Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Gilberto José Tanus Braz

Personalidades de Muriaé – Gilberto José Tanus Braz

Gilberto José Tanus Braz nasceu na cidade de Muriaé, em 19 de março de 1953. Terceiro filho de José Braz e de Lédia Tanus Braz, casou-se em 13 de dezembro de 1974 com Maria Vitória do Amaral Braz, de cujo casamento nasceram três filhos: José Braz Neto, Glauco e Renzo do Amaral Braz, este deputado federal eleito nas últimas eleições.




Cursou o primeiro grau na Escola São Paulo, indo, ainda bastante jovem, para Juiz de Fora, cidade onde terminou o segundo grau no Colégio Grambery.

Começou a fazer dois cursos superiores: Economia, na Universidade Federal de Juiz de Fora, e Administração, na Faculdade Machado Sobrinho, optando, após um ano, por este último. No segundo ano de faculdade, deslocava-se para Muriaé quase todos os dias para trabalhar no Rodoviário Líder. Formou-se em dezembro de 1975, fixando, a partir daí, residência em Muriaé.

Foi presidente do Rotary Clube Muriaé Norte, do Paulistano Futebol Clube, que amava com paixão, do Partido Progressista Brasileiro (PPB) e também da Agência de Desenvolvimento de Muriaé e Região (ADMR), trazendo para nossa cidade, em 1998, a Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae/MG, uma vez que sempre se preocupou com a educação dos jovens. Na política, exerceu a função de coordenador da campanha a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, de Doutor Carlos Fernando e de João Braz.

Desde os 18 anos, permaneceu no Rodoviário Líder como Diretor Superintendente até as vésperas de seu falecimento.

Um de seus lemas era a liberdade com responsabilidade, como também honestidade e humildade, tendo mostrado, desde cedo, a seus filhos, o amor pela vida e pelo trabalho.

Gilberto foi um homem que sempre rompeu barreiras, que sempre encontrou resposta para todos os questionamentos. Veio ao mundo para cumprir uma missão única, nobre e justa: a de deixar o mundo melhor do que o encontrou. Com isto, conquistou o respeito dos homens, o amor das pessoas, fez a vida mais bela e, especialmente, marcou com traços fortes uma trajetória exemplar que tem norteado o caminho de muitos.

Gilberto José Tanus Braz faleceu na cidade de Belo Horizonte, no dia 13 de julho de 1998, aos 45 anos de idade, vítima de um câncer de pulmão. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Muriaé.

Como justa homenagem, temos, em Muriaé, desde o ano de 1999, a Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, localizada no bairro João XXIII, atendendo à Educação Infantil e Fundamental. Além disso, leva seu nome o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste), prestando serviços a Muriaé e a toda região.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Fernando Ferreira da Silva Santos

Nascido em Muriaé, em 29 de junho de 1907, Fernando Ferreira da Silva Santos era …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *