Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Dr. Clóvis Figueira de Aquino

Personalidades de Muriaé – Dr. Clóvis Figueira de Aquino

Dr. Clóvis Figueira de Aquino nasceu no dia 26 de janeiro de 1889, na cidade de Valença (RJ). Era filho de Anastácio Bernardino de Aquino e de Emilia Figueira de Aquino.

Foi um destes heróis que sempre trilhou sua vida na verdadeira filosofia leonística, qual seja, sempre atender ao paciente, independentemente de pagamento ou não. Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 18 de dezembro de 1914, veio para o interior começar a carreira profissional em 1915, dando sua cota de participação e livrando dos males seus inúmeros pacientes que nele sempre depositaram confiança e sempre encontraram alívio para a dor. Chegando a Muriaé, abriu consultório na Rua São Paulo, número 02 – atual Rua Barão do Monte Alto. Um cartão de visitas seu, publicado em um livro de 1916 sobre os municípios de Minas Gerais, divulgava assim suas especialidades: “Médico e Operador – Cirurgia Geral – Syphilis e moléstias de senhoras”.

Médico de grande competência, cavalheiro distintíssimo, espírito generoso e culto, coração bondoso, leal e justo, Dr. Clóvis conquistou um grande círculo de amigos sinceros e admiradores seus em Muriaé. Conhecia e falava fluentemente o francês, o alemão e o latim. Aliás, muitos de seus livros de medicina eram em alemão, pois a medicina deste país já era muito avançada na época.




Casou-se, em 01 de maio de 1919, com Dona Maria das Mercês Cordeiro de Aquino, portuguesa, nascida no dia 30 de maio de 1898 e filha de Luiz Cordeiro de Mattos e Maria Fernandina Cordeiro de Mattos e, deste feliz matrimônio, originaram 8 filhos: José Mayo de Aquino, falecido; Clóvis de Aquino Filho, falecido; José Albarran Figueira de Aquino, residente em Muriaé; Maria de Lourdes de Aquino Guedes, residente em Muriaé; Aloysio Figueira de Aquino, residente em Muriaé; Maria da Glória Aquino de Souza Campos, residente em Niterói – RJ; Miguel Coimbra de Aquino, residente em Vila Velha – ES; José Clóvis Figueira de Aquino, falecido. Um de seus inúmeros netos, Dr. Aloysio Navarro de Aquino, filho de Aloysio Figueira de Aquino e de Maria Helena Navarro de Aquino, é o atual vice-prefeito de Muriaé.

Por várias vezes, Dr. Clóvis presenteava a seus amigos com um papo amigo pela rua. Altas horas da noite, era chamado para um parto na roça e ia sempre com toda boa vontade estampada na face. Suas viagens eram feitas a cavalo e chegava a passar uma semana inteira de cidade em cidade, de fazenda em fazenda, atendendo a todas as solicitações. Sempre dava a seus pacientes um conselho médico ou uma orientação de todo coração.

Este ilustre cidadão faleceu em 03 de março de 1971, aos 82 anos de idade, vítima de infarto, deixando saudades a todos familiares e amigos que o admiravam por ter sido um homem de bem. Afinal, foram 55 anos de bons serviços prestados a esta cidade deixando, assim, seu nome marcado em nossa história. A família o enterrou no Cemitério Municipal de Muriaé juntamente com sua esposa e filhos já falecidos.




Seus filhos formaram famílias que mantêm vivas as qualidades de seu patriarca e se sentem, certamente, honrados de suas origens.

Em Muriaé, no Bairro Coronel Izalino, onde está localizada a Casa de Saúde Santa Lúcia, temos uma rua que leva seu nome através da lei nº. 274 de 1976. No Bairro Aeroporto, também temos o Centro Municipal de Saúde que leva seu nome através da lei nº. 865 de 1992.




Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *