Home / História da cidade / Personalidades / Personalidades de Muriaé – Jório Cavalcanti de Andrade

Personalidades de Muriaé – Jório Cavalcanti de Andrade

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, no dia 21 de setembro de 1930, Jório Cavalcanti de Andrade era filho de Manoel Aurélio de Andrade e de Maria Emília Cavalcanti de Andrade, primo segundo do Presidente João Pessoa e descendente dos Cavalcanti de Albuquerque, da Paraíba. Terceiro filho de uma família de quatro irmãos, viveu em sua cidade natal até os dezoito anos.




Mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de ascensão social e profissional, tendo sido admitido na Companhia de Cigarros Souza Cruz, onde permaneceu por dez anos. Posteriormente, foi transferido para a filial daquela empresa em Muriaé, onde se tornou gerente em 1955. Conheceu e se casou com Nely Aparecida Costa, com quem teve três filhos: Maria Emília, Roberto e Ana Paula.

Convidado pelo tio de sua esposa, Aristeu Costa, Jório foi gerenciar a Mercedes-Benz, hoje, Vemasa, tornando-se Diretor Comercial e trazendo inúmeros benefícios para Muriaé.

Pai extremoso, bom esposo, amigo dedicado e leal, tinha sempre uma palavra de alento para todos que o cercavam. Apesar de ter falecido prematuramente aos quarenta e três anos de idade, no dia 4 de dezembro de 1973, sua vida foi um exemplo de luta, dedicação, honestidade e determinação.

A rua com seu nome fica no bairro Colety, pela lei nº 2308/99, cujas terras pertenciam a seu sogro, Iracivo Rodrigues da Costa, responsável pelo loteamento do bairro. Colety é o nome da sogra de Jório Cavalcanti de Andrade.

Fonte: João Carlos Vargas e Flávia Alves Junqueira / Memorial Municipal

Confira também

Personalidades de Muriaé – José Pacheco de Medeiros Filho

Membro de uma das famílias mais nobres e mais tradicionais da cidade de Muriaé pelos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *