Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Maestro Sansão

Personalidades de Muriaé – Maestro Sansão

Carinhosamente chamado de Maestro Sansão, Hélio Teófilo dos Santos nasceu em 5 de outubro de 1924 em Pinhotiba, no município de Eugenópolis.

Recebeu os primeiros ensinamentos de música em Miradouro, onde morou ainda criança, tendo feito aulas com o maestro Nelson Fidelis, com quem aprendeu também a profissão de alfaiate.

Em 1942 mudou-se para Muriaé e passou a trabalhar com o senhor Leonel Vargas na profissão de alfaiate e tocando na banda Sociedade Musical União dos Artistas.




Serviu o exército em 1946 como sargento músico e retornou a Muriaé em 1947, quando formou a sua orquestra, com o nome “Sansão e sua Orquestra”, tocando em bailes do Muriaé Tênis Clube e em outros clubes de Muriaé e região.

Casou-se com a Afra Mattos dos Santos em 1951 com quem teve 5 filhos: Maria da Conceição, Paulo José, Maria do Rosário, Maria Aparecida e Vânia Maria. Teve 13 netos e a alegria de conhecer seu primeiro bisneto, João Pedro. Desde seu casamento, morou na Rua Itagiba de Oliveira, nº 26, na Barra.

Juntamente com o senhor Geraldo Rodrigues formou a Banda Lira São Tarcísio em 1966.




Contratado pelo Estado de Minas Gerais em 1956, formou a banda de música da Granja Escola Dom Delfim, composta pelos meninos carentes assistidos por aquela instituição.

Formou-se em Teoria Musical, Canto Coral, Harmonia e Morfologia em Curso do Colégio Santa Marcelina, ministrado pelo maestro José Carlos Ligiéro. Com estes cursos conseguiu licenciamento, com documentação do Ministério da Educação para lecionar música do pré-primário até o 2º grau.




Lecionou durante 9 anos Educação Artística e Religião no Colégio Estadual Orlando de Lima Faria, no Colégio São Paulo e Escola Estadual Dr. Olavo Tostes.

Com Jorge Barroca, teve a idéia e organizou o primeiro festival de música de Muriaé.

Ao sair da Granja Dom Delfim, formou a Banda de Miradouro e lá ensinou música durante 8 anos.

Já aposentado, formou a banda de jovens do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Barra).

Em 2000, recebeu o Título de Cidadão Honorário.

Veio a falecer em 6 de janeiro de 2006. No mesmo ano, recebeu homenagem da Prefeitura Municipal e do vereador Sargento Joel que deram seu nome à avenida à frente da Rodoviária Municipal.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

3 comentários

  1. Lembro muito do maestro Sansão. Estudei interno na Granja Dom Delfim, em 1960.

    Não sei se ainda existe. Me mandem fotos de lá.

  2. Lembro muito do maestro Sansão,pois fui aluno interno na granja escola Dom Delfim e fiz parte da banda de música , fui aluno de 1960 a 1967,
    E se tiver algum ex aluno da época entrar em contato pra que nos possamos trocar ideias e relembrar velhos tempos.

  3. Walter Ulysses Berigo

    Oi Walter . Sou Walter Berigo meu apelido era China. Sai em 1961.toquei na banda. Meu último Diretor era Dr Ataliba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *