Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Coronel Adolpho José Gusman

Personalidades de Muriaé – Coronel Adolpho José Gusman


Nascido em Muriaé em 2 de fevereiro de 1856, Adolpho Gusman era filho de Miguel Gussmann e Maria Schuler Gussmann, imigrantes de Koblens, Alemanha. Do seu casamento com Antônia Úrsula de Magalhães Gusman nasceram dez filhos.

Teve comércio em Muriaé, em edifício por ele construído e depois vendido à família Guarino. Mais tarde passou à atividade agrícola, como proprietário das fazendas do Porto, Santa Laura e Santa Fé, dedicadas principalmente à pecuária e às lavouras do café e da cana de açúcar em alta escala.

Voltando a residir na cidade, uma vez negociadas as fazendas, reconstruiu e incrementou as fachadas de vários prédios já existentes, que constituíram o seu patrimônio ao falecer em 03 de janeiro de 1930.




Como cidadão e homem de recursos, esteve sempre ao lado das grandes iniciativas visando o desenvolvimento de Muriaé, devotado sempre à terra em que nasceu e passou toda a sua vida.

Por ocasião de sua morte, o jornal “O Operário”, 14 de janeiro de 1930, publicou a seguinte notícia:

“Cobriu-se de luto a sociedade muriaheense com o fallecimento occorrido a 3 deste, do Sr. Cel. Adolpho Gusman.

É que o extincto não era só o chefe de uma numerosa e distincta família, cujos membros ahi estão occupando lugares de responsabilidade e de importância não só aqui como em outros pontos do estado, elle era também o cidadão cheio de serviços a Muriahé, para cujo desenvolvimento material, soubera concorrer grandemente, além de se haver tornado uma das mais respeitáveis e acatadas figuras do nosso circuito social.

Temperamento de lutador, espírito cheio de energia e de acção, o Cel. Adolpho Gusman era visto sempre a movimentar os seus capitães, desenvolver a sua actividade, norteando-se para os melhores rumos, a cujas directrizes deve o haver podido ascender à situação que alcançou de prestígio social, político e financeiro.

A sua passagem pelo commércio, em época afastada já, ainda é hoje apontada como a de um commerciante experimentado, activo e competente, e que dentro de um movimento intenso revelou a sua aptidão e o seu alto descortino commercial, tendo sido por isso mesmo, considerado a figura de mais importância e de mais vulto no mundo commercial de seu tempo.

Transportando-se depois para a lavoura e invertendo mais tarde os seus capitaes em grandes prédios nesta cidade, revelou-se sempre o espírito equilibrado, de alto tino financeiro, arguto, e emprehendedor de sempre. Além disso, soube conquistar entre nós as mais radicadas amizades, a maior somma de respeitosa admiração, não só no campo político, onde militara activamente também, como no campo social, onde constituindo numerosa família, se firmara como cidadão modelo, como chefe de família desvelado e carinhoso.

Perde Muriahé com o seu passamento pois, uma das suas figuras mais representativas, razão porque esse doloroso acontecimento encheu de consternação a todo o município, onde o Cel. Adolpho Gusman vira sempre o seu nome cercado de uma alta somma de largo conceito e merecida estima.

Deixa elle de seu consórcio com Dona Antonia Ursula Gusman, falecida há pouco mais de um anno, grande descendência, composta da Exma. Sra. Dona Adolphina Gusman Tavares, esposa do Sr. Cap. Plínio Tavares, commerciante nesta cidade; Dr. Djalma Gusman, engenheiro da Câmara de Muriahé; professor Astolpho Gusman, director do Grupo Escolar de Rio Casca; pharmacêuticos Jayme e Octávio Gusman; Dr. Tancredo Gusman; Renato Gusman, tabelião em Manhuassú e as senhoritas normalistas Ruth Gusman, Abigail e Maria da Piedade Gusman.

À inhumação dos despojos do Cel. Adolpho Gusman, esteve presente um elevado número de pessoas do nosso mundo social e político, tendo sido o seu corpo velado por crescido número de famílias e amigos.

Nestas linhas, em que registramos esse infausto acontecimento, deixamos o testemunho do nosso sincero e profundo pesar à família enlutada.”

Fonte: FUNDARTE

Confira também

Personalidades de Muriaé – Dair de Souza Lopes

Dair de Souza Lopes nasceu em São Fernando, distrito de Muriaé, no dia 1º de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *