Personalidades de Muriaé – Gilmar Dutra e Mello Felippe

Doutor Gilmar Dutra e Mello Felippe nasceu na cidade de Muriaé, no dia 08 de abril de 1927.

Era filho do ilustre farmacêutico Sr. Paschoal Bernardino Felippe e da Sra. Júlia Dutra Mello Felippe, tradicional família da cidade devido aos serviços prestados à comunidade. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Medicina, em Niterói, estado do Rio do Janeiro.

O amor que Doutor Gilmar tinha por Muriaé o fez médico de nosso povo desde o momento em que optou pela missão de servir a nossa comunidade. Bom amigo e de bom papo, viveu uma boa parte de sua vida operando, cuidando da vida de seus pacientes.

Dada a sua inteligência e a sua capacidade, exerceu vários cargos em nossa cidade, entre eles, o de diretor do Hospital São Paulo, onde prestou relevantes serviços não só no campo da Medicina, mas, também, na área da administração daquela instituição.

Homem de um coração grande e humano, demonstrou seu alto espírito de fraternidade, atendendo aos pobres que a ele procurava, independente de qualquer ônus.

Além disso, Doutor Gilmar constituiu em nossa cidade inúmeros prédios, enriquecendo o Patrimônio Público Municipal.

Por ironia do destino, Doutor Gilmar perdeu sua própria saúde. Passou, então, um período em tratamento de saúde na cidade de São Paulo, acompanhado de seu irmão, Doutor Gilton, bioquímico ainda atuante em Muriaé. Passou maus momentos, mas, pouco tempo depois, já se encontrava recuperado.

Doutor Gilmar Dutra e Mello Felippe faleceu no dia 12 de agosto de 1982, aos 55 anos de idade, deixando amigos, parentes e familiares saudosos.

Em 1983, o então vereador Roberto Torres de Paula, do PMDB, apresentou projeto de lei nº. 933/83 que recebeu votação unânime da casa, dando o nome do saudoso Doutor Gilmar à praça onde se encontra inserido o Hospital São Paulo. Isso, por reconhecimento ao exemplar desempenho da difícil função médica.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre