Personalidades de Muriaé – José Theodoro Pires Junior



José Theodoro Pires Junior, mais conhecido como José Pires, nasceu em Muriaé, em 07 de dezembro de 1911, filho de José Theodoro Pires e Augusta Calheiros Pires.

Casou-se com Dona Geralda Carneiro Pires em 18 de dezembro de 1948, de cuja união nasceram quatro filhas: Zulmira, casada com o Sr. Célio Hasenclever Pessoa de Andrade; Zilmar, casada com o Sr. Domingos Wilson Abdala do Amaral; Zilene, casada com o Sr. Ricardo Marum e Zulnara.

Dotado de forte espírito público, José Theodoro Pires Júnior nunca se recusou ao trabalho comunitário, exercendo-o sempre com excepcional brilho, no exercício dos cargos que foi chamado a ocupar.




Em 1946 adquiriu a Rádio Sociedade Muriaé – ZYD-2, fundada em 1942, na qual trabalhava como locutor esportivo. Tendo como sócio minoritário o Dr. Olavo Tostes, a Rádio Muriaé era tudo para José Pires. Até o fim da vida se dedicou de corpo e alma para a emissora. A dirigiu com muito carinho e entusiasmo. Ao longo de todos os anos que esteve a sua frente, a ela deu muito do seu idealismo, perseverança, parte de sua vida e até amor, pois não concebia ele ver a D-2 fora do ar. A rádio passou por muitas dificuldades. Nas suas mãos ela foi ao auge de audiência. Mas nos anos 70, com os equipamentos defasados e desgastados, ia sofrendo para se manter de pé. A rádio só foi vendida a Paulo Roberto Barros Silva e Jorge Barroca um ano após o falecimento de José Pires.

Sua presença ficou definitivamente marcada na vida social de nossa cidade, destacando seu trabalho nos seguintes e importantes cargos:

Trabalhou na Companhia Telefônica Muriaé onde exercia o cargo de diretor; foi vereador em 1961 e 1962 durante o 2º mandato do Prefeito Dante Bruno e de 1963 a 1966 durante o mandato do Prefeito Hélio Alves Araújo; foi presidente do Nacional Atlético Clube; foi presidente da Associação Comercial de Muriaé e também presidente do Muriaé Tênis Clube. Trabalhou ainda com seu tio Amador Pinheiro de Barros, grande comerciante de café de nossa cidade.

Além desta intensa atividade, ainda encontrava tempo para o RÁDIO-AMADORISMO, mantendo no ar, por muitos anos a estação PY4 ABX, através da qual, prestou também, inestimáveis serviços à comunidade muriaeense e da região.

Seja como chefe de família, seja como homem público, José Theodoro Pires Junior, foi um cidadão de altas virtudes, que muito ilustrou e ajudou nossa cidade.

José Pires faleceu em 24 de Novembro de 1976. No ano seguinte teve seu nome perpetuado em uma rua do Bairro BNH, pela Lei nº 0748/77, num ato de gratidão e de justiça do povo e dos poderes públicos desta terra que ele tanto amou e tanto serviu.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.