Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Newton Frade

Personalidades de Muriaé – Newton Frade

Newton Frade nasceu no dia 26 de dezembro de 1927, em Barbacena, filho de Antônio Frade Sobrinho e de Maria Fernandes Frade.

Casado com Dona Nazilda Carvalho Frade, tiveram três filhos: Cristina, Isaac e Janaína. Formou-se em contador no Colégio São Paulo no ano de 1963 quando Cônego Ivo Sebastião Cunha ainda era diretor daquele estabelecimento.

Seu histórico profissional era extenso: político, inventor, professor, desportista, gráfico, taquígrafo, rádio-telegrafista, colunista e redator.




Como político, foi vereador à Câmara Municipal de Muriaé, nos períodos de 1963 a 1966; 1967 a 1970; 1971 a 1972; 1973 a 1976; 1977 a 1982 e 1989 a 1992; chegando a presidência da Casa nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1981. Foi o vereador que ocupou por mais tempo uma cadeira na Câmara Municipal de Muriaé. Além disso, foi funcionário legislativo, sendo secretário da Câmara por muitos anos.

Como inventor, projetou uma máquina tipográfica revolucionária que, se fosse produzida, facilitaria em muito o árduo trabalho dos tipógrafos daquela época. Viajou para Europa a convite, para mostrar seu invento, que, por durante 14 anos, pesquisou e treinou sempre com muita dedicação. Inúmeras demonstrações de seu sistema tipográfico foram feitas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com aplausos de homens entendidos no assunto. Seu projeto era algo futurista. Tanto que no dia 09 de setembro de 1975, recebeu sua patente de inventor nº4805092, através do Ministério da Indústria e Comércio.

Como professor, educou muitas gerações muriaeenses lecionando na Escola São Paulo. Junto à população carente, emprestou todo o seu conhecimento e todas as suas relações para ajudar ao próximo na formação do ser humano. O professor também sempre demonstrou preocupação com o município, principalmente, com relação à sua história, que para ele deveria ser muito bem preservada através de seus arquivos públicos.




Como desportista, sempre estava presente aos grandes acontecimentos esportivos, chegando a promover corridas e olimpíadas, oferecendo troféus e demonstrando ser um atleta nato. Vale ressaltar que foi ele um dos criadores da “Corrida da Fogueira”, tradicional em nossa cidade.

Como redator, foi diretor-fundador da Folha Esportiva no ano de 1959, jornal destinado à divulgação de interesses esportivos do município.




Em 30 de agosto de 1976, pela lei nº. 680, por unanimidade dos vereadores, o então prefeito Paulo Fraga outorgou cidadania muriaeense honorária a ele, devido ao seu amor e ao trabalho realizados nesta cidade.

Humano, culto, generoso e amante de nossa terra e de seu povo, pertence à galeria dos grandes homens de Muriaé. Era figura de destaque no meio social e beneficente.

Durante todos os anos em que na Câmara elevou sua voz, em que demonstrou em suas atitudes seu caráter, ninguém foi tão grande e competente. Confiança em si mesmo e nas instituições era o seu forte.

Newton Frade faleceu no dia 08 de fevereiro de 2003, aos 76 anos de idade, vítima de parada cardio-respiratória e outras complicações. Seu corpo foi velado na Capela do Cemitério local e também na Câmara Municipal de Muriaé. O professor deixou familiares, parentes e amigos cheios de saudades e boas lembranças.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *