Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – João Paulo Nunes Neves

Personalidades de Muriaé – João Paulo Nunes Neves

João Paulo Nunes Neves, o “Paulinho Neves”, como era conhecido, era filho de Arlindo Pereira Neves e de Ecy Nunes Neves. Nasceu no distrito de Bom Jesus da Cachoeira, no dia 05 de maio de 1944.

Paulinho passou o maior tempo de sua vida no distrito onde nasceu e foi criado. Lá, conquistou inúmeros amigos e também exerceu atividades agropecuárias no Sítio União.

Casou-se com Ana Maria da Cunha Neves, com quem teve três filhos: Arlindo da Cunha Neves, João Paulo da Cunha Neves e Ana Paula da Cunha Neves.




Paulinho foi eleito vereador por três mandatos: no período de 1983 a 1988 (mandato de seis anos, excepcionalmente), tendo como prefeito Doutor Paulo de Oliveira Carvalho e como vice José Paulo Silva Monteiro; no período de 1989 a 1992, tendo como prefeito Doutor Christiano Augusto Bicalho Canêdo e como vice João Braz; e, no período de 1993 a 1996, tendo como prefeito novamente Doutor Paulo de Oliveira Carvalho e como vice Doutor José Clóvis Figueiredo de Aquino.

Nos dois mandatos do Doutor Paulo Carvalho, Paulinho Neves fazia parte do grupo de vereadores aliados ao prefeito, pois, era vereador pelo PMDB, primeiro partido de esquerda a assumir o poder em Muriaé.

Líder dinâmico, sempre esteve atento às necessidades do distrito de Bom Jesus da Cachoeira e do povo muriaeense, que reivindicava obras e melhorias que pudessem trazer mais bem estar para todos. Foi também o autor da lei que deu nome a várias ruas daquele distrito: Rua Aristóteles da Silva Braga, Rua João Alves Bittencourt Sobrinho, Rua Antônio Teodoro Ribeiro, Rua João Faria Mota, Rua Joaquim Teodoro da Silva, Rua Teodorico Torres, Rua Aristolino Neves, Rua Anízio Alves de Souza, Rua Enedina Braga Nunes e Rua José Nunes Magalhães.




Mesmo após o término de seus mandatos, continuou a atender às pessoas que o procuravam, encaminhando suas solicitações aos governantes locais.

No dia 06 de setembro de 2008, recebeu da Câmara Municipal de Muriaé o Título de “Honra ao Mérito” por reconhecimento de sua atuação em prol do bem comum.




Paulinho foi um exemplar chefe de família, bom filho, irmão, marido e pai. Prova disso, é o testemunho constante de seus filhos: “Bom pai e amigo sempre”.

Faleceu, em Muriaé, no dia 25 de novembro de 2009. Seu corpo foi velado respeitosamente na Câmara Municipal de Muriaé tendo a presença de inúmeros amigos e admiradores. Parte deixando muitas saudades, mas, sua presença será eterna.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *