Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Sylvio Lúcio de Paula Neves

Personalidades de Muriaé – Sylvio Lúcio de Paula Neves

Sylvio Lúcio de Paula Neves nasceu na cidade Varre-Sai (RJ), no dia 05 de agosto de 1937, na Fazenda Boa Sorte, de seus avós maternos. Era o segundo filho de Sebastião Pereira Neves, advogado e pecuarista, e de Noêmia de Paula Neves, dona de casa.

Até os 12 anos de idade, residiu na cidade de Tombos, e, logo após, ingressou como interno na Academia de Comércio Cristo Redentor, em Juiz de Fora, devendo sua formação intelectual e religiosa também aos padres redentoristas. Aliás, lá, recebeu a fita de congregado mariano, tornando-se definitivamente um devoto de Maria.

Foi para a cidade de Niterói, completar seus estudos no curso científico do Colégio Salesiano, sob a orientação dos padres salesianos. Cumprindo esta etapa, já havia decidido pela sua profissão – ser médico. No ano de 1957, ingressou na UFF (Universidade Federal Fluminense) sendo o segundo classificado neste vestibular. Formou-se em 1962 e fez sua especialização em oftalmologia no Serviço do Professor Doutor Henri Curi, e em otorrinolaringologia no Serviço do Professor Doutor Luiz Pires de Mello.




Em 1963, estabeleceu-se em Muriaé, fazendo parte do Corpo Clínico do Hospital São Paulo, sendo o oitavo médico que aqui chegara e o único com sua especialização. Com muito trabalho, dedicação e amor, empenhava-se no exercício da profissão: essa foi sua grande marca.

Foi durante o 3º ano de medicina, lá em Niterói, que conheceu Maria Célia Soares Neves. Casaram-se em janeiro de 1964, e, desta união, nasceram três filhos: Marcelo, Marta e Raquel. Teve a graça de ser avô de três lindas netinhas: Myriam, Suzana e Letícia. “Pela graça de Deus, tivemos um verdadeiro pai. Um homem imperfeito como nós, com falhas, fragilidades e medos. Mas, que foi sempre um verdadeiro pai, passando para nós os principais fundamentos que residem no caráter de um ser humano. Sua presença firme e decisiva em casa foi capaz de marcar profundamente nossas vidas, dividindo conosco as lutas, as dificuldades, os sonhos e as vitórias. Nosso pai foi assim: exemplo, amigo, participativo e eterno”.

Competente, dedicado e caridoso, cresceu e se impôs à admiração e ao respeito de seus pacientes, amigos e colegas de trabalho. Foi um nome e uma legenda na comunidade médica de nossa cidade. Todos conheciam e estimavam o Doutor Sylvio Lúcio, médico dos pobres e dos ricos, dos jovens e dos idosos.




Em 1970, junto com um grupo de médicos, fundou a Casa de Saúde Santa Lúcia, sendo esta um marco na modernização da medicina muriaeense e regional. Escolhido por seus sócios, atuou inúmeras vezes como presidente e como tesoureiro.

Dotado de profundo espírito público e cheio de idealismo, Doutor Sylvio Lúcio sempre estava presente nos movimentos e nas campanhas de interesse comunitário. Desta forma, foi sócio-fundador e presidente do Lions Clube Muriaé.




Em 1982, foi lançado candidato à Prefeitura de Muriaé. Segundo Aílton Neves, “Sylvio Lúcio foi candidato a prefeito e a vice com João Braz. Mas, o mais importante, foi um líder que soube mudar os rumos da política e um marco para a concretização da democracia nesta cidade”.

Foi secretário de saúde nomeado em 01 de janeiro de 1989, implantando o sistema de atendimento médico e odontológico nas escolas públicas de Muriaé e distritos. Foi também secretário eleito da Sociedade Médica de Muriaé e coordenador da Assistência Médica do antigo I.N.P.S.

Recebeu no dia 01 de setembro de 1978, por meio do projeto de lei nº 766, a outorga da cidadania muriaeense honorária, pelas mãos do vereador William Féres, na gestão do então prefeito João Braz. “Um ser humano como poucos. Como médico e como colega de trabalho, conseguiu reunir profissionalismo com companheirismo”, diz Ronaldo Belinato, funcionário da Secretaria de Saúde de Muriaé. Na verdade, Doutor Sylvio Lúcio era muriaeense de coração.

Nascido em uma família católica e temente a Deus, nunca se afastou da fé. Foi ministro da eucaristia e, junto com sua esposa, trabalhou em movimentos da igreja católica. Assíduo adorador do Santíssimo Sacramento, buscava na Eucaristia o encontro, o descanso e a luz para suas decisões.

Infelizmente, Doutor Sylvio Lúcio de Paula Neves faleceu no dia 31 de janeiro de 2008, aos 70 anos de idade. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Muriaé e sepultado na cidade de Tombos, onde viveu sua infância. Partiu deixando saudades e um exemplo de vida a familiares, parentes e amigos.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *