Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – José Theodoro Pires Junior

Personalidades de Muriaé – José Theodoro Pires Junior

José Theodoro Pires Junior, mais conhecido como José Pires, nasceu em Muriaé, em 07 de dezembro de 1911, filho de José Theodoro Pires e Augusta Calheiros Pires.

Casou-se com Dona Geralda Carneiro Pires em 18 de dezembro de 1948, de cuja união nasceram quatro filhas: Zulmira, casada com o Sr. Célio Hasenclever Pessoa de Andrade; Zilmar, casada com o Sr. Domingos Wilson Abdala do Amaral; Zilene, casada com o Sr. Ricardo Marum e Zulnara.




Dotado de forte espírito público, José Theodoro Pires Júnior nunca se recusou ao trabalho comunitário, exercendo-o sempre com excepcional brilho, no exercício dos cargos que foi chamado a ocupar.

Em 1946 adquiriu a Rádio Sociedade Muriaé – ZYD-2, fundada em 1942, na qual trabalhava como locutor esportivo. Tendo como sócio minoritário o Dr. Olavo Tostes, a Rádio Muriaé era tudo para José Pires. Até o fim da vida se dedicou de corpo e alma para a emissora. A dirigiu com muito carinho e entusiasmo. Ao longo de todos os anos que esteve a sua frente, a ela deu muito do seu idealismo, perseverança, parte de sua vida e até amor, pois não concebia ele ver a D-2 fora do ar. A rádio passou por muitas dificuldades. Nas suas mãos ela foi ao auge de audiência. Mas nos anos 70, com os equipamentos defasados e desgastados, ia sofrendo para se manter de pé. A rádio só foi vendida a Paulo Roberto Barros Silva e Jorge Barroca um ano após o falecimento de José Pires.

Sua presença ficou definitivamente marcada na vida social de nossa cidade, destacando seu trabalho nos seguintes e importantes cargos:

Trabalhou na Companhia Telefônica Muriaé onde exercia o cargo de diretor; foi vereador em 1961 e 1962 durante o 2º mandato do Prefeito Dante Bruno e de 1963 a 1966 durante o mandato do Prefeito Hélio Alves Araújo; foi presidente do Nacional Atlético Clube; foi presidente da Associação Comercial de Muriaé e também presidente do Muriaé Tênis Clube. Trabalhou ainda com seu tio Amador Pinheiro de Barros, grande comerciante de café de nossa cidade.

Além desta intensa atividade, ainda encontrava tempo para o RÁDIO-AMADORISMO, mantendo no ar, por muitos anos a estação PY4 ABX, através da qual, prestou também, inestimáveis serviços à comunidade muriaeense e da região.

Seja como chefe de família, seja como homem público, José Theodoro Pires Junior, foi um cidadão de altas virtudes, que muito ilustrou e ajudou nossa cidade.

José Pires faleceu em 24 de Novembro de 1976. No ano seguinte teve seu nome perpetuado em uma rua do Bairro BNH, pela Lei nº 0748/77, num ato de gratidão e de justiça do povo e dos poderes públicos desta terra que ele tanto amou e tanto serviu.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Fernando Ferreira da Silva Santos

Nascido em Muriaé, em 29 de junho de 1907, Fernando Ferreira da Silva Santos era …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *