Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Octacílio Pereira

Personalidades de Muriaé – Octacílio Pereira

Octacílio Pereira nasceu no dia 11 de abril de 1903, em Laranjal. Ele era filho de Hilário Pereira e Maria José Tavares que mudaram-se para Mirai quando Octacílio era ainda pequeno. Ali o menino foi registrado e passou grande parte de sua infância.

Aprendeu, pequeno ainda, o ofício de sapateiro com o Maestro João Rossi. Aos quatorze anos de idade iniciou a aprendizagem de música com os maestros Hermógenes Bivá, Pedro Sérgio, Joaquim Conceição e com o seu irmão Onofre Rodrigues Barroca, filho do primeiro casamento de sua mãe.

Com seu trabalho honrado de sapateiro sustentava os seus próprios estudos no ginásio noturno, sendo um de seus professores Álvaro Peixoto. Pela manhã estudava escrituração mercantil com o Professor Tenente Manoel Falcão Sobrinho e José Tiose.




Em 1929 mudou-se para Santa Rita do Glória, hoje Miradouro, a convite de alguns políticos amigos seus, para montar ali uma sapataria e ao mesmo tempo ajudar nos trabalhos de formação da Banda de Música “Lira Santa Rita”.

Em 1932 casou-se em Muriaé com Júlia Hasttenreiter Araújo, filha de Antonio Araújo e Oliveira e Anais Hasttenreiter Araújo. Desta união nasceram Maria Anais Pereira Varela, que foi casada com Mizael Assis Varella; Maria de Lourdes (falecida ainda solteira); Maria Aparecida Pereira Vargas, casada com Olívio Vargas Netto; Maria Clara Araújo Pereira, da congregação das Irmãs Carmelitas; e os gêmeos Julia Maria Pereira de Paula, casada com o Dr. Joaquim Roberto Moreira de Paula; e Júlio Cezar Araújo Pereira casado com Maria Auxiliadora Vilas Boas.

Em 1935 Octacílio mudou-se para Muriaé trazendo sua esposa e filhos. Neste mesmo ano em 11 de abril funda, juntamente com o Maestro João de Souza, a Sociedade Musical União dos Artistas. Com seus conhecimentos na arte musical, Octacílio contribuiu muito para a organização e formação de novos músicos desta briosa corporação musical que, até os dias de hoje, tão bem representa nossa cidade nos momentos de festa. Com o falecimento do Maestro João de Souza em 1941, Octacílio assume o comando da “União dos Artistas” e aí permanece até 1974 quando se aposenta e passa a batuta para o maestro José Luiz Vargas. Em 1945 veio juntar-se à família a sobrinha Bárbara Maria Barroca vinda de Mirai após o falecimento de seu pai.




Quando chegou em Muriaé tratou logo de abrir a Sapataria Fortaleza que funcionava no cômodo da frente de sua casa na Rua do Rosário, em frente ao atual Banco Bradesco. Era especializado na confecção de botas ortopédicas, receitadas pelos médicos da época que faziam questão de indicar sua sapataria pois era a que melhores resultados apresentava.

Octacílio Pereira possuía uma memória invejável. Contava episódios da vida política e social da cidade com detalhes minuciosos, mesmo com a idade já avançada. Exímio jogador de Xadrez, eram poucos os que conseguiam ganhar dele uma partida.




Em 25 de agosto de 1987 recebeu o título de Cidadania Honorária: “Octacílio Pereira e sua distinta família souberam sempre dignificar e conviver salutarmente com a sociedade muriaeense, razão pela qual se justificam plenamente as homenagens que ora tributamos ao ilustre cidadão.”

Faleceu aos 92 anos, em 06 de fevereiro de 1995, vivendo uma longa e modesta vida, cheia de honestidade, dignidade, trabalho e muita música.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *