Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Wilson Frutuoso Braga

Personalidades de Muriaé – Wilson Frutuoso Braga

Nascido no Macuco, distrito de Muriaé, no dia 10 de novembro de 1918, Wilson Fructuoso Braga era filho de José Frutuoso Braga e de Romana Castelar Braga. Casou-se, aos vinte e seis anos, com Dinorá de Lima Braga, com quem teve oito filhos: José Francisco Braga, Marlene Braga Silva, Maria José Braga de Aquino, José Luciano Fructuoso Braga, Odilon Fructuoso Braga (Vereador em Muriaé no período 2005-2008 e 2013-2016), Wilson Frutuoso Braga Filho, Dinorá Braga Limondge e Maria Aparecida de Lima Braga Fernandes.

Ficou órfão de pai quando tinha ainda dois anos de idade. Viveu sua infância em Boa Família onde, mais tarde, estabeleceu-se como comerciante. Lá, ficou até 1958, quando veio para Muriaé com sua família, a fim de que seus filhos pudessem estudar. Em Muriaé, continuou suas atividades de comerciante, abrindo um armazém que se transformaria em loja de armarinho – Armarinho Wilson Braga – sempre ajudado por sua esposa.




Foi, sem dúvida, um homem valoroso. Cultivou, ao longo de sua existência, os sentimentos mais puros. Foi sempre um homem pacífico, sem vícios, marido fiel e dedicado, chefe de família que sempre lutou visando ao bem-estar de sua esposa, de seus filhos, e também de tantas pessoas que, várias vezes, foram acolhidas em sua casa. Foi, também, indiscutivelmente, um pai exemplar, um pai que poderia ser usado como modelo, pois sempre prezou valores como honestidade e fidelidade.

Wilson Frutuoso Braga tinha muitas qualidades, mas foi, sobretudo, homem de fé, fé no amanhã, fé em uma vida melhor para todos, fé em Deus. Mesmo nos momentos mais difíceis e penosos de sua vida, a família e as pessoas que o conheciam puderam constatar que nenhuma adversidade poderia abalar aquela fé maior que ele. Foi exemplo de resistência, de resignação, de força, de fé inabalável, de esperança. Faleceu aos 65 anos, no dia 05 de abril de 1984.

Wilson Frutuoso Braga não será um nome perdido entre tantos, mas será sempre lembrado com saudade, na singela placa da rua com seu nome, no bairro Chácara Brum, uma homenagem prestada pelo vereador Fernando de Paula Siqueira, em 1992, pela lei nº 1633.




Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal




Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *