Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Adão Carlos Lacerda Reis

Personalidades de Muriaé – Adão Carlos Lacerda Reis

Adão Carlos Lacerda Reis nasceu em 28 maio de 1945, em Ribeiro Junqueira, distrito de Leopoldina.

Era filho de Francisco de Paula Reis e Odete de Lacerda Reis. Seus pais, pessoas simples como a grande maioria dos brasileiros que tiram seu sustento do meio rural, traziam consigo o orgulho de serem agricultores, católicos fervorosos e de terem como crença a tradicional “Folia de Reis”.

Após uma infância, adolescência e juventude onde a capacidade de congregar pessoas, fazer amigos, organizar festividades, entre outras coisas, se fez muito presente na vida de Adão, aos 29 anos de vida o homem que um dia viria a ser uma das maiores lideranças políticas de Bom Jesus da Cachoeira, distrito de Muriaé, casou-se com Célia Maria da Costa Reis, natural de Laranjal, professora, que teve a felicidade de “dar” a Adão três filhos: Francisco Augusto da Costa Reis, Francine da Costa Reis e Fabrine Odete da Costa Reis, todos nascidos e criados no distrito de Bom Jesus da Cachoeira.




Adão iniciou suas atividades profissionais como trabalhador rural em Bom Jesus, onde atuou como comerciante de máquinas de beneficiar arroz, foi carvoeiro, até ser eleito vereador no ano de 1988 para seu mandato no período de 1989 a 1992, sendo vice-presidente da Câmara nos dois primeiros anos e inclusive, nessa ocasião, Presidente da Câmara Municipal temporariamente em substituição ao Sr. Dr. Lenini Brum Junqueira Passos.

Sua trajetória política iniciou-se bem antes de tomar-se vereador. Sempre em companhia das lideranças de seus Partidos Políticos, o pontapé de seu longo e vitorioso caminho foi pelo PL (Partido Liberal) e teve como seu segundo partido o PFL (Partido da Frente Liberal) ao qual foi filiado por muitos anos até que se despedisse da vida.

Adão Reis escreveu sua história de forma marcante e inesquecível junto às pessoas com as quais conviveu. Foi sempre tratado com extremo carinho pela sociedade, dedicando-se incondicionalmente às pessoas mais carentes. Gostava de festa, futebol, carnaval e tudo o que pudesse levar um pouco de alegria ao cidadão comum. Brilhava como organizador de muitas dessas festividades e vibrava quando conseguia levar alegria às pessoas. Construiu um time de futebol em Bom Jesus dando a ele todo o suporte para o seu devido funcionamento. Nos carnavais de Bom Jesus, nos encontros de Folias de Reis e nas exposições agropecuárias, Adão sempre se preocupava em oferecer o suporte necessário para que nada faltasse ou deixasse a desejar, abrindo inclusive, as portas da sua residência e disponibilizando veículos como ponto de apoio para todos, sem distinção de raça, religião ou condição social.




Faleceu no dia 01 de dezembro de 1995, aos 50 anos, num fatal acidente de trabalho, que jamais imaginava ser sua última atividade profissional: montando Taipá (material para construção de obras). Adão Reis recebia da vida o seu “ponto final” para a sua digna, honrada e vitoriosa passagem por ela. Com a consciência de ter feito a sua parte como ser humano e como cidadão, Adão voltou para sua cidade de origem, mas dessa vez para descansar na terra que o trouxe para a vida. Levou no coração muitos amigos, admiradores, pessoas simples e porque não dizer um pedaço da história de Bom Jesus da Cachoeira, mas deixou o respeito e a admiração que sua família recebe em seu nome até os dias de hoje, do povo daquele humilde, sofrido e alegre distrito.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal




Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Um comentário

  1. Como moradora da região no período . Adão Reis deixou muita saudades, homem de personalidade distinta e muito comunicativo. Fez que a memória de cada um que o conheceu mantém viva a sua vida, abraços a familia- Ildete Pena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *