Governo de Minas assina convênios com Polícia Federal e Cemig para ampliar os serviços nas UAIs que irão emitir passaportes

Guia Muriaé no WhatsApp

Moradores de Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Uberlândia poderão solicitar a emissão de passaporte e de outros serviços da Polícia Federal nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Os serviços serão ofertados a partir de convênio de cooperação assinado entre o Governo de Minas e a Polícia Federal, nesta quarta-feira (9), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. Na ocasião, também foi firmado convênio com a Cemig para a oferta de 98 tipos de atendimentos em todas as 28 UAIs do Estado.

Os convênios foram assinados pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, pelo diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, e pelo superintendente Regional da Polícia Federal, Sérgio Barbosa Menezes.

Ao presidir a solenidade de assinatura, o vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou o evento como “a celebração da conquista da cidadania”, que tem norteado as ações do Governo de Minas. “Em todos os projetos do Governo do Estado, o que se deseja é a melhoria da qualidade de vida da população e a valorização da cidadania. Este convênio alcança o cidadão e facilita o seu dia a dia”, afirmou.

A secretária Renata Vilhena ressaltou a importância das diversas parcerias entre os órgãos do Estado e com o governo federal para prestação de serviços de qualidade, e o impacto positivo da ampliação do leque de serviços oferecidos pelas UAIs. “A ampliação evita que o cidadão tenha que se deslocar a diferentes órgãos, podendo ser atendido nas UAIs”, destacou.

Operacionalização

Sobre a operacionalização do convênio, Renata Vilhena informou que as ações para implantação dos novos serviços terão início imediato, com contratação de pessoal quando necessário, além de treinamento da equipe, por exemplo. “Os serviços da Cemig já estão funcionando em Betim, onde foi implantado o piloto, e alguns serviços da Polícia Federal já são oferecidos na UAI Praça Sete. Em fevereiro, estarão disponíveis na UAI Juiz de Fora e, em seguida, nas demais”, afirmou a secretária.

Para o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, o convênio é importante em função do conforto que a prestação de serviços da empresa nas UAIs trará para o cidadão.

De acordo com o superintendente Regional da Polícia Federal, Sérgio Barbosa Menezes, a parceria com as UAIs para a emissão de passaporte e registro de porte de armas amplia a oportunidade de atendimento à população para além das sete unidades de que o órgão dispõe em Minas.

Polícia Federal

Além da emissão de passaportes, a parceria com a Polícia Federal vai ofertar outros serviços como registro e porte de armas, atendimento a estrangeiros, Delegacia de Químicos e Comissão de Vistorias. O atendimento à emissão de passaporte continuará mantendo a metodologia da PF de agendamento, o que garante mais conforto aos cidadãos.

Após a implantação nas UAIs dos cinco municípios, todas operadas por meio PPP, alguns dos novos serviços previstos no convênio serão estendidos às unidades de Uberaba e Divinópolis.

Cemig

A Cemig manterá nas UAIs uma agência virtual que ofertará 98 serviços aos cidadãos, como prevê o convênio. O atendimento também vai permitir o recebimento de documentos que serão encaminhados para a agência da Cemig mais próxima.

Entre os serviços que podem ser acionados nas UAIs, estão: a alteração do dia de vencimento da conta, atualização de endereço de entrega da fatura, encerramento contratual, falta de energia, informação de conta a pagar e de interrupção de energia, poda de árvore, segunda via de conta, cadastramento de baixa renda, parcelamento de débito, entre outros.

Facilidade

A ampliação da gama de serviços oferecidos segue a premissa das UAIs de oferecer em um único espaço, com conforto e agilidade, vários tipos de atendimentos necessários para facilitar a vida dos cidadãos, independentemente da esfera de governo. As unidades são gerenciadas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs.

Minas possui 28 UAIs espalhadas por 25 municípios, sendo quatro na capital. São elas: Araçuaí, Barbacena, Betim, BH-Barreiro, BH-Barro Preto, BH-Venda Nova, BH-Praça Sete, Caratinga, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

As unidades são gerenciadas por um sistema que possibilita a visão em tempo real do funcionamento das unidades, acompanhando senhas, tempo de espera, quantidade de pessoas na fila por serviço e índice de satisfação dos usuários.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo