Personalidades de Muriaé – Altino Rodrigues Pereira

Filho de Antonio Sebastião Rodrigues e Antônia, nasceu provavelmente em Muriaé, no dia 16 de janeiro de 1885.

Tinha seis irmãos: João, Joaquim, Sebastião (que quando criança teve uma doença que o impediu de crescer e trocar os dentes), Ana, conhecida como Nika, Severina e Alice.

Foi proprietário rural no Divisório e possuiu máquina de beneficiar arroz e de café.

Casou-se com Júlia Inácia Rodrigues com quem teve onze filhos: Maria Rodrigues Pereira, João R. Pereira, Antônio R. Pereira, Euvira R. Pereira, Hormindo R. Pereira, Irene R. Pereira, Iza R. da Silva, Altino R. Pereira, José R. Pereira, Sebastião R. Pereira (conhecido como “Filhinho Floriano”) e Nolia R. Pereira O 1°. 2°, 4° e 8° filhos faleceram ainda crianças.

Deixou escrito atrás da porta da sala de jantar de sua casa: “Deixei de fumar no dia 11 de agosto de 1940”. Apesar de ter tomado esta atitude, faleceu aos 57 anos de idade no dia 08 de janeiro de 1942, com câncer no pulmão.

Foi uma pessoa bem quista e bem relacionada. Participava ativamente da política local e podia ser sempre visto em reuniões com pessoas de projeção como o Coronel Pacheco de Medeiros, Abeilard Goulart, João Alló, etc. Foi eleito “Juiz de Paz”, cargo que existia em sua época para resolver pequenos conflitos entre pessoas por algum motivo, principalmente por questões de terra.

Em 1979, pela lei nº 797, a principal via do Bairro Dornelas foi nomeada Avenida Altino Rodrigues Pereira.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo