas escolas Municipal Padre Alfredo Kobal, Alcino Bicalho e Estadual Padre Alfredo Kobal na cidade de Miradouro. Nascido e criado na Zona Rural de Miradouro, aos 18 anos veio para Muriaé e aos 20, foi aprovado no vestibular de Direito na UFJF e em Concurso Público para o cargo de 3° sargento do Exército, tendo se mudado para Três Corações, onde estudou na Escola da ESSA (Escola de Sargentos Armados do Exército). Por meio de uma bolsa de estudos, conquistada pelo ENEM, cursou o sonhado curso de Direito na FAMINAS. Desta forma, abriu mão de sua profissão na função de Sargento e retornou a Muriaé para graduação. Tornou-se Advogado, especializado em Direito Público e Ciências Criminais. Fez parte do quadro Jurídico da Câmara de Muriaé entre os anos de 2012 e 2016. Atualmente encontra se como Procurador Jurídico único na Câmara de Miradouro.

Lei Municipal nº 5.301/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor GUINÉ GARCIA DE SOUZA

Guiné Garcia de Souza, mais conhecido como Betim Guiné, é muriaeense, casado com Adicelis Stanzani, pai de Flaviano Guiné, Flávia Stanzani e Fernanda Amabili. É avô de Yves, Maria Luiza, Stela e Miguel. Técnico em Contabilidade, é um empreendedor bem sucedido em diversas áreas. Exerce há 47 anos a função de contabilista da empresa Guiné Contabilidade, trabalhando também há 35 anos no setor industrial de artefatos de alumínio e ferro nas empresas Muriferro e Murimetal. Além disso, atua há 25 anos, como empresário, no segmento agropecuário. Um muriaeense de sucesso, digno desta honraria.

Lei Municipal nº 5.302/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor JOSÉ ROBSON DA SILVA

José Robson da Silva nasceu em 25 de setembro de 1968 em Palma. Filho de Joaquim Alexandre da Silva e Emília Alexandre da Silva, possui 3 irmãs e 2 irmãos. Casado com Elisângela Ambrósio, tem um filho. Aos 13 anos, trabalhou como guarda-mirim no Forum de Muriaé e aos 17 na loja Imaculada Conceição. Foi um brilhante atirador no TG de Muriaé. Concluiu o ensino médio na E.E Padre Maximino Benassati. Morador do Encoberta, sempre participou de movimentos em prol da sua comunidade. Como voluntário do Projeto Vida, sua atuação foi decisiva para o desenvolvimento cidadão de crianças e jovens da Orquestra de Percussão do CAIC. Fundador da Escola de Samba Unidos da Encoberta e Presidente do Bloco Carnavalesco Sambloco, sua presença abrilhanta o Carnaval de Muriaé. Amaral, como é conhecido por todos é personalidade da Cultura de Muriaé.

Lei Municipal nº 5.303/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora ODETES MAIRA DE OLIVEIRA

Odetes Maira de Oliveira nasceu na fazenda Alegre, em Miradouro. Filha de Izalino Gonçalves Monteiro e Eurides Maria Monteiro, casou com Sebastião Coelho de Oliveira com quem teve dois filhos: Wolney Gonçalves de Oliveira e Vander Gonçalves de Oliveira. Atualmente reside no distrito de Belisário.

Lei Municipal nº 5.304/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora REGINA CELESTE PIMENTEL GLANZMAN

Regina Celeste Pimentel Glanzman nasceu em 15 de março de 1947, em Muriaé, na casa de seu avô materno Francisco Gomes Campos. Filha de Roldão Pimentel e Maria Gomes Campos Pimentel, casou em 1972 com Laerte Glanzmann com quem teve seu único filho Roldão Pimentel Glansmann. Trabalhou durante 31 anos como tabeliã e oficial do registro civil no cartório de Belisário, do qual seu pai foi o primeiro escrivão. Aposentou em 1997 e hoje seu filho, bacharel em direito pela Faminas, ocupa seu lugar.

INDICADOS DO PREFEITO MUNICIPAL ALOYSIO AQUINO

Lei Municipal nº 5.305/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor ALOÍSIO VILELA DA FONSECA

Aloísio Vilela da Fonseca é muriaeense, filho de Valdir Carlos da Fonseca e Rita Vilela da Fonseca. Passou sua infância na comunidade de São João do Glória, Zona Rural de Muriaé. Lá iniciou seus estudos, mudando para Muriaé aos 11 anos , onde concluiu o ensino médio na escola São Paulo, formando em Técnico em Contabilidade . Atua como Funcionário Público Municipal desde 1983, sendo colaborador no Departamento de Pessoal da Prefeitura. É concursado no cargo de Assistente Administrativo, tendo tomado posse em 1991. Casado com Giane de Castro Pereira Vilela, tem dois filhos, Gabriel e Henrique. Evangélico, é membro da Igreja Cristã Maranata , exercendo atualmente a Função de Pastor da Igreja Maranata do Bairro Hélio Araújo ( Bico Doce).

Lei Municipal nº 5.306/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito ao Ilustríssimo Senhor EVANDRO PEREIRA LUZ

Evandro Pereira Luz nasceu em Muriaé em 24 de julho de 1961. Filho de Paschoal Taranto Luz e Maria do Carmo Pereira Luz, formou em medicina na Faculdade de Medicina de Barbacena, cidade onde conheceu sua esposa Maria Cristina Dias Feres Luz, com quem tem 2 filhos, Eduardo e Henrique. Anestesiologista e Acupunturista, trabalha em todos os hospitais de Muriaé. Além da atividade profissional, levou o nome da cidade ao meio da criação do cavalo Campolina, chegando a realizar em Muriaé a primeira Exposição Interligada a Nacional do Campolina. Também defendeu o nome do município no motociclismo, participando de campeonatos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo, sagrando-se campeão da copa Zona da Mata e Bi Campeão da copa Rio-Minas de Motocross. Tem orgulho de ser um cidadão Muriaeense e de poder criar sua família nesta cidade.

Lei Municipal nº 5.307/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor GEOVAH DOS SANTOS ANDRADE

Geovah dos Santos Andrade é filho primogênito de Ormeu de Andrade e Cecília dos Santos Andrade. Nasceu em 16 de fevereiro de 1959 em Mirai. Irmão de Maristela Santos Andrade Freitas e Marise Santos de Andreade, mudou com a família para MURIAÉ em agosto de 1965. Advogado, formado na UFJF, orgulhoso pai de 2 mulheres, Isabella e Júlia, trabalhou 15 anos no Banco do Brasil. Foi empresário, retornou a Muriaé em 2005, onde trabalhou na Câmara Municipal em 2007 e 2008 para, em seguida, transferir-se para Prefeitura. No executivo, desenvolvendo trabalhos na Secretaria Municipal de Relações Institucionais, onde juntamente com o Secretário, Sinval Ferreira da Silva, coordena uma equipe para desenvolvimento de projetos, captação e gerenciamento de recursos estaduais e federais.

Lei Municipal nº 5.308/2016 que concede diploma de Honra ao Mérito a Ilustríssima Senhora MARIA ALICE CATA PRETA REIFF

Maria Alice Cata Preta Reiff nasceu em 03 de abril de 1947 em Divino. Filha de Hermes Wencelau Catta-Preta e Belmira Fonseca Catta-Preta e viúva de Laércio Reiff, reside em Muriaé desde 1985. Graduada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola em Letras-Inglês, é pós-graduada pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais em Língua Portuguesa – Redação. É professora de português em Ensino Fundamental e Médio; e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola e na UNIPAC de Muriaé. Analista Educacional na Superintendência Educacional de Muriaé, leciona Língua Portuguesa, Redação e Literatura no Cetro Cinecista Educacional de Muriaé, na Escola São Paulo, no ETFG-Sebrae, na Equipe e no Pré-concursos. Também é diretora da Escola Técnica de Formação Gerencial de Muriaé, do Sebraé.

Lei Municipal nº 5.309/2016 que concede título de Cidadania Honorária Muriaeense ao Ilustríssimo Senhor SEBASTIÃO LEITE

Sebastião Leite, carinhosamente chamado de Tiãozinho, nasceu em 31 de julho de 1973, em Palma. Filho de Antônio Leite e Maria Testa Leite, tem 4 filhos. Atualmente, está casado com Isabel Cristina Ferreira Leite. Em Muriaé trabalhou como garçom no Hotel Pousada Arrastão e atualmente desempenha a mesma função, no Premium Plaza Hotel. Pessoa notável, que recebe carinho e admiração de todos com quem se relaciona em seu trabalho por sua atuação e dedicação à profissão escolhida.

DIPLOMA DE MÉRITO LEGISLATIVO, MÉRITO LEGISLATIVO IN MEMORIAM E COMENDA LEGISLATIVA MARTINS DA COSTA

Lei Municipal nº 5.310/2016 que concede diploma de MÉRITO LEGISLATIVO ao Ilustríssimo Senhor JOSÉ JÚLIO SOARES

José Júlio Lopes nasceu em Manhumirim no dia 15 de junho de 1947. É filho de José Soares de Lacerda e Cléria Ferreira. Radialista profissional, iniciou sua carreira em 1966 na Rádio Sociedade A Voz de Manhumirim. No ano de 1968, transferiu-se para a Rádio Manhuaçu onde em 1970 casou-se com Carmosina Inês Miranda Soares. O casal tem três filhos: Sérgio, Paulo e Juliana, sendo o primeiro nascido em Manhuaçu e os demais em Muriaé. Saiu de Manhuaçu e foi continuar carreira em várias outras cidades, sendo que em novembro de 1977 recebeu um convite do empresário Jorge Barroca e veio para Muriaé com o propósito de ficar até fevereiro de 1978. Aprendeu a gostar da cidade que o recebeu muito bem e foi ficando até ser eleito vereador pela cidade em 1982. Trabalhou por 26 anos na Rádio Muriaé e 11 anos na Rádio Atividade, onde se aposentou. Hoje, sente-se orgulhoso por trabalhar, próximo aos 70 anos de idade, na rádio Catedral FM.

Lei Municipal nº 5.311/2016 que concede diploma de MÉRITO LEGISLATIVO ao Ilustríssimo Senhor EDIBERTO ANTÔNIO FERREIRA

Edberto Antônio Ferreira nasceu no distrito de Macuco, no dia 18 de abril de 1942. É filho de Alberto José Ferreira e Elvira Ederly Ferreira. Iniciou seus estudos na Escola Desembarcador Canedo no bairro da Barra e no colégio São Paulo. Com 12 anos ajudava seu pai nos trabalhos da fazenda. Aos 17 anos com a mudança de seus pais para Muriaé fez uma sociedade com Sérgio de Almeida Dutra no comércio de distribuição de gás e outros produtos de material de construção. Casou-se com Vera Lúcia Pacheco de Andrade Ferreira com quem teve 4 filhos, Fernanda, Claudia, Daniela e Alexandre. Tem hoje 7 netos e uma bisneta. Em Juiz de Fora exerceu a função de comerciante no ramo gráfico e de papel, tendo trabalhado por 25 anos até se aposentar. Retornou a Muriaé para morar em seu sitio em Macuco. Em 1992 candidatou a vereador, sendo eleito com expressiva votação. Em 1996 foi reeleito e foi presidente desta casa 2 vezes em 1996 e 2000.

Lei Nº 5.312/2016 que Outorga o Diploma de Mérito Legislativo IN MEMORIAM ao Ilustríssimo Sr. LEANDRO PEREIRA FERREIRA

Leandro Pereira Ferreira foi eleito vereador de Muriaé em 1988 e presidente da Câmara Municipal em 1991. Nasceu em 18 de dezembro de 1930 na fazenda Rochedo em Muriaé. Filho de João Leandro Pereira e Iracema Leandro Pereira, casou-se com Laura Eliseu Ferreira. Teve três filhos – Lucinéa, Leandro e Luciano – e seis netos – Aline, Alberto, Vitor, Diogo, Lauro e Luciano. Mudou-se para o Porto quando criança e tinha verdadeira paixão por este bairro. Formou na 1ª turma de contabilidade do Colégio Ferreira Leite, hoje, Escola São Paulo. Trabalhou por 42 anos no IBGE tendo coordenado o escritório de Muriaé por 30 anos. Participava e liderava todos os eventos do Porto, sendo um grande incentivador e diretor do Futebol Clube do Porto. Foi presidente da Liga Esportiva de Muriaé e membro fundador da Loja Maçônica Seareiros da Paz. Também era um membro atuante da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tendo sido Ministro da Eucaristia, estando fortemente envolvido em todos os seus eventos. Um homem que cresceu com sua comunidade, deixando-a aos 82 anos, em 20 de dezembro de 2012.

Lei Municipal nº 5.313/2016 que concede a comenda legislativa MARTINS DA COSTA ao Ilustríssimo Senhor ODILON PAIVA CARVALHO

Odilon Paiva Carvalho nasceu em 24 de outubro de 1954 em Barra do Pirai, estado do Rio de Janeiro. É filho do produtor rural Odilon da Silva Carvalho e da farmacêutica Maria Helena Paiva Carvalho. Formou-se em medicina em 1978 na Faculdade de Medicina de Vassouras, Rio de Janeiro. É casado com a professora e advogada Genilda de Barros Flores Carvalho com quem teve três filhos – Taís, Guilherme e Laura – todos os três também com formação na área médica. Em Muriaé, exerceu toda a sua vida profissional, sendo fundador do Hospital Prontocor de alta complexidade cardiovascular, que hoje é uma referência para toda a Zona da Mata. Foi Secretário Municipal de Saúde, no governo de Paulo Carvalho, tendo descentralizado o atendimento e montado equipes nas comunidades, além de ter criado as policlínicas municipais e fortalecido o atendimento de urgência e emergência nos hospitais. Foi prefeito de Muriaé entre os anos de 2001 a 2004, tendo implantado no SUS de Muriaé o atendimento de altas complexidades médicas, favorecendo todas as entidades de saúde do município que, hoje, são referências em atendimento gratuito de oncologia, cardiologia, ortopedia e neurocirurgia. Desenvolveu uma trajetória de grandes feitos para Muriaé que o elevam ao patamar de personalidade além de seu tempo, já que suas ações, como médico e político, elevam-se ao futuro, beneficiando gerações vindouras.

Lei Municipal nº 5.314/2016 que concede a comenda legislativa MARTINS DA COSTA ao Ilustríssimo Senhor JOÃO PAULO GOULART DE FREITAS

João Paulo Goulart de Freitas nasceu em Muriaé, em 25 de janeiro de 1937. É filho de João Freitas da Silva e Lacyr Goulart da Silva. Formou em engenharia civil estrutural pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi engenheiro do Estado de MG e do Plano Nacional de Educação construindo pontes, escolas, prédios administrativos etc. Em 1969, fundou a JP Engenharia e Construções Ltda. Projetou e construiu os bairros Coronel Izalino, Gávea, São Cristóvão 1 e 2, João XXIII, Inconfidência I, Vale do Castelo, Alto do Castelo e idealizou e construiu a grande maioria dos “arranha-céus” desta cidade. Fundou também a empresa Construtora Sudeste Mineira. Simultaneamente, projetou e construiu escolas, casas populares, pontes, grandes edifícios em Barbacena, Cataguases, Palma, Carangola, Manhuaçu, Inhapim, Caratinga, Governador Valadares, Acesita, Timóteo e Itaperuna, mudando a paisagem dessas cidades, pela beleza e segurança de suas obras. Seus empreendimentos abriram oportunidades para o mercado de trabalho, influenciando positivamente no desenvolvimento econômico e ofertando oportunidades para profissionais liberais se instalarem na cidade. Casou-se com Eliane Costa Goulart de Freitas e teve 4 filhos: Cyntia, Lacyr, Gustavo e Frederico que atuam no mesmo ramo. Com mais de 50 anos de profissão, João Paulo Goulart de Freitas é um exemplo de pessoa bem sucedida na vida profissional e pessoal.

Fonte: Câmara Municipal de Muriaé / Foto: Jornal A Noticia

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo