Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Hélio Alves de Araújo

Personalidades de Muriaé – Hélio Alves de Araújo

Hélio Alves de Araújo nasceu no dia 27 de abril de 1920 em Macuco, distrito de Muriaé. Filho de Manoel Alves de Araújo e de Maria Augusta Silva Araújo, ambos de Santa Bárbara do Tucúrio, município de Barbacena, localidade essa onde seu pai foi grande produtor rural, tinha seis irmãos: Rui Alves Araújo, Maria Aparecida Alves Araújo Tambasco, Wilson Alves de Araújo, Haroldo Alves de Araújo, Elza Alves de Araújo e Olavo Alves de Araújo.

Casou-se com Inês Coimbra de Araújo, de cuja união nasceram quatro filhos: Hélio Coimbra de Araújo, Heliane Coimbra de Araújo, Marcelo Coimbra de Araújo e Rinaldo Coimbra de Araújo.




Participou da fundação da Cooperativa dos Produtores de Leite de Muriaé, foi diretor da Fênix Reflorestamento, comerciante influente até o ano de 1964.

Foi eleito Prefeito de Muriaé, tomando posse no dia 1º de janeiro de 1963 para mandato de quatro anos. Dentre suas inúmeras realizações como tal, uma das mais importantes foi colocar em Muriaé uma agência do antigo INPS para atendimento à população, pois o pagamento das aposentadorias era feito por um agente do posto do INPS de Cataguases, que marcava o dia para visitar nossa cidade. O não comparecimento do aposentado, às vezes, até mesmo por motivo de doença, fazia com que não recebesse seu pagamento. Diante de tanta dificuldade para os aposentados de Muriaé, Hélio Alves de Araújo, em sua própria charrete, levava o agente pagador em todas as residências necessárias até, definitivamente, conseguir instalar em Muriaé a agência local.

Fundou a Araújo e Cia. Ltda., comércio de fertilizantes, de sementes e de produtos veterinários, foi sócio-proprietário do Posto do Aterro, prestou ainda relevantes serviços sociais a Muriaé como diretor da Casa de Caridade Hospital São Paulo, Casa da Criança, Casa das Meninas, Sociedade São Vicente de Paulo dentre outros inúmeros serviços em prol da comunidade carente de nossa cidade.




Hélio Alves de Araújo faleceu no dia 12 de janeiro de 1993, próximo de completar seus 73 anos de idade.

Como justa homenagem, a Lei nº 2.312 de 10 de junho de 1999, por meio do vereador Jocelino José Jacinto, mandato do Prefeito Carlos Fernando Costa, denomina a região que engloba Rua Vicente Alves, Vila Dona Maricas, Rua Dona Raimunda e Rua Teodorico Torres de Bairro Prefeito Hélio Araújo.




Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *