Personalidades de Muriaé – Zita Vasconcelos



Zita Vasconcelos nasceu em Muriaé, no dia 18 de julho de 1901. Era filha de Adolpho Vasconcelos e de Ernestina Andrade Vasconcelos.

Casou-se com o comerciante José Elias. Foi proprietária do imóvel onde se implantou a rua que, hoje, leva o seu nome. Foi neste local que viveu por muitos anos e criou uma numerosa família: Sofia Vasconcelos de Abreu (falecida), Maria José Vasconcelos (falecida), José Elias Júnior, Ilca Vasconcelos de Paula, Mário Vasconcelos, Guilherme Vasconcelos (falecido), Hilda Vasconcelos Castilho, Oneida Vasconcelos Cavalher e Ione Vasconcelos Menezes.

Zita Vasconcelos faleceu no dia 19 de novembro de 1950, aos 49 anos.




Homenagem póstuma

Em sua homenagem, pois era por todos estimada, foi decretado no dia 09 de agosto de 1976, na administração do então prefeito Paulo Fraga, que: “Fica denominada Rua Zita Vasconcelos, a via pública conhecida por “Rua Atalydes”, no bairro da Barra, nesta cidade (Decreto nº 269, de 09 de agosto de 1976)”.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.