Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Ivo de Magalhães

Personalidades de Muriaé – Ivo de Magalhães

O professor Ivo de Magalhães nasceu na cidade de Guarani (MG), no dia 09 de maio de 1919. Era filho de Oscar Gouvêa Magalhães e de Isabel de Toledo Magalhães.

Estudou nos Seminários de Mariana onde concluiu o curso de Humanidades. Fez o curso superior na Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, da antiga Guanabara, tornando-se Bacharel em Direito.

Em Visconde do Rio Branco (MG), foi fiscal designado pela Secretaria de Educação para a Escola Normal oficial daquela cidade.




No município Mirai, fundou o Ginásio Santo Antônio, atual Ginásio Estadual Santo Antônio, do qual foi o primeiro diretor e professor durante quatro anos. Naquela cidade, foi também diretor e fundador da Escola Técnica de Comércio de Mirai e fundador da Escola Normal.

Já em Muriaé, lecionou durante muitos anos no Colégio São Paulo. Sua vocação para abrir oportunidades de ensino para a população não cessa e em 1960 resolve fundar e dirigir o Ginásio Santo Antônio, o Colégio Normal Santo Antônio e o Colégio Comercial Santo Antônio, todos no Bairro da Barra em frente à Matriz Nossa Senhora da Conceição. Este estabelecimento funcionou até 1980.

Foi também um dos fundadores e o primeiro diretor do Ginásio José Eutrópio, da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, que se transformaria no Centro Cenecista Educacional de Muriaé (CCEM). Este estabelecimento funcionou por três anos e meio nas dependências do seu Ginásio Santo Antônio, no período noturno, sem ter o professor Ivo cobrado nenhum centavo por isso. Igual tratamento recebeu o Colégio Estadual Professor Orlando de Lima Faria que utilizou gratuitamente todas as dependências do Ginásio Santo Antônio até que o prédio do Bairro São Francisco ficasse pronto. O Professor Ivo foi titular concursado da cadeira de História do Estadual desde sua fundação.




Tendo iniciado suas atividades de professor em 1943, dedicou-se ao magistério por toda sua vida, sendo registrado no Ministério da Educação (MEC) como diretor e professor de Português, Latim e História de 1º e 2º graus.

Casou-se com Anália Rocha de Freitas, com quem teve uma filha de nome Marisa.




Faleceu no dia 08 de abril de 2004, aos 84 anos, em Muriaé, deixando um exemplo de abnegação pelo ensino, o amor aos estudantes e profunda dedicação à cultura e ao saber.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *