Personalidades de Muriaé – Hamilton de Carvalho Marinho

Hamilton de Carvalho Marinho nasceu na cidade de Muriaé no dia 17 de outubro de 1933. Filho de Lincoln Moreira Marinho e de Josélia de Carvalho Marinho, possuía dez irmãos: Ieda, Maria da Conceição, Plínio, Josely, Emília, Hernesy, Carmem Lúcia, Maria Auxiliadora, José e Wellington.

Casou-se com Maria Monteiro Marinho no dia 17 de dezembro de 1958 e o casal teve os seguintes filhos: Maria de Fátima Monteiro Marinho Ávila, casada com Jorge Luiz de Souza Ávila; e Hamilton de Carvalho Marinho Júnior, casado com Aparecida Barbosa de Decco Marinho. Era avô de cinco netas: Íris, Lara, Rachel, Rebecca e Isadora.

Seguindo a tradição familiar, estudou na cidade de Juiz de Fora por muitos anos e foi farmacêutico respeitado no bairro da Barra e em toda a cidade, proprietário das antigas Farmácia Santa Maria e Farmácia Pascoal.

Em sua passagem pela vida pública, Hamilton Marinho dedicou seu tempo em defesa das causas nobres. Foi presidente do Paulistano Futebol Clube; vereador eleito pelo antigo PDS na 24ª legislatura no período de 1973 a 1976 durante a gestão do prefeito Sr. Paulo Fraga, sendo o mais votado; vice-prefeito eleito com o prefeito Sr. João Braz no período de 1977 a 1982; prefeito interino do Sr. João Braz no período de 1979 a 1981; secretário municipal de administração; diretor geral e fundador da Rádio Princesa da Mata, atual Rádio Atividade; diretor geral da Emurb – Empresa Municipal de Urbanismo; diretor do antigo Demae – Departamento Municipal de Águas e Esgoto – atual Demsur; vice-governador do Lions Club – Distrito L-18, e, secretário do PP. Durante o período em que foi prefeito, várias obras importantes foram realizadas, como, pavimentação de ruas, ampliação de redes de água, de esgoto e de drenagem, reforma de escolas, construção de postos de saúde e reconstrução de pontes de acesso aos distritos. Além disso, no ano de 2010, é comemorado 30 anos de instalação da Inspetoria do CREA-MG – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais – em Muriaé, defendida e realizada por Hamilton Marinho.

Hamilton de Carvalho Marinho faleceu no dia 25 de maio de 2004, aos 70 anos de idade, deixando muitas saudades. Foi um bom pai, marido, avô e exemplar companheiro político.

Na época de sua morte, jornais da cidade divulgaram relatos e depoimentos de autoridades e muriaeenses conhecidos sobre a pessoa de Hamilton Marinho, como, por exemplo, o do Sr. José Braz, atual prefeito de Muriaé: “Muriaé perdeu, com este episódio, o seu maior pacificador político. Ele costumava dizer que ninguém consegue nada com imposições. Ele deixa realmente uma lição de vida”.

Com sua morte, Muriaé perdeu um de seus filhos mais ilustres, que, em vida, contribuiu incansavelmente para o progresso de nossa cidade. Hoje, confortamo-nos com a memória de sua dedicação incondicional à vida pública. Hamilton Marinho lutou, sonhou e nos deixou um exemplo de persistência e idoneidade. O decreto nº2.528 de 2004, na gestão do prefeito Doutor Odilon Paiva Carvalho, registra luto oficial no município de Muriaé por três dias com a bandeira hasteada a meio mastro.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo