Personalidades de Muriaé – Francisco Thomaz de Aquino

Mais conhecido como “Chico Felipe”, Francisco Thomaz de Aquino nasceu em Muriaé, em 07 de março de 1911. Era filho de Antônio José do Carmo e de Luisa Francisca de Freitas. Ainda jovem, já trabalhava como lavrador. Casou-se em 1936 com Idalina Caetana Lopes, tendo o casal três filhos: Elias Lopes de Aquino, Eny Bárbara de Aquino e Adir Lopes de Aquino.

Iniciou seu trabalho como funcionário público em 1959 na Secretaria do Interior e Justiça, lotado na Escola FEBEM Dom Delfim, em Muriaé, onde se destacou como funcionário exemplar. Trabalhou também como Auxiliar de Serviços no Fórum de Muriaé. Aposentou-se destas atividades em 17 de junho de 1982.

Devido à sua simplicidade, honestidade e carisma, tornou-se um homem muito conhecido e popular em toda a cidade de Muriaé. Faleceu aos 78 anos de idade, em 24 de janeiro de 1990, deixando saudades e exemplo de trabalho.

Em 1990, no governo do Prefeito Doutor Christiano Canêdo, seu apelido passou a denominar uma rua do Bairro Safira pela lei nº 1.489.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo