Personalidades de Muriaé – Petrina Calcagno Bandeira de Melo

Petrina Calcagno Bandeira de Melo nasceu no dia 23 de maio de 1921 no distrito de Boa Família, município de Muriaé. Ela era filha do professor Miguel Calcagno, italiano de Nápoles, e de Rosa Calcagno Oliveira, natural de Sumidouro (MG).

Professora Petrina casou-se no ano de 1946 com o advogado, professor e político (vereador e vice-prefeito na gestão do prefeito Antônio Soares Canêdo em 1955) Doutor João Evangelista Bandeira de Melo, com quem teve dois filhos: Lydio Miguel Bandeira de Melo – nascido no ano de 1947, médico pediatra e alergista, além de vereador, como o pai, por quatro mandatos; João Calcagno Bandeira de Melo – nascido no ano de 1949, advogado, como o pai, procurador do Estado de Minas Gerais e chefe regional da Procuradoria do Estado.

Petrina estudou e se formou no Colégio Santa Marcelina, trabalhando até sua morte na tradicional Escola Estadual Desembargador Canêdo.

Faleceu no dia 25 de janeiro de 1954, com 33 anos de idade, na flor de sua mocidade, por insuficiência congestiva (causada por febre reumática). Nesta época, morava na Rua Souza Castro, nº 41, no bairro da Barra. Seu corpo foi velado e enterrado no Cemitério Municipal de Muriaé.

Como homenagem, temos a Rua Professora Petrina, no bairro da Barra, onde morou, pela Lei nº 0273 de 1960, durante a gestão do então prefeito Dante Bruno.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo