Personalidades de Muriaé – Ettore Mazzini

Nascido na cidade da Bolonha, na Itália, em 14 de junho de 1894, Ettore Mazzini era filho de Ciro Mazzini e Clélia Rondelli. Veio para o Brasil em 1898 ainda criança e se naturalizou brasileiro em 28 de agosto de 1939.

Foi casado com Luciana Mazzini Rodrigues, com a qual teve 8 filhos. Ficando viúvo, casou-se novamente com Ester Maria Mazzini com a qual teve mais 8 filhos. Foi lavrador e criou os filhos com muita dignidade.

Muito religioso, participava ativamente das celebrações da Igreja da Barra e dos memoráveis leilões do mês de maio. Trabalhava na Serraria de Wantuil Muniz, na região Prainha, e depois tornou-se negociante. Morava com seus filhos na região da Prainha, local onde, juntamente com o vizinho Flívio Leite, construiu pequenas casas de moradia para alugar e vender. Já em 1963, pela Lei nº 359, uma das ruas da Prainha recebeu o nome de Vila Mazzini. Com o tempo, a rua foi sendo denominada Ettore Mazzine pela população local e assim passou a se chamar.

Faleceu em 11 de julho de 1990 deixando um legado de 16 filhos, 44 netos, 57 bisnetos e 2 trinetos.

Filhos do primeiro casamento: Ciro Mazzini, José Mazzini Rodrigues, Lindaura Mazzini Teixeira, Gabriel Rodrigues Mazzini, Maria Mazzini Rodrigues, Hilda Mazzini Gardoni, Sebastião Mazzini e Clélia Mazzini Rodrigues.

Filhos do segundo casamento: Étore Lopes Mazzini, Waldevino Lopes Mazzini, Celeste Mazzini Rodrigues, Zélia Mazzini Ribeiro, Hélio Lopes Mazzini, Heloisa Mazzini Novaes, Anamélia Lopes Mazzini e Esterzita Lopes Mazzini.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo