Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Anna Maria Monteiro de Castro

Personalidades de Muriaé – Anna Maria Monteiro de Castro

Anna Maria Monteiro de Castro nasceu no dia 11 de novembro de 1925 na cidade do Rio de Janeiro, casualmente, pois, nessa época, seu pai, muito doente, encontrava-se em tratamento de saúde nesta capital. Era filha de Álvaro Monteiro de Castro e de Elvira Rogério Monteiro de Castro, tendo dois irmãos – o engenheiro Paulo Alvim Monteiro de Castro e a Professora Eny Monteiro de Castro, ambos falecidos. Além disso, era neta do saudoso Antônio Armando de Sousa Castro, responsável pela doação do terreno para a construção da tradicional Escola Estadual Desembargador Canêdo. Anna Maria era também sobrinha de ilustres muriaeenses: Clara de Castro Rogério, funcionária da Prefeitura Municipal de Muriaé por vários anos; Doutor Antônio Rogério de Castro, médico; Doutor Francisco Rogério de Castro, advogado (ambos já eleitos vereadores em nossa cidade); e Professora Elza Rogério de Castro Renhe.

Mesmo com a morte prematura de seu pai, este exerceu, por alguns anos, a profissão de farmacêutico, sendo proprietário da antiga Farmácia Castro, na Praça Coronel Tibúrcio, no bairro da Barra. Sua mãe, Elvira, sempre o auxiliou nos serviços prestados a toda população, sendo a farmácia, muitas vezes, transformada em um Posto Médico. É justamente nesta praça que Anna Maria viveu por toda sua vida.




Estudou no Colégio Santa Marcelina, onde fez o Curso Normal e o Curso de Aperfeiçoamento de Escolas Normais. Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina.

Sempre muito competente e dedicada à profissão, participou dos cursos de Aperfeiçoamento da Secretaria de Educação de Belo Horizonte e Aperfeiçoamento em Estudos Sociais do Programa Brasileiro Americano de Ensino Elementar – PABAEE – também em Belo Horizonte.

Primeiramente, foi nomeada professora no dia 22 de junho de 1945 para a Escola Estadual Doutor Silveira Brum, sendo, depois, designada para a 4ª escola do bairro da Barra, situada próxima ao local onde fora construída a Escola Estadual Desembargador Canêdo. Nesta escola, foi professora de 1946 a 1957, e diretora de 1964 a 1983, sendo figura exemplar, de grande importância e lembrada por todos os professores e antigos alunos. Após esse período, atuou no cargo de auxiliar no setor de Inspeção Escolar por dois anos. Em 1988, houve a mudança de sua lotação novamente para a Escola Estadual Doutor Silveira Brum e, em 1989, para a Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, a qual não chegou a assumir por ter se aposentado logo a seguir. Foram quase cinquenta anos de dedicados serviços prestados ao estado e a Muriaé.




Esta ilustre professora não se casou nem deixou filhos, apenas sobrinhos.

Anna Maria Monteiro de Castro faleceu no dia 13 de maio de 2009, aos 83 anos de idade, no Hospital São Paulo, sendo velada e sepultada no Cemitério Municipal.




Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – Irmã Teresa Colombo

A Irmã Teresa Colombo nasceu em Cernusco Lombardone (Como), na Itália, em 21 de dezembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *