Jovens Vereadores de Muriaé protocolam primeiro Projeto de Lei do Parlamento Jovem

Guia Muriaé no WhatsApp

Esta semana, aconteceu mais uma sessão do Parlamento Jovem de Muriaé no Plenário da Câmara Municipal. Com o apoio do presidente da Escola do Legislativo, Vereador Valdinei Lacerda, a advogada Saara Costa e da ex-jovem parlamentar mineira Yasmin Valentina, o presidente do Parlamento Jovem, Felipe Pinheiro(Pastor), conduziu os trabalhos, acompanhado de sua mesa diretora. Nesta sessão, foi protocolado o Projeto de Lei Nº 01/2024, de autoria do jovem vereador Felipe Couri, que institui o mês da conscientização e da interação política dos jovens vereadores nas escolas municipais.


O primeiro Projeto de Lei do Parlamento Jovem inclui no exercício das atividades dos jovens vereadores, a visita socioeducativa, explicando sobre os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – suas funções e seus representantes, além de informar o objetivo e funcionamento do Parlamento Jovem nas escolas de Muriaé.

Segundo o projeto, a visitação será realizada pelos Jovens Vereadores, acompanhados por um representante maior de idade da Câmara Municipal de Muriaé e será feita sob as seguintes condições: permissão das escolas que demonstrem interesse na iniciativa e agendamento prévio, realizado por meio de contato com a Câmara Legislativa, após a divulgação do projeto e abertura do período das visitas.

O projeto ainda define como será o rodízio dos jovens vereadores neste trabalho de conscientização política nas escolas, determinando como critérios, o fato de que cada Jovem Vereador deve visitar pelo menos uma escola, ter disponibilidade de acordo com o agendamento da escola a ser visitada e permissão dos pais ou responsáveis do Jovem Vereador.

Na justificativa do projeto, o jovem vereador Felipe Couri explica que “o objetivo do Parlamento Jovem Municipal é integrar os jovens na política e, com a participação dos jovens vereadores nas escolas, os alunos conseguem observar de perto como funciona esse cenário, pois devido à mesma idade, há maior vínculo e maior liberdade de questionar e opinar sobre o assunto. Além disso, a ocorrência do Parlamento Jovem de Muriaé coincide com as eleições municipais e eleições federais brasileiras. Nesses períodos, os novos eleitores devem estar cientes de como funcionam os três poderes e quem representará a população em cada cargo, gerando uma conscientização política e sentimento cidadão. Nesse viés, vale ressaltar que, com essa interação, mais jovens podem despertar o desejo de participar do cenário político e mostrar aquilo que necessita de atenção em nossa comunidade”.

O projeto vai para apreciação dos jovens vereadores na próxima sessão e, se aprovado, o projeto será encaminhado para o Vereador que apadrinha o autor do projeto, que querendo poderá ser apresentado a Casa Legislativa para transformação em lei.

Durante a sessão também foram apresentadas três indicações ao Executivo. Uma solicitando poda de árvore na Rua Francisca Silva Passos e as outras duas referentes a ruas nos bairros Gaspar e Joanópolis, que apresentam problemas graves de desmoronamentos (Sete de Setembro, Primeiro de Maio e Aparecida Cristina Lourenço).

Estavam presentes à sessão, além dos já citados, os jovens vereadores Abraão Gonçalves, Angelina Barbosa, Eden Afonso Oliveira (Afonsinho), Felipe Couri, Gabrielly Adamantino (Gaby do Povo), Helena Araújo, Isabela Silva, Júlia de Paula, Monalisa Berriel (Mona), Rayssa Angelim, Rebeca Braga e Sophia Goulart.

As sessões do Parlamento Jovem ocorrem todas segundas quartas-feiras do mês, às 18h, no Plenário da Câmara e é aberta a participação de todos.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo